O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

34.ª SESSÃO

EM 1 DE JULHO DE 1908

SUMMARIO - Lida e approvada a acta, dá-se conta do expediente. - Teem segunda leitura duas propostas de renovação de iniciativa, uma do Sr. Affonso Costa, referente ao projecto n.° 12-A, de 1906, outra do Sr. Mariano Prezado, relativa ao projecto de lei que tinha por fim conceder uma pensão a viuva de Victor Cordon. - O Sr. Presidente declara estarem na mesa as coutas da gerencia da commissão e junta administrativa da Camara dos Deputados relativas a 1903 a 1907. - O Sr. Ministro da Marinha responde ás considerações que lhe foram feitas sobre a nomeação de um piloto-mor para Aveiro. - O Sr. Oliveira Guimarães renova a iniciativa de um projecto de lei tendente a conceder o terço aos juizes de 1.ª instancia, fazendo varias considerações a que responde o Sr. Ministro da Justiça. - O Sr. Alvaro Penalva trata varios assuntos relativos á marinha de guerra, mandando para a mesa a esse respeito, um projecto de lei. - O Sr. Ministro das Obras Publicas manda para a mesa uma proposta de lei sobre viação ordinaria. - Varios Srs. Deputados mandam papeis para a mesa. - O Sr. Presidente do Conselho apresenta uma proposta de accumulação relativa ao Sr. Caeiro da Matta. - O Sr. Presidente informa que uma commissão de professores do lyceu lhe entregou uma representação.

Primeira parte da ordem do dia (Projecto n.º 17).- Usam da palavra os Srs. Brito Camacho e Moreira de Almeida, respondendo a ambos o relator Sr. Soares Branco, sendo finalmente votado o projecto, que foi approvado.

Segunda parte da ordem do dia (Fixação da lista civil).- Usam da palavra, fazendo varias considerações, os Srs. Carlos Ferreira e Affonso Costa. - O Sr. Queiroz Ribeiro pede a palavra para explicações. Consultada a Camara, resolve negativamente.