O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(225)

to profundamente, que o art. 63.º da Carta não esteja reformado, como devêra ser na conformidade della. Voto consequentemente pela eleição indirecta, porque não posso de outra sorte salvar a letra expressa do artigo constitucional. Sr. Presidente, permitta-me a Camara recordar-lhe, que o Delicano tirando o sangue do proprio peito para alimentar seus filhos com a letra — Pela Lei e pela Girei — era a Divisa d'El-Rei D. João II. Seja esta a nossa divisa na observancia da Carta, como o foi na sua Restauração. Sr. Presidente, conta-se, que Democles promulgara uma Lei com pena de morte contra os que fossem armados á praça publica; que um dia, descuidando-se, e desapercebendo-se nella elle mesmo apparecera armado; e que interrogado porque elle mesmo violava a Lei, que proprio promulgara, respondeu — eu

Vou confirma-la, e arrancando da espada matou-se. Sr. Presidente, exemplos de rigidez na observancia da Lei em velhos tempos ha muitos; tocava ella em fanatismo: hão de ser sempre menos os inconvenientes, que hão de nascer deste fanatismo, embora extremo vicioso, do que aquelles, que procedem, e são irremediaveis, deste cynismo, digamos assim, que em nossos dias muitas vezes se ostenta ácerca da execução da Lei. (Vozes: — Muito bem, muito bem, excellentemente.).

O Sr. Presidente: — A Ordem do Dia para ámanhã é a continuação da mesma de hoje. Está levantada a Sessão. — Eram quatro horas da tarde.

O 1.º Redactor,

J. B. GASTÃO.