O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

135

ram completainente Q caminho constitucional; o» Ministros são espoliadores, prevaricadores. 5? C) Ministério e solidário inteira, completa, absolutamente; eu que tenho a honra de ser o Presidente dos Ministros, tenho também a honra de ser o capitão desta quadrilha (Risadas).

Sr, Presidente, alem do que os meus dignos C<_1-legas que='que' de='de' ne-cessilo='ne-cessilo' tag0:_='vozes:_' pronunciou='pronunciou' bem.='bem.' muito='muito' elle='elle' mesmo='mesmo' nos='nos' paiz='paiz' julgará='julgará' camnra='camnra' sentença='sentença' fez='fez' não='não' disseram='disseram' intcr-pellação='intcr-pellação' a='a' responder='responder' deputado='deputado' sr.='sr.' o='o' p='p' inteira='inteira' já='já' nação='nação' xmlns:tag0='urn:x-prefix:vozes'>

Sr. Presidente, lenho muita honra e muita consolação sempre que entro nesta Casa, e que vejo estas Cadeiras (referindo-se a toda n Camará) occupadas pelas pessoas que nellas se sentam neste momento (fozes:— Muito bem). A primeira consequência do movimento de Abril foi uma eleição libérrima, e os ta eleição libérrima trouxe a este recinto os Caracteres mais distinclos, os primeiros talentos do Pai/ ; mas a Nação não lhes deu de cert.o poderes para virem injuriar-nos (Muitos, apoiados), chainando-se ladrões nos homens que sempre se lêem mostrado proinplos a sacri. ficar tudo para manter i Ilesa a sua honra e a sua probidade (Muitos apoiados).

Mas, Sr. Presidente, deixemos isto, lembremo-nos da situarão em que está a .Europa (Muitos apoiados), lernbrerno-nos de que Portugal apesar de pequeno não esquece a quern deseja acabar de todo com oi Syslcmas Representativos, e com o Syslema Parlamentar. Peço ao Sr. Deputado .pelo bem da Pátria, por tudo quanto lia de mais sagrado — porque só um sectário do Usurpador e' que pôde querer prolongar scenas desta ordem (Muitos apoiados) — q u H nos deixemos de Interpelações que não tern o menor fructo, a menor utilidade (Muitos apoiados).

O Sr. fíoltrcman:— isso intende-se comigo?

O Orador : —- A interrupção do Sr. Deputado prova que me não conhece, não a faria se soubesse que eu era incapaz de fazer allusào pessoal a ninguém. Sempre que achar um motivo, peço lhe, pelo bem da Pn-t.ria. igualmente^ que faça as accusações aos Ministros, que nos interpellc como quizcr; mas que nos iiTio injurie, porque nós realmente não o merecemos (Muitos apoiados).

Repilo; a situação e por extremo delicada; já não e de agora, Sr. Presidente, já quando foi dessa celebre-discussão da Ld das Holhus, eu tive provas evi'-. dentes de que o Europa, desde o Neva ate ao T é.j o nos olhava para ver se passava essa Lei, porque o primeiio passo que se desejava dar, era acabar com a Liberdade da Imprensa para acabar com os (.Io vcrnos Representativos. Digo com o meu Collegn—

•Vós havemos de morrer ausl.ent.ando o Systenia Representativo (Vozes:—Muito bem). Desde 'que lenho uso de razão, sou liberal de coração; hei de morrer assim, e em quanto eu existir ern Portugal o meu Paiz ha de ser livre, e' ha de ter uma Constituição (Muitos apoiado?, e vozes:— Muito bem, muito bem).

O Sr. Ministrada Fazenda ( Fontes de Mello): — Eii disse da primeira vez tudo quanto e necessário para defender o Governo, não quero dizer mais, intendo que tenho respondido exuberantemente.

O Sr. Ávila: — Peço a palavra para um Requerimento— Se se intende que no projecto de acabar com a Liberdade ia de accôrdo o Ministério de, que eu fiz parte.

O Sr P residente do Conselho de Ministros ( Duque de Saldanha): — O illustre Deputado por B<íja poucos='poucos' com='com' declarasse='declarasse' qiie='qiie' de='de' parle='parle' alguma='alguma' accôrdo='accôrdo' imprensa.='imprensa.' projectava='projectava' aonde='aonde' parte='parte' mais='mais' lei='lei' lisboa='lisboa' ministério='ministério' um='um' plenipotenciário.='plenipotenciário.' fez='fez' s.='s.' liberdade='liberdade' passagem='passagem' rne='rne' vez='vez' ao='ao' referi='referi' sr.='sr.' eu='eu' na='na' ministro='ministro' tomasse='tomasse' que='que' uma='uma' comigo='comigo' elle='elle' ávila='ávila' por='por' diplomático='diplomático' disse='disse' se='se' para='para' discussão='discussão' dias='dias' ex.='ex.' não='não' instou='instou' contra='contra' _='_' referí-me='referí-me' agente='agente' a='a' estava='estava' proposta='proposta' maneira='maneira' demorou='demorou' o='o' p='p' eu.não='eu.não' desejava='desejava' da='da'>

O Sr. Ávila: — Eu agradeço a declaração de S. Ex.a para que não fique pesando sobre esse Ministério a responsabilidade de estar de aecórdo com a Europa para assassinar a Liberdade.

O Sr. Ministro do Reino (Fonseca Magalhães) : — Parece-rne que a Camará me não quer ouvir, e eu mesmo não ouvi uma grande parte da terrina do illústre Deputado, o Sr. Holtreman, porque a Camará também não m'a deixou ouvir; e para que me não aconteça o mesmo que a S. .Ex.a, eu cedo da palavra, deixando ao illustre Deputado todos os nr»M-rnentos que empregou, todas as razões que produziu, todas as offensas corri que me pretendeu ferir (Vozes: — Muito bem).

O Sr. Presidente: — Agora só se deseja fallar algum dos Srs. Deputados que o;stão inscriplos .. para isso hei de consultar a Cumaru... (Muitas vozes: — Nada, nada) .Então está acabada a lnt

O RF.DACTOU,

JOSÉ DE CASTRO FREIRE DE MACEDO.

N. 11.

Presidência do_ Sr. Silva .Sariches.

'harnada. — Presentes 80 Srs. Deputados.

Abertura. — As onze horns e meia.

./f cia. — Appiovada.

O Sr. Secretario ( Rcbcllo de'Carvalho} : — (.) Sr. Presidente fez na Mesa a declaração de que o Sr. Faustino da Gania não comparece á Sessão de hoje,

nem t.alvex compareça a mais algumas por falta de saúde.

COUKKSPOKDKNCI A.

OFFICios: —1." Do Ministério do Reino, enviando os esclarecimentos, requeridos pelo Sr. 13arão'd'AI-rncirim, acerca das obras do melhoramento do Tejo. — Para a Secretaria.