O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

litica este anno e Deos o leve em paz (Riso). Sit illi terra levis (Hilaridade geral} e como este e' o meu testamento político ( Uma voz: — Não é.... J O Orador: — IN ao e!... O nobre Deputado não,-sabe o resultado da urna, não e' só a urna politica a que me refiro, e a urna do Destino, e a tisoura da Parca, prestes a cortar-me o fio da existência; com a urna politica já não conto; não sei se este anno serei eleito, creio que não, e posso dize-lo com certeza, já conto com isso; e não me ha de surpre-hender; ha 13 annos que a Nação me tem honrado elegendo-me seu Representante, não espero essa honra na futura eleição, mas estou preparado para tudo: o que eu quero e vida (O Sr. Presidente do Conselho:— (Voliando-se para o Orador) O Ministério é que faz as eleições, ou é a Nação ?

Mas, Sr. Presidente, tenho estado em opposição ao Governo, opposição conscienciosa porque outra não cabe no meu caracter (Apoiado, apoiado) não quero, não desejo outra cousa que não seja o bem do meu paiz (Apoiado) e neste sentido tenho Botado e heide continuar a votar em todas as questões minis-teriaes ou não ministeriaes, embora desagrade a alguém. (O Sr. Ministro da Fazenda: — Não, Senhor).

O Orador: — Não quizera vir a este ponto, reconheço que estou fora da Ordem (Fozes:—Falle^ falle^ algum susurro) mas, Sr. Presidente, este é o meu testamento político, não espero voltar ao Parlamento ; e mesmo já fui decapitado em estatua (Riso)! Mas cá tenho a cabeça, cá está no seu logar (O Orador leva a mão á cabeça — hilaridade geral — o susurro não permitte que S. Ex* seja ouvido pelo Tachigrafo).

(Continuando) Sr. Presidente, o illustre Deputado fez algumas observações em referencia ao art. 2.° ao qual offereceu uma Emenda; tenho muito sentimento de não poder concordar com o illustre Deputado. Sr. Presidente, a tolerância que os Economistas costumam chamar — Remede delaloi— suppõe uma fraude, mas a quantidade da tolerância na moeda Ingleza é de 2 millessimos; por tanto, Sr. Presidente, julguei logo como o Sr. Ministro da Fazenda, que uma tolerância considerável, consequência desfavorável para o Thesouro, auctorisava um erro, e dava occasiao a que os especuladores sobre a tolerância

pezassem peça por peça, e houvessem de passa-las pela fieira da sua lima, e fossem tirando a importância de seu trabalho, e isto na sòmma de muitas peças ainda dava um lucrosinho; mas em fim todos os males fossem esses, mas e um mal. Não tocarei mais sobre esta matéria, na qual acho que a Com-rnissão andou perfeitamente.

Agora quanto á eliminação do art. 4.° direi: fez aCommissão muitíssimo bem em pôr essa disposição na Lei, porque do contrario ficando o nosso oiro no valor de 16 e dois terços, os paizes aonde o oiro está a 15 e meio, tinham interesse em cá o trazerem, por que vinham buscar o valor maior, e sempre era gaj nho para elles, e prejuiso para o Thesouro. Concluo-pois, dizendo que o Parecer da Commissão deve ser approvado, seja medida de momento ou não, e' medida necessária, e faço votos para que passe como a propõe a Commissão, e quanto á medida que o Sr. Ministro prometteu apresentar da resolução do sy's-tema ficará essa gloria para outro Parlamento '(Muitos apoiados).

O Sr. Botelho (D. Alexandre): — Peço á V. Ex.a que consulte a Camará se a matéria está discutida.

Julgou-se discutida; e foi votado o Projecto da maneira seguinte: — O art. 1.° ficou prejudicado approvando-se a ttmenda offerecida pelo Sr. J. J. de «Mello — O § único foi approvado — O art. £.° foi approvado depois de rejeitada a Emenda do Sr. Xavier da Silva — O art. 3.' foi approvado — O arl.4í." foi approvado depois de rejeitada a Proposta de eliminação do Sr. Xavier da Silva —-finalmente foi approvado o art, ÍK.°

O Sr. Presidente:—A Ordem do Dia para amanhã são trabalhos em Commissões, sem necessidade de abertura de Sessão; e por esta occasiao pondero novamente ás Commissões a necessidade de apresentarem quanto antes os seus Pareceres sobre os diversos negócios que lhes estão affectos, porque acabado o Projecto da Lei Eleitoral, não ha por ora outro de que a Camará se possa occupar. A Ordem do Dia para sexta feira e a continuação da discussão da Lei Eleitoral. Está levantada a Sessão. —Eramqua* tro horas da tarde.

O REDACTOR,

JOSÉ DE CASTRO FREIRE DE MACEDO.

N." 9.

1851.

Presidência do Sr. Rebello Cabral.

'hamada: — Presentes 57.Srs. Depulados. Abertura: — Ao meio dia. Acta: — Approvada sem discussão,

EXPEDIENTE.

UMA REPRESENTAÇÃO. — De 5 Brigadeiros reformados, apresentada pelo Sr. Palmeirim, pedindo a a approvação do Projecto de Lei de 20 de janeiro de 1843, e que depois de approvado se lhes abonem e processem seus soldos pela tarifa de 1814. —• A Commissão de Guerra.

O Sr. Costa Carvalho : — Sr. Presidente, fui en-

carregado pelo Sr. Deputado Joaquim José Falcão de participar a V. Ex.a e á Camará que não podia comparecer á Sessão por incommodo de saúde.
O Sr. Xavier da Silva:—-Sr. Presidente, vou. mandar para a Mesa um Requerimento de differen-tes possuidores de créditos ao Governo em que pedem que sejam contemplados como o foram os rés* pectivos a fornecimentos.