O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 9.

SESSÃO DE 12 DE FEVEREIRO DE 1857.

PRESIDENCIA DO SR. JOAQUIM FILIPPE DE SOU II E.

Secretarios os srs.

«Joaquim Gonçalves Mamede»

Antonio Pequito de Seixas e Andrade.

Chamada—Presentes SI srs. deputados.

Entraram durante o sessão — os srs. Affonso de Castro, Abilio Costa, Mello e Carvalho, Sá Nogueira, Heredia, Girão, Gouveia Osorio. Lousada, Serzedello, Seabra, Fontes Pereira de Mello, Breyner, Albuquerque, A. Serpa Pimentel, Rodrigues Cordeiro, Xavier da Silva, Barão das Lages, B. F. da Costa, Cyrillo Machado, Pessanha (Diogo), Cunha Pessoa, Jeremias, Barrozo, Rezende. Nazareth, Pegado, Sant’Anna e Vasconcellos, Dias Grande, Zuzarte, Alves e Sá, Mello Soares, Pessanha (João), Sousa Machado, Honorato Ferreira, Judice Samora, Pinto de Magalhães, Sousa Pinto Basto, Ferreira Pinto Basto, Ferreira de Castro, José Guedes, Amaral Banha, J. J. da Cunha, J. J. de Maios, Luciano de Castro, Casal Ribeiro, Baião Matoso, Carvalho e Aboim, Rebello da Silva, Camara Leme, Paredes, Tenreiro, Romero Fonseca, Cunha e Abreu, Balthazar Campos, Jacome Correia, Pitta, Fernandes Thomás, Coelho de Carvalho, Rodrigues Leal, Thomás de Carvalho, Ferrer, Pinto de Barros e Visconde de Porto Carrero.

Faltaram com causa justificada — os srs. Coelho do Amaral, Garcia Peres, Faustino da Gama, Francisco Carvalho, Delorme Colaço, Vellez Caldeira, Mendes Leite e Passos (Manuel).

Faltaram sem causa conhecida — os srs. Azevedo e Cunha, Emilio Brandão, Castro Guedes e Roboredo.

Abertura—ao meio dia.

Acta—Approvada.

Declarações.

1.ª —Do sr. secretario Seixas d'Andrade, de que o sr. Vellez Caldeira não tem comparecido ás ultimas sessões, nem podera comparecer ás seguintes, por motivo de molestia.

A camara ficou inteirada.

2.ª —Do sr. J. J. de Matos, de que não compareceu nas sessões de 9, 10 e 11 do corrente por motivo de doença.

A camara ficou inteirada.

correspondencia.

Officios.

1.º —Do ministerio da fazenda acompanhando cento e quarenta exemplares do orçamento da despeza e receita do estado para o seguinte anno economico.

Mandaram-se distribuir.

2.° —Do ministerio da marinha e ultramar, devolvendo com as informações que lhe furam pedidas a representação da misericordia da ilha de S. Thomé, em que se queixa de que a alfandega daquella ilha esteja occupando uma parte do seu edificio..

A commissão do ultramar.

3.º —Do ministerio das obras publicas, acompanhando os documentos pedidos pelo sr. Casal Ribeiro, relativos ao pedido de alguns accionistas da companhia união commercial, a que se refere o decreto de 6 de dezembro de 1856.

Para a secretaria.

4.° —Do mesmo ministerio acompanhando uma nota do todos os direitos de sêllo que no anno proximo passado pagou o novo banco mercantil portuense por occasião da sua creação, satisfazendo assim a um requerimento do sr. Honorato Ferreira.

Para a secretaria.

EXPEDIENTE

a que se deu destino pela mesa.

Requerimentos.

1.° —Requeiro que se peça ao govêrno pelo ministerio dos negocios da fazenda que mande a esta camara com a brevidade possivel:

1. A conta das moedas portuguezas de oiro e de praia que se têem cunhado depois da promulgação da lei de 29 de julho de 1854.

II. A conta da maior quantidade de moedas miudas d'estes metaes, que depois de 29 de julho de 1854 se lêem cunhado em um mesmo dia, designando-se o seu numero e valor.

III. Informação do maior numero de prensas que desde então se têem empregado simultaneamente na amoedação, e do numero de moedas que cada uma d'ellas cunha em cada hora.

IV. Uma relação nominal das differentes moedas que têem curso forçado nas ilhas dos Açôres e da Madeira, com a designação do pêso, liga e valor lega] de cada uma d'ellas.

V. A conta da entrada e saída de metaes preciosos na officina da casa da moeda em que se effectua a apartação do oiro da prata de cada um dos annos economicos decorridos depois do 1.° de julho de 1846.

VI. A conta da despeza feita com esta officina em cada um dos mencionados annos. = Sá Nogueira.

Foi remettido ao governo

2.° —Requeiro que pelo ministerio das obras publicasse informe esta camara em quanto foi orçada a despeza para a continuação de um caminho, que ligue a villa do Gavião no

9