O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

480

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

pto para o qual desejo chamar a attenção do sr. ministro das obras publicas.

Para este fim já ha dias requeri a v. ex.ª que me reservasse a palavra para quando o sr. Ministro estivesse presente, mas provavelmente s. ex.ª, por motivos de serviço, não póde comparecer.

Declaro n'esta occasião que hei de por todos os modos ao meu alcance chamar a attenção de s. ex.ª para este assumpto, não obstante s. ex.ª não o ter desprezado.

Juntamente mando para a mesa um requerimento pedindo esclarecimentos pelo ministerio das obras publicas, e por esta occasião perguntarei a v. ex.ª se me póde informar a respeito de um requerimento que fiz ha quinze dias, pedindo esclarecimentos pelo ministerio da fazenda.

O sr. Secretario (Adriano Machado): — Ainda não vieram os esclarecimentos que pediu, mas em todo o caso eu mando saber á secretaria.

O sr. Rodrigues de Freitas: — Mando para a mesa uma representação dos empregados da repartição de fazenda do Porto, os quaes allegam que os vencimentos que o thesouro lhes paga são inferiores a uma remuneração condigna do serviço que prestam.

Nas circumstancias em que se acha o thesouro sei que não é facil deferir o requerimento d'estes empregados, mas desde que se mandam para esta camara requerimentos de diversos funccionarios, solicitando maior ordenado, entendo que todas as representações devem ser cuidadosamente ponderadas, e nenhuma esquecida, no caso de ser alguma d'ellas attendida, a fim de que a justiça para com uns não se torne em iniquidade para com os outros. Espero, porém, das respectivas commissões que dêem parecer equitativo.

Tambem mando para a mesa uma representação da camara municipal de Caminha, contra a lei de 30 de outubro de 1868, que diz respeito á engenheria districtal, acompanhando assim as vozes de outros municipios do reino.

Peço licença a v. ex.ª para sobre este assumpto fazer breves considerações.

Eu entendo que a engenheria districtal póde prestar grandes serviços nos districtos em que se acha, desde o momento em que for bem organisado; a camara municipal de Caminha representa sómente ácerca das despezas feitas com a engenheria districtal; o do modo por que oneram os concelhos, diz: «Assim que já despendeu a avultada quantia de 578$306 réis, alem de 44$110 réis que pagou pelos estudos feitos n'este seculo no districto de Vianna e não simplesmente no concelho em que os individuos que assignam esta representação, residem; e acrescenta, que comparando isto com os 4 kilometres de estrada, estudados, resulta uma proporção approximada de 155$602 réis por kilometro ou quatro vezes e um quarto mais do que lhe custaria de outra maneira».

O decreto de 30 de outubro de 1869 foi publicado com intenção do reduzir as despezas publicas, comtudo creio que ha n'elle bastantes defeitos e que é preciso corrigi lo quanto antes (apoiados).

Muitas das camaras municipaes do reino tem representado a esta camara, pedindo a alteração das disposições do mencionado decreto, que ainda ha tão poucos annos foi publicado; e os argumentos que nos offerecem os corpos municipaes são realmente valiosos; o que é prova de que as reformas nem sempre são feitas com toda a meditação, o que realmente é muito para lastimar.

Ainda ha pouco o sr. Van-Zeller, em breves palavras (mas que compunham um substancioso discurso), chamou a attenção da camara e do governo para o comprimento da lei de viação municipal; defeito, é de muita vantagem que satisfaçamos as grandes necessidades d'essa viação, as quaes têem sido bastante desprezadas; porém não devemos interpretar as representações das camaras municipaes como sendo contra os proprios individuos que compõem a engenheria districtal, mas sim contra a maneira por que ella se acha organisada, o que é muito differente (apoiados).

(Interrupção do sr. Julio do Carvalhal que se não percebeu.)

Lembremo-nos de que algumas camaras têem gasto avultadas quantias com a viação municipal de outros concelhos do seu districto, sem que um real haja sido empregado na circumscripção que administram; assim conhecem praticamente a desvantagem da centralisação muito melhor do que se as despezas com essas estradas fossem feitas á custa do thesouro nacional; o bom senso as leva a representar contra a propria centralisação no districto; e realmente é injusto e desacertado que em serviços d'esta ordem os gastos em cada municipio não sejam por elle mesmo feitos (apoiados).

Ainda que o sr. ministro do reino e o sr. ministro das obras publicas não se achem presentes, poço a v. ex.ªs que dêem toda a attenção a este negocio da viação municipal, porque elle é digno da solicitude de s. ex.ª e não menos d'esta camara.

Sr. presidente, ha dias o sr. Falcão da Fonseca perguntou que destino se tinha dado a uma representação por s. ex.ª mandada para a mesa, a respeito dos empregados da repartição de contabilidade do caminho de ferro do sul e sueste.

S. ex.ª disse, que a representação tinha sido distribuida ha muito ao sr. Candido de Moraes, porém devo dizer a s. ex.ª que sómente sei que ella ha duas ou tres sessões me foi entregue, e que a examinarei, a fim de o mais breve possivel apresentar o respectivo parecer.

Mando para a mesa as representações, deixando para outro dia fallar sobre outros negocios de que preciso occupar-me.

O sr. Presidente: — A hora está adiantada, vae-se passar á discussão do parecer da commissão de estatistica dado para ordem do dia. Os srs. que tiverem requerimentos a mandar para a mesa podem faze-lo.

O sr. Francisco de Albuquerque: — Eu tinha pedido a palavra sómente para declarar que desejo tomar parte na interpellação annunciada ao sr. ministro do reino ácerca do administrador do concelho de Belem.

O sr. Alcantara: — Mando para a mesa quatorze requerimentos de officiaes do regimento de infanteria n.º 13, que pedem que sejam melhorados os seus vencimentos.

Igualmente envio para a mesa doze requerimentos dos sargentos do corpo de marinheiros da armada, que pedem que seja alterado o disposto no § unico do artigo 9.° do capitulo 2.º do projecto de reforma do referido corpo, marcando se o praso de um anno em logar de dez. Acho justissima esta pretensão, e em occasião opportuna desenvolverei as minhas idéas a este respeito.

O sr. Quintino de Macedo: — Mando para a mesa quatorze requerimentos de officiaes do regimento de cavallaria n,° 8, pedindo melhoria de vencimentos.

PRIMEIRA PARTE DA ORDEM DO DIA

Discussão do seguinte parecer da commissão de estatistica

Senhores. — A vossa commissão de estatistica, tendo examinado a representação da camara municipal de Vouzella, pedindo que ao seu concelho sejam annexadas varias freguezias de outros concelhos, bem como a da freguezia de Serrazes, pedindo que se não attenda á indicação da camara municipal de Vouzella, na parte que diz respeito á annexação da mesma freguezia ao referido concelho; considerando que, pelo decreto com força de lei de 15 de abril de 1869, é ao governo que cumpre resolver os negocios de que tratam as referidas representações, é de parecer que ellas sejam enviadas ao governo, para serem tomadas na consideração que merecem.

Sala da commissão de estatistica, 21 de abril de 1871. = Francisco Joaquim da Costa e Silva = Manuel José Teixeira— = Joaquim Nogueira Soares Vieira = Barão do Salgueiro.