O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(278)

melhor que V. Ex.ª sabe que elle offerece difficuldades — que não é de facil e prompta execução — e por isso não póde ser arguida a Commissão por não o ter ainda resolvido definitivamente. E por esta occasião devo declarar a V. Ex.ª, que eu nunca argui a Mesa pelo que diz respeito a Extractos, antes me limitei sempre a pedir-lhe que désse algumas providencias atai respeito. Ora o que é certo, e que tendo sido a Mesa auctorisada com uma certa somma para prover sobre este objecto, e isto ha mais de oito mezes, e não o lendo decidido nesse tempo, não admira que a Commissão o não tenha resolvido em quinze dias. Porém a Commissão ha de apresentar em breve o» seus trabalhos, que se não são completos, ao menos hão de concorrer alguma cousa para que nos Extractos haja mais exactidão: talvez aqui sejam presentes d'entre de dois ou tres dias.

O Sr. Presidente: — A Mesa foi auctorisada com um Credito, mas não basta só a auctorisação do Credito. (Apoiados) A Mesa não tem tido fundos nenhuns para este objecto, nem mesmo para as publicações ordinarias rio Expediente; e a tal respeito terá talvez de suscitar brevemente alguma providencia da Camara. Por consequencia que importa que a Camara votasse um Credito, se a Mesa não tinha effectivamente o dinheiro para remediar estes inconvenientes... (Apoiados)

O Sr. Lacerda (Antonio): — O nobre Deputado que primeiro fallou em Extractos, referiu-se a um Discurso, que vem publicado com mais extensão no Diario do Governo de hontem. E na verdade bastante ardua a asserção do illustre Deputado, quando disse que esse Discurso linha sido trazido escripto para a Camara; causou-me, confesso, não pequena admiração o que S. S.ª aventurou tão de leve: não seguirei o illustre Deputado para esse campo, e só lhe direi, que se á sua affirmativa eu oppozesse sómente uma negativa formal, não haveria na Camara mais rasão para acreditar um do que outro. (Apoiado) Perguntarei ao nobre Deputado, que provas teve para aventurar o que disse? (Apoiados), Viu por ventura o nobre Deputado esse Discurso escripto no tempo a que se referiu? E se não viu, para que é vir dizer aqui na Camara que este Discurso já estava escripto? (Apoiados.) Sr. Presidente, sinto deveras que se falle desta maneira em objectos destes; e sinto-o tanto mais, quando palavras inconsideradas partem d'um Amigo meu. (Apoiados)

Mas, Sr. Presidente, eu vou contar o que houve a este respeito, e conto-o com toda a lealdade e franqueza que costumo. Tendo-me mostrado sentido, porque no dia antecedente tendo eu fallado mais de um quarto de hora, apenas apparecessem no Diario quatro palavras, quatro palavras que não significavam, senão que eu tinha fallado no objecto que se discutiu, a pessoa a quem referi esta circumstancia respondeu-me, que se queria evitar que na seguinte Sessão se desse a mesma circumstancia, ella não teria duvida em me confiar as notas do extracto para eu as revêr, e foi assim, e em resultado d'isto, que o Extracto appareceu um pouco mais Extenso, e não em virtude de nenhuma outra circumstancia. Se fosse necessario invocar o testimunho d'alguem (Não é, não é) eu invocaria o dos Srs. Tachigraphos. Ora, Sr. Presidente, depois do que singellamente tenho exposto, não verá o illustre Deputado n fdta de razão das suas palavras? (Apoiados)

Agora pelo que toca a uma tal sociedade dos Savants cuja existencia ignoro; direi ao nobre Deputado, que apezar de motejada por S. S. desejaria muito pertencer-lhe, se me considerasse com meritos para isso. Se o illustre Deputado se refere a outras Sociedades, a que tenho muita honra em pertencer, só direi que ellas estão superiores a apodos; e que se muito pouco as frequento, é porque reconheço a mingoa das minhas fôrças, e pouco ou nada que com as minhas luzes posso coadjuvar os meus consócios, a quem embora como molejo chamem Savants... Sr. Presidente, não irei mais adiante neste terreno, porque elle podia tornar-se um pouco desagradavel. (Apoiados) E a mim repugna-me tal campo. Sinto, repito, que se tivessem apresentado asserções de tal ordem, (Apoiados) e que,... mais nada d:rei a este respeito»

O Sr. Pereira de Mello: — Sr. Presidente, eu pedi a palavra para dar uma Explicação, e nada mais. A susceptibilidade nesta Casa vai chegando a um gráo tal, que o Deputado quasi que se vê nas circumstancias de não poder fallar: m não disse que o nobre Deputado pertencia á Sociedade dos Savants; o que disse foi que Eu não lhe pertencia, e de dizer isto a dizer que o nobre Deputado lhe pertencia, vai uma distancia immensa. (Apoiados) Quanto aos mais notei a circumstancia da>extensão do Discurso para em vista della chamar a attenção da Camara, e da Meza, a fim de adoptar algum meio, pelo qual fizesse desapparecer uma desigualdade de similhante natureza.

O Sr. Gorjão Henriques: —;Sr. Presidente, eu pedi a palavra para repetir o que já disse n'uma occasião identica. Fui nomeado para uma Commissão Especial que deve apresentar alguns trabalhos a respeito deste objecto, porém eu votei contra essa Commissão; e votei por muitos motivos, sendo talvez o principal, o modo como esta materia se tracta nos Periodicos: desde que eu vi que já no Diario, já n'outros Jornaes os Discursos veem alli escriptos d'uma maneira mais bella que eu não ouvi nesta Casa, e acompanhados dos competentes — Repetidos apoiados, muito bem, excellentemente, apoiadas geraes, etc — (Riso) Eu, Sr. Presidente, sou homem que nunca mandei Discursos escriptos, nem Extractos, mandam-me ás vezes as notas dos meus Discursos, e como os não revejo, porque tenho pouco anímo para revêr aquillo que esta mal descripto, lá apparece no Diario da Camara a nota de que não restitui o meu Discurso.

Conheço que a respeito do objecto em questão, ha muitas difficuldades; sem grandes recursos, sem se impôr responsabilidade a quem esta encarregado deste trabalho, ou talvez sem um privilegio exclusivo, entendo que se não póde fazer nada. (Apoiados)

Os dois nobres Deputados que fazem parte da Commissão Especial, têem a seu cargo ver o que cumpre fazer a tal respeito; e, Sr. Presidente, não basta só vir aqui fazer arguições, é preciso que quem vem notar defeitos a respeito do que se faz, offereça logo os meios de remediar esses defeitos. (Apoiados) O Sr. Palmeirim: — Sr. Presidente, a Commissão das Estradas que foi nomeada este anno, constituiu-se com o numero de cinco de seus Membros, e elegeu para seu Presidente o Sr. Deputado Eusebio Candido, para Relator o Sr. Deputado Fontes de Mello, e para Secretario a mim.