O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

509

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Discursos do sr. deputado Rodrigues de Freitas, proferidos na sessão de 21 de fevereiro

A pag. 486, col. 1.º

O sr. Rodrigues de Freitas: — Ha tempo annunciei uma interpellação ao sr. ministro das obras publicas ácerca da companhia do credito predial, e desejava saber se s. ex.ª já se deu por habilitado para responder a ella.

A questão a que me refiro é grave; os interesses que estão ligados á administração da companhia de credito predial são tão ponderosos que entendo que o governo e o paiz lucrariam muito, se quanto antes tratassem de se occupar da administração d'aquelle estabelecimento, que não me parece das mais regulares, embora seja das mais despendiosas.

A este respeito lembrarei á camara que apresentei, na qualidade de membro da commissão parlamentar de emigração, dois projectos; um ácerca de credito predial, e outro sobre os bancos de credito agricola.

Emquanto ao primeiro reconheço que ha de encontrar duvidas na commissão de fazenda e na camara, porque proponho n'elle a abolição do monopolio da emissão das obrigações prediaes; mas emquanto ao segundo, creio que a illustre commissão, se attender ás reflexões que fiz no relatorio que o precede, não terá duvida em o approvar depois de introduzir n'elle algumas leves alterações que julgar conveniente.

Faz parte do ministerio o illustrado ministro, outr'ora das obras publicas, o sr. Andrade Corvo, que trouxe á camara a proposta para a creação de bancos de credito agricola, mostrando assim a sua alta intelligencia e o muito que se applicava aos negocios d'aquella pasta; creio que, se s. ex.ª porventura entender que o projecto que apresentei é util, não deixará de contribuir para que seja approvado, ainda que altera a lei de 1867.

O que eu posso asseverar á camara, é que as indicações que fiz no relatorio não só provieram de estudo serio, mas tambem de informações que colhi de individuos que, residindo nas provincias, me podiam dar esclarecimentos ácerca das relações entre o credito e a agricultura. Por isso peço á illustre commissão de fazenda, e ás outras a que tambem foram remettidos os meus projectos, que lhes prestem a attenção que merecem os assumptos a que se referem.