O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 32

SESSÃO DE 12 DE MAKÇO DE 1900

Presidencia do exmo. sr. Luiz Fisher Berquó Poças Falcão

Secretarios - os exmos. srs.

Joaquim Paes de Abranches
Antonio Vellado da Fonseca

Approvada a acta, propõe o sr. presidente um voto de sentimento pela morte do antigo deputado o sr. Alvaro Fonseca Coutinho Associam-se a esta proposta os srs. Alexandre Cabral por parte da maioria, ministro da justiça em nome do Governo o Teixeira de Sousa por parte da minoria É approvada. - Dá-se couta do expediente - Prestam juramento os srs. deputados Affonso da Costa, Francisco Esteves e Paulo Falcão. - O sr. Simões dos Beis chama a attenção do Br. ministro da justiça para o mau estado em que se acha o edificio dos tribunaes do Porto Eesposta do ar. ministro. - O sr. Pereira da Costa pede, o a camara concordo, em que seja publicada uma representação que manda para a mesa - O sr. Montenegro manda para a mesa uma proposta de renovação de iniciativa, e pede ao governo que attenda aos abusos que estão sendo praticados pela companhia dos phosphoros. Declaração do si. ministro da justiça-Resolve-se que sejam publicadas no Diario do governo duas representações apresentadas pelo sr. João Pinto dos Santos.-Trocam-se explicações entre os ara Luciano Monteiro e ministro da justiça ácerca d'uma portaria recente. - Considerações do sr. Abreu Castello Branco sobre O tiansporte de alcool em paquetes para os Açores O mesmo sr. deputado realisa o seu aviso previo sobre assumptos dependentes do ministerio da guerra. Eesposta do sr. ministro. - Mandam para a mesa, uma declaração o sr. Vellado da Fonseca, avisos previos os srs. Antonio Cabral e Paulo Cancella, notas de interpellação os srs. Sebastião Baraeho, Figueiredo Mascarenhas, Pereira dos Santos, Moraes Sarmento o Avellar Machado.

Na ordem do dia continua em discussão o artigo 1.º do projecto de lei n.° 11 (bill), usando em primeiro logar da palavra o sr. Abel de Andrade, que apresenta uma moção de censura ao governo. - Manda para a mesa um requerimento o sr. Cayolla. - Apresentam, tres propostas do lei o sr. ministro da maiinha e o parecer sobre o orçamento o sr. Ressano Garcia - O sr. Lima Duque apresenta uma moção e responde ao sr. Abel de Andrade, defendendo o projecto do bill Apresenta tambem uma proposta do alteração ao projecto. - Encerra-se a sessão.

Primeira chamada - Ás duas horas da tarde.

Presentes - 4 srs. deputados.

Segunda chamada - Ás tres horas.

Abertura da sessão - Ás tres horas e um quarto.

Presentes - 59 srs. deputados.

São os seguintes: - Abel Pereira de Andrade, Adolpho Ferreira Loureiro, Adriano Anthero de Sousa Pinto, Alexandre Ferreira Cabral Paes do Amaral, Alfredo Baptista Coelho, Alfredo Carlos Le-Cocq, Antonio Augusto de Sousa e Silva, Antonio Faustino dos Santos Crespo, Antonio Maria Dias Pereira Chaves Mazziotti, Antonio Simões dos Reis, Antonio Teixeira de Sousa, Antonio Vellado da Fonseca, Arthur Alberto de Campos Henriques, Augusto Cesar da Silveira Proença, Augusto Fuschini, Augusto José da Cunha, Carlos do Almeida Pessanha, Conde de Caria (Bernardo), Duarte Gustavo de Roboredo Sampaio e Mello, Francisco Barbosa de Couto Cunha Sotto Maior, Francisco José Machado, Francisco José de Medeiros, Francisco Xavier Correia Mendes, João Augusto Pereira, João Ferreira Franco Pinto Castello Branco, João Marcellino Arroyo, João Pereira Teixeira de Vasconcellos, João Pinto Rodrigues dos Santos, João de Sousa Bandeira, Joaquim Augusto Ferreira da Fonseca, Joaquim Paes de Abranches, Joaquim da Ponte, Joaquim Rojão, Joaquim Saraiva de Oliveira Baptista, José Adolpho de Mello e Sousa, José Antonio de Almada, José Augusto Lemos Peixoto, José de Azevedo Castello Branco, José Christovão Patrocinio de S. Francisco Xavier Pinto, José da Fonseca Abreu Castello Branco, José Gonçalves da Costa Ventura, José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral, José Mathias Nunes, José Osorio da Gama e Castro, Lourenço Caldeira da Gama Lobo Cayolla, Luiz Fisher Berquó Poças Falcão, Luiz José Dias, Manuel Augusto Pereira e Cunha, Manuel Homem de Mello da Camara, Manuel Paes de Sande e Castro, Manuel Telles de Vasconcellos, Marianno Cyrillo de Carvalho, Martinho Augusto da Cruz Tenreiro, Matheus Teixeira de Azevedo, Ovidio Alpoim Cerqneira Borges Cabral, Polycarpo Pecquet Ferreira dos Anjos, Visconde de Guilhomil, Visconde da Ribeira Brava e Visconde de S. Sebastião.

Entraram durante a sessão os srs.: - Affonso Augusto da Costa, Alberto Affonso da Silva Monteiro, Albino de Abranches Freire de Figueiredo, Antonio Caetano de Abreu Freire Egas Moniz, Antonio Eduardo Villaça, Antonio Ferreira Cabral Paes do Amaral, Antonio Lopes Guimarães Pedroza, Antonio Osorio Sarmento de Figueiredo, Antonio Tavares Festas, Arthur Pinto de Miranda Montenegro, Arthur de Sousa Tavares Perdigão, Conde de Idanha a Nova (Joaquim), Conde de Paçô Vieira, Eusebio David Nunes da Silva, Francisco Antonio da Veiga Beirão, Francisco Felisberto Dias Costa, Francisco Pessanha Vilhegas do Casal, Francisco Xavier Cabral de Oliveira Moncada, Francisco Xavier Esteves, Frederico Ressano Garcia, Gaspar de Queiroz Ribeiro de Almeida e Vasconcellos, Henrique da Cunha Mattos de Mendia, Ignacio José Franco, Joaquim Simões Ferreira, José Dias Ferreira, José Gonçalves Pereira dos Santos, José Gregorio de Figueiredo Mascarenhas, José Paulo Monteiro Cancella, Julio Ernesto de Lima Duque, Luciano Affonso da Silva Monteiro, Luiz Pereira da Costa, Manuel Affonso de Espregueira, Manuel Antonio Moreira Junior, Miguel Dantas Gonçalves Pereira, Miguel Pereira Coutinho (D.), Paulo José Falcão, Pedro Mousinho de Mascarenhas Gaivão, Sebastião de Sousa Dantas Baracho e Visconde da Torre.

Não compareceram á sessão os srs.: - Abilio Augusto de Madureira Beça, Adolpho Alves de Oliveira Guimarães, Alvaro de Castell3es, Antonio de Menezes e Vasconcellos, Antonio Rodrigues Nogueira, Augusto Guilherme Botelho de Sousa, Francisco Joaquim Fernandes, Francisco Limpo de Lacerda Ravasco, Frederico Alexandrino Garcia Ramirez, Jacinto Candido da Silva, João Catanho de Menezes, João José Sinel de Cordes, João Lobo do Santiago Gouveia, João Monteiro Vieira de Castro, Joaquim José Fernandes Arez, José Alberto da Costa Fortuna Rosado, José Alves Pimenta de Avellar Machado, José Bento Ferreira de Almeida, João Braamcamp do