O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

i 109 )

mais na Commlssãd do que èmittir essa mesma opinião, que emittio na Caiíiara: e e ate' necessário que o Sr. Deputado dê naCommissão esclarecimentos necessários. /Eu confio tudo da honra e probidade do nobre Deputado.

O Sr. J. A. Campos: —- Não duvido de que' seja muiio sincera a instancia apresentada pelo Sr. Deputado; mas" ha de permittir-me que lhe diga, que choca todas as conveniências da minha parte, e que é contra todas as regras, que se saiba dante mão o voto d'um dos Juizes.

O Sr. J. Estevão: -*- Logo que o Sr. Deputado se recusa forrríalrnente j não ha direito nenhum na Camará para o obrigar a acceitari

O Sr. Jervis d" Atou guia: — Talvez toda a Camará convenha em que a Mesa nomeie o Membro, q.ue lia-de substituir o Sr. Deputado (apoiado).

f^encen-se que'a nomeação fosse pela Mesa.

O Sr. Gavrjztt: — (Este discurso não tendo sido •restituido á tempo, não pôde publicar-se nesta Sessão, o que se"f ara em outra das immédiaias.)

O Sr. M. jí. de f^asconcellos:— Temos sido censurados por extensos e difusos nesta discussão, e conraiguma justiça, porque ella tem sido bastante longa. A Esquerda da Camará e que poderá ter perdido alguma cousa com o discurso, que ultima-

mente se profério nesta Casai mas a Esquerda resigna-se a esses prejuízos, reservando-se o direito de responder ás violências do Sr. Deputado pela Terceira , quando lhe cahir a propósito nos artigos, que se seguem. Peço a V. Ex.a que pergunte á Camará , se a matéria se acha discutida.

(Vozes do lado direito — deu a hora = Os Srs. JDeputados do lado direito e centro levantaram-se t e começaram a. sahir da Sala.

O Sr. .J; Estevão: — Ah!! não querem votar, vão-se embora ! ! !

O Sr. Jervis d'jftougwa: —'Sr. Presidente, nós queremos votar, mas os Deputados deste lado não sabiam que os Srs. Deputados continuavam para votarem , e alguns dos nossos Collegas sahiram.

Orador :—- Na segunda feira a votação deste artigo seja a primeira cousa que fizer-mos (apoiados).

O Sr. M. A. de f^aseoncdlos:—Eu pedi a palavra pára fazer este requerimento ha mais de duas horas, e então ter eu feito o requerimento quando me coube a palavra, não e' motivo para que o lado direito desconfie delíe.

O Sr. Presidente: — A ordem do dia para segunda feira e a continuação da de hoje;—está levantada a Sessão. — Eram 4 horas da tarde.

N.° 7.

to 1 O íre

1840.

Sr. Guilherme

bertura. — Ao meio dia.

Chamada— presente», 86 Srs. Deputados; entra-iam depois mais alguns, e faltaram os Srs. Motta Pàmentel , B. de Noronha, Corrêa de Sá , Veiga, Carvalho e Mello, Sousa Guedes, Dias d' Azevedo,, Queiroga., Luna , Feiloso da Cruz , Ferreira de Castro ,~ H enriques Ferreira, Silva Pereira, Mou-sinho da Silveira, Santos Cru%, Colmieiro , Sá Gzorio, f^asconcelloK Pereira, Ferreira Cabral, Pa-triarcha Eleito , Midosi , e Xavier Botelho.

Participação — O Sr. Sá Ozorio fez constar que não comparecia porruotivo de moléstia.

Acta— Approvada.

Do Sr. Silvestre Pinheiro Ferreira — Officio datado de .Paris, annunciando que por motivo de moléstia n ao compareceu para tomar assento na Camará na qualidade de Substituto de Deputado. — /V Cota-miasão de Poderes. . ' • • ' *

Ministério do Reino. — Officio, acompanhando uma Representação da Junta de Parochia dá fregue-zia de S. Thiago de Lordeílo, e mais duas Representações d'outras frego^zias sobre divisão de território, bem como a infonnaçào do Administrador Geral do Dislricto de Brajja, e o parecer do respectivo Concelho sobre a pretpução das mesmas Juntas.— -si' Commissão 'd* Estatística.

f)H.o — Oíficio, significando os motivos que tem o Governo para exigir na sua Proposta de Lei sobre o Censo Eleitoral unia quota maior para os habitan-tr-s dtf Lisboa e Porto , do que para os do resto Só . ~ Porá a Secretaria. -

Dito — Officio , dando esclarecimentos sob're o

modo deve entender-se o nmnero d'oitenla mil cidadãos que seencoriíra no Relatório que precede a Proposta de Lei sobre o Censo Eleitoral. — Para a Se» cre tar ia. ,

Ministério da Justiça, -r- Officio , .ponderando as d i ffi eu Idades que tsm encontrado na pratica a Carta de Lei de.20 de Julho do anno passado, e transmit-lindo algims documentos comprovativos daquellas dilíiculdades.~ç-v4' Commissão E eclesiástica.

Dito—Orneio, dando a& rasões porque não tem já sido satisfeita uma indicação do Sr. Castello Branco, approvada pela Cantara, para que o Governo desse os esclarecimentos que tivesse, sobre a importância da contribuição parocliial , lançada em execução da Lei de 20 de Julho do anno passado, e afiançando que em breve será presente á Camará um mappa estatístico sobre tal objecto.—-Para a Secre~ i ária.

Ministério da Fazenda. •— Officio, acompanhando a informação do Thesoúro Publico, e os mappas e contas a que a mesma se refere relativamente ás jóias e alfaias das oídens religiosas, e mais corporações extinctas. —- A pedido do Sr. Silva Carvalho a Camará resolveu que o mencionado Oj^icio, a informação do Thesoúro a que elle se refere, e o resumo dos mappas e contas fosse n t impressos naquelle Diário.

Ministério da Guerra. — Officio , acompanhando uma Proposta de Lei para seconceder aLuizL'Oreal uma pensão annual de 400$000 reis. — A" Commissão de Guerra,.' . .

Representação—-Y) o Presidente da Camará Municipal de Valença do Minho, pedindo que quai>do se discutir a Proposta, do Governo , qoe tracta .d'au» _eníentar o numero das Comarcas, seja a Viila de