O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

6 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

O que dá as percentagens seguintes:

[Ver tabela na imagem]

Isto é, saem será perder anno algum só 67 por cento dos que são admittidos na Escola Naval.

Vê-se pois que na hypothese que fizemos de não admittir ninguem até 1911 seria preciso entrarem neste anno

[Ver tabela na imagem]

Mas se em logar de proceder assim, tivessem sido admittidos alguns em 1908, 1909 e 1910, não seriam precisos tantos, como prova o quadro seguinte, no qual se partiu da hypothese de se terem admittido 3 em cada anno.

[Ver tabela na imagem]

Teremos pois em 1916, 10,5 guardas marinhas aptos a entrarem no quadro dos segundos tenentes, sendo portanto de aconselhar esta ultima solução.

De 1911 em deante poderemos estabelecer um limite maximo para a admissão na Escola Naval fixado por uma expressão algébrica que adeante calculamos, podendo o Governo dentro d'esse limite regular a admissão como a pratica aconselhar.

Deducção da formula

Sendo 10,5 a media annual das vagas que se dão no quadro proposto (media annual da chegada ao n.° 100 do actual quadro dos segundos tenentes), estando a normalidade estabelecida, basta que haja annualmente 10,5 guardas-marinhas aptos para a promoção a segundos tenentes, para o regular funccionamento dos quadros.

Suppondo, por agora, que não haja perdas durante o curso deverá haver 10,5 individuos em cada anno do curso e nos dois de guarda-marinha, o que perfaz um total de 52,5.

Mas, attendendo ás inevitaveis alterações provenientes da perda de annos do curso, etc., torna-se necessario compensar uns annos com os outros e assim estabeleceremos

[Ver fórmula na imagem]

sendo G o numero de guardas marinhas e a, b, c o de aspirantes em cada anno do curso.

Porem, ao passo que os alumnos que alcançam o terceiro anno do curso seguem, em regra, até tenentes, o numero dos que entram no 1.º anno soffre varias alterações provenientes de reprovações, desistencias, etc., que fazem com que em media só concluam o curso sem interrupção 67 por cento dos que são admittidos.

Assim o numero dos que devem entrar para a escola deve ser

[Ver fórmula na imagem]

Sendo B e C o numero de alumnos que estão realmente no segundo e terceiro annos tornaremos pelo que acima dissemos C = c e adoptaremos b = 92 B por, dos
100
alumnos do segundo anno chegarem em media ao fim sem interrupção 92 por cento.

Substituindo estes valores, vem

[Ver fórmula na imagem]

ou, effectuando e deduzindo o numero dos que fiquem repetentes no primeiro anno, que designaremos por a,

[Ver fórmula na imagem]

e para simplicidade

[Ver fórmula na imagem]

O movimento produzido no quadro actual pela applicação da presente lei traz, no primeiro anno da sua vigencia, as seguintes alterações, relativamente ao anno de 1907-1908:

[Ver tabela na imagem]

(1) Este aumento será ainda menor, pois pelos menos dois guardas-marinhas não terão concluido o tirocinio a tempo de serem promovidos antes de 1 de julho de 1908.

Isto é, a economia que no actual anno se obtem nos vencimentos dos aspirantes, guardas-marinhas e officiaes fora do quadro, não só compensa o aumento de 1.200$000