O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[934]

Para Ignacio da Costa Quintela.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - As Cortes ordenão que lhes sejão transmittidas informações sobre o conteudo no incluso requerimento de Antonio Gregorio de Freitas, e Lourenço do O', primeiros tenentes da armada empregados no serviço das Galeotas Reaes. O que V. Exca. levará ao conhecimento de Sua Magestade.

Deus guarde a V. Exca. Lisboa Paço das Cortes 21 de Fevereiro de l823. - João Baptista Felgueiras.

SESSAO DE 22 DE FEVEREIRO.

ABERTA a sessão, sob a presidencia do Sr. Freire, leu-se a acta da antecedente, e foi approvada.

O Sr. Borges Carneiro offereceu a seguinte declaração de voto, que se mandou inserir na acta. "Declaro que votei ontem contra a decisão de haverem os Deputados de pagar os papeis que os cidadãos lhe remettem pelo correio."
Passou o Sr. Secretario Felgueiras a dar conta do expediente, e mencionou:

1.º Uma participação da installação da camara da villa de Santa Cruz da Madeira; de que as Cortes ficárão inteiradas, e se mandou fazer menção honorosa da felicitação que por esta occasião dirige.

2.º Uma representação do tenente coronel de caçadores, José de Sá Carneiro Pereira de Castro, pedindo se lhe acceite, e se mande imprimir a traducção que lhe fez do ensaio sobre tropas ligeiras do do Conde du Hesme, general do exercito francez, revertendo o seu producto em favor do thesouro; a qual representação se mandou á Commissão de instrucção publica, para que á vista da obra, sendo-lhe apresentada, possa interpor o seu parecer.

O Sr. Borges Caneiro apresentou um volume da colecção do jornal intitulado. O Patriota Funchalense, offerecida pelo seu autor, o qual volume foi mandado para a livraria das Cortes.

Procedeu-se á verificação dos Srs. Deputados presentes, e se achárão 102, faltando sem causa motivada os Srs. Silveira Pinto, Bettencourt, e Borges Leal: e por doentes os Srs. Gomes Ferrão, Borges de Barros, Innocencio Antonio de Miranda, Oliveira e Sousa, Correia de Lacerda, Manoel de Macedo, Rodrigues Bandeira; e os Srs. Gonçalves Ramos, e Domingos da Conceição, que participárão não poderem assistir por causa de molestia.

Passando-se á ordem do dia para que havia sido dada a continuação da discussão do orçamento da receita dos Ministros do Reino, e da fazenda, e introduzidos na sala os dois Ministros respectivos com as formalidades do costume, entrárão em discussão as seguintes verbas.

N.º 1.

MINISTERIO DOS NEGOCIOS DO REINO.

Receita.

[Ver tabela na imagem]

N.B. Neste rendimento total não se póde orçar a importancia das tomadias por serem incertas.