O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 236 )

escreveu uma única virgula. Entende o illustre Deputado, que um Ministro da Coroa deveria con-íervar no logar um homem , que ha i m mansos an-rios receliia aquelle Ordenado , sem escrever cousa alguma? Ate o illustre Deputado me devia louvar, por ter dado aqueMa demissão ; porque e!Ie produziu o grande resultado de despertar a aptidão e talento desse pobre e venerando Velho. Ahi teremos dentro em pouco tempo Carias dirigidas a Sua Ma-gestíide a Rainha nn estilo, em que foram por esse pobre Velho dirigidas a seu Augusto Pai, quero dizer, alii teremos Cartas no estilo daquellas, que ^sse pobre Velho dirigiu a esse Rei generoso, que ]

Sr. Presidente , quando se mostra tanta animosidade contra uu> homem, como a que se mostra contra mim , obtem-se o fim contrario daquelle que se deseja ; os nobres Deputados têem-nie feito grandes serviços ; se eu tivesse de julgar dá minha importância pela guerra que se me faz, devia estar satisfeito de mim. Ligaram-se contra mim 4 partidos nas eleições, tive o gosto de osderrotar juntamente com os'.meus amigos. Ainda apparecern ligados contra .mim exclusivamente esses partidos no Parlamento, não sei se lerei o gosto de os derrotar; mas conto que a maioria ha de conservar os seus princípios, que eu hei de ser fie! aos principies que sustenta, e que são os meus, e que por consequência os nossos contrários hão de ser balidos completamenteder-rotados. (Muitos apoiados—• f/'o%es: — Muito bem, muito berp.) •

O Sf. Presidente: — A Hora está muito adiantada. ...

O Sr. José Estevão: — (sobre a ordem) Eu pretendo somente avivar a lembrança da Camará e do Publico sobre aquillo que acaba de se passar. V, 3íx.a sabe que hontem se fechou a discussão estando i n scri ptos dous Oradores por diííerentes motivos, quando todos tinham direito á benevolência da Car

rnara ; V. E x.* sabe que hoje a titulo de explicações se renovou a discussão, e que o Sr. Ministro do Reino, a titulo de se explicar, correu largamente por todos os Discursos dos Srs. Deputados, que se pronunciaram sobre a Resposta ao Discurso do Throno.

Sr. Presidente, eu julgo-me com um direito especial a ser ouvindo por esta Camará, particularmente cotno um daquelles Deputados, que tendo tido assento rias Camarás passadas , que trilhei sempre o caminho da decência, e mesmo poique selem feito nesta discussão ataques ás minhas doutrinas, e pessoa, eu esperava ser ouvido: pore'rn uni Sr. Deputado não o julgou acertado ; porque pediu que se julgasse a matéria discutida, e a maioria assim o julgou; por isso, Sr. Presidente, o que eu peço, é que V. Ex.a regule os trabalhos de maneira tal, que não sejam as discussões só para os Ministros, e Oradores do Ministério, que a Opposição não seja menos considerada, que não haja só faculdade de fallar para a maioria, que V. Ex.a seja Presidente não do Ministério, e da maioria, mas sim de toda a Camará. ..

O Sr. Presidente : — Eu não sei se o Sr. Deputado está na ordem. — Fbscs— não está , não está.

O Orador: — Eu estou na ordem para me queixar da maneira especial, e insólita com que V. Ex.* se tem havido a meu respeito, e isto e' tanto mais lamentável, quanto que V. Ex.a em situação igual, a que eu occupo hoje, foi pelo mesmo partido político, a que pertenço, tractado com toda a consideração ; e Sr. Presidente, se alguma prevenção ha da parte de V. Ex.a, eu devia de certo ser a ultima viclirna dessa prevenção á vista da consideração , respeito, lealdade, e mutua amizade , que houve entre nós dous.. . (O Sr. Presidente: — Eu chamo o Sr. Deputado á ordem) (Apoiado.) O Ora-dor:— Sr. Presidente, V. Ex.* esqueceu-se de tudo para se lembrar da sua auctoridade (Apoiados) ; tempo virá, em que "V. Ex.a searrependa desse tratamento; peço a V. Ex.a que d'uma vez por toda» seja igual com todos os Membros desta Casa. (Apoiados).

O Sr. Presidente: — Sempre o tenho sido, e continuarei a sê-lo. A Ordem do Dia para amanhã será a Camará trabalhar em Commissõe». Está levantada a Sessão. — Eram quatro horas eum quarto da tarde.

O REDACTOR INTERINO,

FRANCISCO X.ESSA.

20

Presidência do Sr. Agostinho /'ice -Presidente.

l-lJendo 11 horas e urn quarto, e não havendo presentes . senão 58 Srs. Deputados, disse

O Sr. Presidente:—-jNão ha numero sumciente, para, se abrir a Sessão, por consequência convido os íSrs. Deputados presentes a reuniren>se nas competentes Gprnmissões ; mas antes disso devo dizer á Camará, que havendo uma participação feita a es«

ta Camará, em que se diz que Sua Magesíàde recebe amanhã pela hora do meio d a as suas Deputações, qoe hão de ir desta Camará, e como ha um Sr. Deputado, nomeado para uma dessas Comrnis-sões , que não pôde ir por motivo de doença, nomeio para o substituir o Sr. Deputado Francisco Correia de Mendonça.