O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 32

SESSÃO NOCTURNA DE 9 DE AGOSTO DE 1897

Presidencia do ex.mo sr. Eduardo José Coelho

Secretarios - os ex.mos srs.

Joaquim Paes de Abranches
Frederico Alexandrino Garcia Ramires

SUMMARIO

Foi approvada a acta.-O sr. Laranjo manda para a mesa o carecer sobre m emendas apresentadas ao orçamento.-O sr. Dias Costa manda para a mesa um projecto lei regulamentando a venda do papeia de credito.-O sr. presidente propõe, e é approvado por acclamação, um voto de sentimento pela morte de Canovas del Castilho, associando-se-lhe: por parte do governo, o sr. ministro dos negocios estrangeiros (Mathias do Carvalho); pela maioria, o sr. Laranjo; e pela minoria regeneradora, o sr. Franco Castello Branco.

Abertura sessão -As nove horas e dez minutos da tarde.

Presentes á chamada, 63 srs. deputados, e são os seguintes: - Adriano Anthero de Sousa Pinto, Alexandre Ferreira Cabral Paes do Amaral, Alfredo Carlos Le Cocq, Antonio Carneiro de Oliveira Pacheco, Antonio Maximo Lopes de Carvalho, Antonio Simões dos Reis, Antonio Tavares Festas, Antonio Teixeira de Sousa, Arthur Alberto de Campos Henriques, Carlos Augusto Ferreira, Carlos José de Oliveira, Conde do Alto Mearim, Conde de Burnay, Conde de Paço Vieira, Eduardo José Coelho, Francisco de Almeida e Brito, Francisco Antonio da Veiga Beirão, Francisco Barbosa do Couto Cunha Sotto Maior, Francisco Felisberto Dias Costa, Francisco Furtado de Mello, Francisco Limpo de Lacerda Ravasco, Francisco Silveira Vianna, Francisco Xavier Cabral de Oliveira Moncada, Frederico Alexandrino Garcia Ramires, Frederico Ressano Garcia, Gaspar de Queiroz Ribeiro de Almeida e Vasconcellos, Jeronymo Barbosa Pereira Cabral Abreu e Lima, João Ferreira Franco Pinto Castello Branco, João Joaquim Izidro dos Reis, João de Mello Pereira Sampaio, João Monteiro Vieira de Castro, João Pereira Teixeira de Vasconcellos, João Pinto Rodrigues dos Santos, Joaquim Heliodoro Veiga, Joaquim Paes de Abranches, Joaquim Saraiva de Oliveira Baptista, Joaquim Simões Ferreira, José Adolpho de Mello e Sousa, José Alberto da Costa Fortuna Rosado, José da Cruz Caldeira, José Frederico Laranjo, José Meria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral, José Maria Pereira Lima, Leopoldo José de Oliveira Mourão, Libanio Antonio Fialho Gomes, Luciano Affonso da Silva Monteiro, Luiz Fischer Berquó Poças Falcão, Luiz José Dias, Manuel Antonio Moreira Junior, Manuel Telles de Vasconcellos, Martinho Augusto da Cruz Tenreiro, Visconde da Ribeira Brava, Visconde de Silves.

Entraram durante a sessão os srs.: - Adolpho Alves de Oliveira Guimarães, Antonio de Menezes e Vasconcellos, Eusebio David Nunes da Silva, Jacinto Simões Ferreira da Cunha, Jeronymo Barbosa de Abreu Lima Vieira, José Estevão de Moraes Sarmento, José Gonçalves Pereira dos Santos, José Joaquim da Silva Amado, José Maria Barbosa de Magalhães, José Maria de Oliveira Matos, Lourenço Caldeira da Gama Lobo Cayola.

Não compareceram á sessão os srs.: - Albano de Mello Ribeiro Pinto, Alvaro de Castellões, Antonio Maria Dias Pereira Chaves Mazziotti, Augusto Cesar Claro da Ricca, Augusto José da Cunha, Bernardo Homem Machado, Conde de Idanha a Nova, Francisco de Castro Mattoso da Silva Côrte Real, Francisco Pessanha Vilhegas do Casal, Henrique Carlos de Carvalho Kendall, Henrique da Cunha Matos de Mendia, Jacinto Candido da Silva, João Abel da Silva Fonseca, João Antonio de Sepulveda, João Catanho de Menezes, Joaquim Augusto Ferreira da Fonseca, Joaquim José Pimenta Tello, José de Abreu do Couto Amorim Novaes, José Alves Pimenta de Avellar Machado, José Augusto Correia de Barras, José Benedicto de Almeida Pessanha, José Bento Ferreira de Almeida, José Dias Ferreira, José Eduardo Simões Baião, José Gil de Borja Macedo e Menezes (D.), José Gregorio de Figueiredo Mascarenhas, José Malheiro Reymão, Luiz Osorio da Cunha Pereira de Castro, Manuel Affonso de Espregueira, Manuel Pinto de Almeida, Marianno Cyrillo de Carvalho, Sebastião de Sousa Dantas Baracho, Sertorio do Monte Pereira, Visconde de Melicio.

Acta- Approvada.

Não houve expediente.

O sr. Frederico Laranjo: - Mando para a mesa o parecer da commissão do orçamento, sobre as emendas apresentadas durante a discussão do projecto n.° 21 (orçamento) e tabellas que d'elle fazem parte.

A imprimir.

O sr. Dias Costa: - Mando para a mesa um projecto de lei que tem por fim evitar os graves prejuizos soffridos pela classe dos cambistas, e resultantes de apparecerem no mercado papeis de credito illicitamente adquiridos pelos respectivos portadores, e que por falta de qualquer prevenção ou aviso são de boa fé comprados pelos ditos negociantes.

Mando tambem o parecer da commissão do ultramar, conformando-se com o parecer n.° 36 da commissão de fazenda, relativo a modificações no contrato com a companhia dos tabacos de Portugal e ás operações financeiras mencionadas no respectivo projecto de lei.

Foi a imprimir.

O projecto ficou para segunda leitura.

O sr. Presidente: - Está nos corredores da camara, para prestar juramento, o sr. José Maria de Oliveira Matos. Convido os srs. deputados Fialho Gomes e visconde da Ribeira Brava a introduzil-o na sala.

(Foi introduzido, prestou juramento e tomou assento.)

O sr. Presidente: - A morte violenta do presidente do conselho do reino vizinho, o sr. Canovas del Castillo, deve ter causado á camara dos senhores deputados da nação portugueza a mais dolorosa e justificada surpreza. (Apoiados.)

Tanto mais vivo, tanto mais intenso é o nosso amor patrio, tanto mais acrisolada é a nossa fé, o nosso sentimento de nacionalidade e independencia, tanto mais profunda e sincera deve ser, e é certamente, a nossa mágua pelo de-