O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

460

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

contrabando se ha de fazer, o consumo diminuir e o estado ou a fazenda tambem perder; portanto ainda hoje mantenho a convicção de que o augmento do imposto no tabaco nada rende de augmento para o thesouro.

Trago isto para mostrar ao sr. relator, que se a minha proposta n9o for approvadã e ficar o artigo como está, o resultado ha de ser acabar-se com uma riqueza de que estamos tirando grandes e valiosos resultados.

Eu vou concluir pedindo desculpa á camara, e aos meus collegas a quem principalmente me referi, se se julgarem aggravados com as minhas palavras; não houve nem ha da minha parte intenção offensiva; onde não ha intenção não ha crime. Vou remetter me ao meu costumado silencio, e a ex.ª não lhe peço desculpa de ter d'elle saído, porque Creio não o ter compromcttido, pois tenho-mo imposto o preceito de andar com cautela depois que V. ex.ª me despachou para o alto cargo de membro da commissão diplomatica (riso)] protesto a V. ex.ª que o não hei de comprometter; é tal o meu reconhecimento, estou por tal fórma penhorado e agradecido, que hei de fazer por desempenhar, o alto cargo de que V. ex.ª me investiu, e hei de mesmo n'esta casa conservar as appareneias de diplomata (riso), só para agradar a V. ex.ª, ainda que seja preciso esforço; porque em verdade não nasci para diplomata, nem para isso tenho muito geito.

Vozes; — Muito bem, muito bem.

(O orador foi abraçado pslo digno par do reino o sr. conde do Casal Ribeiro e por muitos srs. deputados, tendo sido ouvido pela camara com toda a attenção.)