O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 213 )

co—Peixoto —Barão de Campanhãa —Barão dos Fornos cTAIgodres— Dias e Souza — Bento Cardo-ao — Gorjão Henriques — Teixeira d'Aguillar — Bispo Eleito de Malaca — Palmeiro Pinto—Pinto de Lemos—Pereira de Barros — Gualberto Lopes

— Mesquita e Solla — Marcelly Pereira—Pereira Ferraz — Silva Cabrita —Corrêa Heredio — Corrêa de Mendonça—Annes de Carvalho —F. Manoel da Costa — Faro e Noronha — Rodrigues de Miranda— Costa Carvalho —Amaral — Almeida Pes-sanha — J. R. Cabral — Vasconcellos e Sá — Si-mas — Falcão — Abreu Castel-Branco — Vieira de Magalhães—Mariz Coelho — Silva Cabral — Teixeira de Moraes—Leitão Pinta—Cardozo Braga Castilho — Queiroga — Botelho—Crispiniano da Fonseca — Corrêa de Lacerda = Grande — Pereira Pinto—Pereira de Figueiredo — Barboza da Cunha— Cogominho — Affonseca — Gavião—Pereira Rebello — Vaz Preto — Quesado — Barreto Feio — e Ferreira de Novaes.

Disseram — rejeito — os Srs. César de Vasconcellos— Ávila—Peres da Silva — Beirão — Rorria — Faustino da Gama — Ottolini — Brandão e Souza

— Garrett — Felgueiras — J. A. d'Aguiar — Celestino Soares — J*, A. de Campos—José Estevão — Silva Sanches — Mousinho d*Albuquerque — Duar-

te Leitão —Cardozo Castello Branco —e Menezes Pitta.

Ficou por tanto approvado por 62 votos contra 19. O Sr. Presidente: — Vou propor agora, se se admitte á discussão o additamento do Sr. Manoel Duarte Leitão.

O Sr. Cardoso Cãs lei-Branco : —Já foi discutido.

O Sr. Presidente: — Não se podia discutir.

O Sr. dlmeida Garrett: —Qualquer que seja a votação sobre o additamento, peço que seja no-tninal.

(Uma vo% : — Não ha numero,).

O Sr. Presidente: — A Mesa vai verificar, se ha numero.

( Muitos Deputados pediram a palavra —- sussurro).

O Sr. Presidente: — Ha só 62 Srs. Deputados presentes, por isso a Camará não pôde deliberar. — A ordem do dia para amanhã é primeiramente a decisão deste additamento do Sr. Manoel Duarte Leitão, e depois as explicações. — Está levantada a Sessão. — Eram 5 horas da tarde.

O REDACTOR , JOSÉ DE CASTRO FREIRE D*4MACEDO-

N.° 16.

t m 1 9

1842.

Presidência do Sr. Gorjâo Henriques.

C

'hamada— Presentes 75 Srs. Deputados» Abertura — As 11 horas da manhã. Acta — Sobre ella disse :

O Sr. Jlíouzinho d' Albuquerque':.—Sr. Presidente , da maneira porque está redigida a Acta, segundo eu percebi ha uma espécie de eontrasenso, quando se menciona a votação nominal, que teve logar relativamente ao Requerimento, que apresentou o Sr. Castel-Branco; diz-se na Acta, que disseram rejeito, os que disseram approvo, e que disseram approvo , os que disseram rejeito: coroo alli está escripto ha um contrasenso, porque se diz, que disseram approvo em maior numero, e diz-se em conclusão que o Requerimento foi rejeitado. ...

Leu-se novamente a Acta a este respeito. Orador: — Assim está exactamente, eu entendi o contrario.

A Acta foi appr ovada.

O Sr. Crispiniano :—Participou á Camará que o Sr. Gouvêa se achava doente, e por isso não podia comparecer hoje á Sessão.

DECLARAÇÕES DE VOTO. — Declaro que se estivesse presente á Sessão de hontem , votava : 1.° a favor do Requerimento do Sr. Cardoso Castel-Branco : 2.° contra o Projecto da Resposta ao Discurso da Coroa, —Camará dos Deputados 19 d'Agosto de 1842. —.//. C. Pacheco.

Declaro que se tivesse hontem assistido á Sessão teria votado a favor do Projecto da Resposta ao Discurso do Throno. — Carlos Bento da Silva, José Tgnacio d* Albuquerque. VOL. 2.°— AGOSTO — 1842.

Declaro que se estivesse á votação, sobre a Resposta ao Discurso da Coroa, eu teria votado contra o Projecto da Com missão. -—Pedro Alexandrino da Cunha.

Declaro que se assistisse hontern á votação do Projecto da Resposta ao Discurso do Throno, approvaria o Parecer da Commissão.—João Bernardo de Sousa, Deputado pelo Alémtejo, António Caetano Coelho de Campos., o Deputado pelo Alémtejo , Francisco de Paula Risques.

Declaro que se estivesse presente á Sessão de hontem, votava a favor do Parecer da Co m missão que redigiu o Projecto de Resposta ao Discurso da Coroa. — O Deputado pelo Minho, António Emílio Brandão.

Declaro que se hontem assistisse á votação, votaria contra a Resposta ao Discurso da Coroa tal qual a apresentou a Commissão. — Rodrigo da Fonseca Magalhães.

CORRESPONDÊNCIA.

Um officio do Ministério da Marinha e Ultra-mar: — Remettendo os esclarecimentos pedidos pelo Sr. Deputado Faustino da Gama a respeito do Navio Gloria, sentenciado em Moçambique pelo Juiz de Direito. — A' Secretaria.

O Sr. Silva Lopes: — Sr. Presidente, tenho a honra de apresentar á Camará dous Projectos de Lei, um sobre o Código Militar, outro sobre o processo, elles são bastantes volumosos; peço pois que se dispence a sua leitura da minha parte, e mesmo na Mesa; que se mandem imprimir e distribuir , e que sejam mandados a uma Commissão Especial composta de 9 Membros, três Militares do Exercito, três da Armada, e três Jurisconsultos.