O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

14 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

tado de todas as condições de garantia de que nem mais um real do dinheiro do povo se desperdiçará!

Ainda o projecto tem outros defeitos, mas, pelo adeantado da hora, eu passo, sem me deter, por cima de alguns d'elles para ter tempo de me referir especialmente ao que chamo o alçapão final do projecto, aquelle que constituo o seu perigo máximo, aquelle que tem a nação em sobresalto, aquelle que, se não for riscado do projecto, constituo o Governo, que ora me ouve, em responsabilidade criminal por encobrimento de delictos anteriores, previstos e punidos pela nossa legislação criminal. Vou ler esse artigo, porque é conveniente que o tenhamos bem presente para contra elle podermos protestar energicamente, eximindo-nos assim á tremenda responsabilidade moral, que d'elle nos poderia provir, pelo simples facto de o votarmos.

Trata-se do artigo 48.°, que diz o seguinte:

"A conta da gerencia do anno economico de 1906-1907 e as dos exercidos findos até 31 de dezembro de 1906 entram em liquidação no dia 30 de junho de 1908. A liquidação destas contas será feita, abrindo-se os creditos necessarios para encerramento das respectivas operações.

§ 1.° Deverá opportunamente dar-se conta desenvolvida dessa liquidação em relatorio especial.

§ 2.° A liquidação de que trata este artigo deve. estar completa em 30 de junho de 1909";

Prevê-se por consequencia para a conta da gerencia de 1906-1907, e para todas as contas até 31 de dezembro de 1906 relativas aos exercicios findos, que seja preciso o longo prazo de dois annos, que começa em 30 de junho de 1907 e acaba em 30 de junho de 1909, para sua liquidação e final encerramento.

Dois annos, só para liquidar, sem conhecimento do país, o que illegalmente se tem feito na administração do Estado!

Já vê V. Exa., Sr. Presidente, que ha muitas despesas relativas a exercicios anteriores, para liquidar. Não se sabe a quanto montam, mas sabe se que ha necessidade de abrir creditos especiaes para encerrar as respectivas operações e que se destinam dois annos para essa lavagem de roupa suja, a occultas da nação!

Isto é a confissão do que teem feito as administrações monarchicas do Estado até a subida do Sr. João Franco ao poder. Confissão legislativa e por escrito, porque confissões oraes, autorizadissimas e insuspeitas, temo-las de muitos homens publicos, que teem servido o Rei, e especialmente do Sr. Presidente do Conselho, quer quando estava na oposição, quer agora, no Governo, em nome e com a autoridade da sua situação especial.

Essas confissões, porem, não são francas, e por isso, não são serias, nem moralizadoras. Veem encobertas por uma latitudinaria autorização, quasi mysteriosa, absolutamente enygmatica, á qual eu não quero dar o meu voto, nem nenhum homom de bem pode ligar o seu nome.

Que especie de contas são essas, que é preciso tanto tempo para as liquidar, e são precisos creditos especiaes para ás regularizar e encerrar?

A quem respeitam essas contas? Quando foram abertas? Que conhecimento se deu d'ellas á Camara? Onde está o relatorio do Sr. Ministro da Fazenda explicando que contas são essas? Que enygma ou guet apens é este, armado á ingenuidade da Camara, ou á desejada cumplicidade de uma parte d'ella, para lhe arrancar o voto de approvação, que constituirá o encobrimento de crimes, por isso que se dará poderes para, pelos creditos autorizados, se desviar dinheiro da sua legal applicação?

Não sei, Sr. Presidente, como não sei tambem a quem toca a pedra, que sinto envolvida nas dobras do artigo 48.° Mas não importa. Vá a pedra a quem toque, porque não sairá para fora do regime!

O Sr. Presidente do Conselho disse hontem na camara dos Pares, como que num grito de confissão, ou de remorso, que tinha pena de ter já um passado politico, que o prende aos erros agora denunciados; mas d'ahi não quer que tirem conclusão contra elle, porque traz sempre comsigo alguns sacos cheios de arrependimento, que atira ás mãos cheias, desordenadamente, cada ver. que lhe perguntam o que fez outr'ora como Ministro da Monarchia...

Assim, é muito fácil. Oxalá que os outros não façam o mesmo, para que o país, sobre estar defraudado, não fique tambem ludibriado e escarnecido.

E por isso insisto em perguntar:

Para quem foram esses dinheiros? Quem autorizou essas despesas illegaes? Por que razão sai precisos creditos especiaes para o encerramento das respectivas operações?

O Governo nada diz! Offerece á nação a esphynge do artigo 48.° e cala-se! Tambem os Srs. Luciano de Castro e Hintze Ribeiro, apesar de incitados a isso, nada teem dito do que se passou nos seus diversos consulados. A esse respeito - para me servir de uma frase muito do agrado do Sr. João Franco - os dois chefes rotativos teem guardado de Conrart o prudente silencio.

O Sr. Presidente do Conselho tambem guarda esse prudente silencio. Somente quando lhe perguntaram deste lado da Camara se neste artigo 48.° das bases do projecto estava envolvida a regularização de alguns adeantamentos á Casa Real, o Sr. João Franco levantou-se prontamente, e disse por uma forma positiva o seguinte: "Que, se mais cedo se tivesse falado n'este assunto, mais cedo teria confessado que realmente se haviam adeantado dinheiros á casa real; que declarava, porem do modo mais positivo e terminante, que esses adeantamentos não seriam liquidados d'este modo, pelo alçapão enigmático do projecto; que haviam de ser regularizados por outro meio, o qual constituiria no projecto de lei especial; que reserva, no entretanto cuidadosamente a sua iniciativa sobre a opportunidade da apresentação desse projecto á Camara".

No primeiro dia o Sr. João Franco chegou mesmo no calor da sua palavra incontinente, a fazer a affirmação - que aliás não foi mantida na sessão seguinte- de que nós os Deputados, não tinhamos o direito de interrogar o Governo sobre o assunto, porque - oómica razão! - esse assunto era objecto de um projecto de lei, tal como, por exemplo, o da contabilidade, o da reforma eleitoral, e o do Juizo de Instrucção, para o qual a Governo reservava a sua iniciativa liberrima para o apresentar ás Camarás quando entedesse, e na oportunidade que lhe parecesse, para só então ser discutido e apreciado!

Se realmente o pensamento do chefe do Governo foi dizer que os Deputados não tinham o direito de o interrogar sobre o assunto (sinaes de negativa do Sr. Presidente do Conselho), eu protesto energicamente contra essa affirmação, que envolvo a destruição completa da letra e do espirito da Carta, das leis que a completam e do regimento da Camara, ácerca da iniciativa parlamentar, dos direitos e deveres dos Deputados relativamente a fiscalização dos actos do Governo.

(Novos sinaes de negativa).

Mas se o seu pensamento não foi esse, eu não insisto mais no meu protesto.

Sr. Presidente: o Sr. Presidente do Conselho fazendo referencia expressa aos adeantamentos á Casa Real, deixou o espirito publico numa situação de profundo e incontestavel alarme.

Não é que realmente as palavras de S. Exa. constituissem uma completa novidade para os politicos militantes, e sobretudo para os dirigentes do partido republicano; porquanto ha muito ora sabido que a Casa Real recebia, por todas as maneiras e sob todos os pretextos, ainda os mais inverosimeis e ridiculos, dinheiros do Estado, contra a lei expressa.

Sabiamos isso, e assim o diziamos. Mas todas as vezes que o pretendiamos espalhar pelo povo; todas as vezes