O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 268. )

<_3o de='de' depois='depois' tractando='tractando' do='do' estava-se='estava-se' minoria.='minoria.' discussão='discussão' era='era' maioria='maioria' parecer='parecer' votarmos='votarmos' queeslava='queeslava' vou='vou' pois='pois' modo='modo' propor='propor' _='_' primeiro='primeiro' á='á' e='e' vamos='vamos' negocio='negocio' aisso='aisso' o='o' p='p' eu='eu' este='este' melhor='melhor' votação='votação' já='já' tag0:_='uows.:_' da='da' dia='dia' xmlns:tag0='urn:x-prefix:uows.'>

O Sr. Pestana .— Sr. Presidente, eu direi á Camará, que depois do que se tem passado, seria bom dar repouso aos nossos espíritos, e seria melhor guar-

dar isso para amanhã, porque a maior parte dos Srs. Deputados, ou todos estão rançados, e pode-,mós ir fazer uma votação precipitada (apoiados); peço pois que se dê a Sessão por acabada (Apoiados).

ó Sr. Presidente: — Então a ordein do dia para amanhã e esta votação, e a Lei do Censo. Está levantada a Sessão. Eram quasi 6 horas da tarde.

^Presidência do Sr. Pinto de Magalhães.

r _ v

.bertura — A unia liora e três quartos. Chamada—Presentes 92 Srs. Deputados. Acta — A.pprovada.

CORRESPONDÊNCIA.

Camará dos Senadores. — Officio acompanhando a relação dos Senadores q^ie em Sessão de 17 do corrente foram; d eitos;,pá rã oecupar os cargos da Mesa d'aquella Camará, sendo os seguintes : Previdente— D-iique de Palmella; Vice Presidente — Patriarcha Eleito; Secretários — Pòlycarpo Jo?« Machado, e 'Conde de Mello; e F'ice-Secretários

— José Cordeiro Feytf, e José Teixeira d'Aguilar.

— Jnteirada.

Ministério da Marinha e Ultramar. — Officio acompanhando' uma proposta de lei para se conceder uma pensão á Baroneza de Sabroso, viuva do Barão do mesmo titulo.— A" Çommissáode Fazenda.

Dito,, acompanVndo o requerimento de Igna-çlo Caetano, Contra-mestre graduado da Officina de-Entalhadores do Arsenal da Marinha, em que pede que os seus vencimentos lhe sejam diariamente . contados, desde que foi admittido a frer quentar a, Academia das Bellas Artes de Lisboa.

— »/í'- Comrnissão de Marinha.

Dito , acompanhando os requerimentos de Pedro Luiz da Cruz, Porteiro de fora da Secretaria çTEstado dos Negócios da Marinha e Ultramar, e de José' Joaquim Pereira de Sampaio, Continuo da mesma Secretaria, os quaes pedem , que seus ordenados sejam augcnentados. ~ A"1 mesma Com-missão. , - - - .

, Dito j .acompanhando á cópia do Decreto de26 de Maio-último, pelo qual Sua Magestade a Rainha Houve por bem Reformar p Vice-Almirante, Visconde da Piedade (Roze G-ewge Sertorius) no mesmo Poslp de Vice-Almirante, com o soldo por inteiro, .desde a data nelle declarada, ficando esta Graça dependente da apprpyação das Cortes. — A"

mesma.

Dito i propondo que seja admittido no Collegio Militar o filho.do Guarda Marinha, João Cezario Cardozo, fallecido a bordo da Corveta,D. João 1." —• A\ mesma.

Ministério da Guerra.,~ Officio , participando que todos os documentos concernentes ao pagamento que reclama D. Manoel Ximenes Gomes., foram remettidos dTaquelle Ministério ao .Inspector lieral Vo Besouro ^uÍDíiíco em" ulíimo. — Inteirada.. .....,-

Ministério da Fazenda. — Officio acompanhando a cópia aulhentica da informação da Contadoria •do Theâouro Publico, relativamente aos motivos porque ainda se não pode satisfazer com os esclarecimentos pedidos pelo Sr. Barão de Leiria, sobre a appíicação dada a certa somma depositada em cofre na Comarca de Barcellos, proveniente de um imposto destinado positivamente para as despezas dos encanamentos do Rio Cávado. — 'Na Secretaria.

Dilo, satisfazendo á indicação do Sr. Deputado Francisco Corrêa de Mendonça, relativamente a todos os Bens Nacionaes existentes no Algarve, com declaração dos que tern sido pedidos pelas Camarás e outras Corporações para estabelecimentos públicos. — Inteirada.

Ministério dos Negócios Ecclesiastico* e de Justiça, — Officio em resposta a outro que em 13 do corrente lhe' fora dirigido da Camará dos Deputados, em que se pediam as cópias dos actos de-missorios d'aquelle Ministério, a que alludio hò seu discurso o Sr. Ministro da 'Justiça , e as informações e quaesquer papeis que servissem de fundamento; declarando que e' necessário saber espe» ciíicamente os esclarecimentos uúe se pedem para poder satisfazer ao mesmo requerimento.

O Sr. Secretario: — Vai á Cotnmissão de Infracções.

O Sr. Sousa Azevedo: — Parece- tne que esse Officio e' em consequência de um requerimento do Sr. Deputado pela Guarda , e não ern consequência de requisição, que fizesse a Co m. missão de Infracções; e então deve ficar na Secretaria para o Sr. Deputado o examinar: o requerimento, que aqui apresentei por parte da Cornmissão de Infracções, foi já satisfeito e existem na Cornmissão os documentos, 'que o Sr. 'Ministro da Justiça enviou. , . '

,O Sr. José Alexandre de Campos: —Desejava ser informado da integra do Officio.

c (Leu-se.).

.O Orador continuando: — Creio que no requeri-m.ento não se pediam esclarecimentos alguns, se não a cópia dos actos demissorios , e os esclarecimentos, que o Governo quizesse dar a esse res-

peito.

O Sr. Ministro da Justiça: — Srr Presidente, o

Officio-, que foi dirigido por esta Camará ao Ministério da Justiça , pedia, que eu mandasse os

actos demissorios, e as informações , que a elles

.tinham dado logar, sobre as quaes- eu tinha feito