O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(216)

N.º 13. Sessão em 16 de Fevereiro 1849.

Presidencia do Sr. Rebello Cabral.

Chamada — Presentes 72 Srs. Deputados.

Abertura — Aos tres quartos de hora depois do meio dia

Acta — Approvada.

Correspondencia.

Officios. — 1.º Dos Professores da Escóla Veterinaria, enviando alguns exemplares de uma Memoria ácerca da mesma Escóla, para servirem de esclarecimento, quando se tractar do Projecto apresentado na Sessão Legislativa do anno passado, sobre a reforma da dicta Escóla. — Á Secretaria, que mandará distribuir os exemplares na forma do estylo.

2.º Do Sr. Deputado Queiroz Machado, participando, que o seu máo estado de saude o tem impedido de vir tomar parte nos trabalhos da Camara, o que fará apenas lhe seja possivel. — Inteirada.

Representação. — Dos Parochianos da Freguezia de S. João de Almedina da Cidade de Coimbra, apresentada pelo Sr. Mexia, pedindo uma Lei declaratoria da de 16 de Junho de 1848, ou que se auctorise o Governo a applicar os rendimentos das Collegiadas extinctas, para a sustentação dos Parochos, e reparo dos Templos. — Á Commissão Ecclesiastica,

O Sr. Pereira de Mello: — É para mandar para a Mesa os seguintes Pareceres da Commissão de Legislação. (Leu-os, e de cada um delles se dará conta, quando entrarem em discussão.)

O Sr. Presidente: — Como dois destes Pareceres, o primeiro e o terceiro que acabam de ler-se, teem de se imprimir, julgo que a Camara não quererá que se proceda a nova leitura na Mesa: no entanto consulto a Camara.

Decidiu-se a dispensa de nova leitura; mandaram-se imprimir dois dos Pareceres; e o terceiro ficou para se discutir em occasião propria.

O Sr. J. E. Rodrigues da Costa: — Sr. Presidente, mando para a Mesa uma Representação da Camara Municipal do Concelho de Mira, do Districto de Aveiro, pedindo a creação de uma Cadeira de Grammatica Latina na cabeça daquelle Concelho, e outra de Instrucção Primaria na Freguezia da Mamarrosa. É indispensavel, e convenientissima a creação daquellas Cadeiras, por quanto contendo o Freguezia da Mamarrosa uma população de mais de 500 fogos, só a distancia de uma legoa ha uma escóla de primeiras lettras; e a Cadeira de Latim mais proxima fica na Capital do Districto, mais de cinco legoas de distancia.

Peço, pois, que esta Representação seja remettida á Commissão de instrucção Publica.

Ficou para se lhe dar seguimento opportunamente.

O Sr. Corrêa Leal: — Sr. Presidente, de todos os Srs. Deputados, que teem a honra de tornar a palavra nesta Casa, de certo, e sem modestia o digo, eu sou o que menos poderia tomar sobre mim similhante encargo, porque nem confio nas minhas luzes, nem na minha illustração: todavia, Sr. Presidente, é bastantemente custoso, que as poucas palavras, que aqui pronuncio, quando tomo a liberdade de fallar, se me transtornem. Hontem levantei aqui a minha voz, a Camara sabe o assumpto de que me occupei, e por isso não quero cançar a sua attenção, repetindo-o; mas hoje vou lançar os olhos ao Extracto da Sessão, e vejo completamente transtornado o que aqui disse, e para não deixar a Camara em duvida da verdade, vejam a incorrecção (Leu.)

Não quero ler mais; toda a Camara conhecerá, se isto é um Extracto: como podem as pessoas, que veem isto, dizer se foi do Deputado, ou se foi do Extractor? Mas, Sr. Presidente, aquillo, que eu mandei pela minha lettra para a Mesa, que foi aquella minha Proposta, não sei se a escrevi bem, nem se a escrevi mal; mas tomo sobre mim a responsabilidade do que escrevi; essa mesma Proposta vem alterada: por consequencia, Sr. Presidente, tem-se aqui fallado muitas vezes sobre este assumpto, e é necessario que se tome alguma providencia a este respeito: um Deputado, que tem o desfavor de ser pouco ajudado pelas suas faculdades, e pela sua illustração, ao menos nessas poucas vezes em que falla, não tenha mais a desgraça de se ver assim copiado.

Portanto peço a V. Ex.ª para que proveja de remedio a similhante cousa; e peço tambem, que esta errata da minha Proposta, se mande inserir no Diario.