O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 18.

SESSÃO DE 25 DE FEVEREIRO DE 1857.

PRESIDENCIA DO SR. JOAQUIM FILIPPE DE SOURE.

Joaquim Gonçalves Mamede.

Antonio Pequito de Seixas e Andrade.

Chamada — Presentes 69 srs. deputados.

Entraram durante a sessão — os srs. D. Antonio da Costa, Avila, Breyner, Sousa e Menezes, Pinto de Albuquerque, Antonio de Serpa, Veiga, Rodrigues Cordeiro, Xavier da Silva, Barão das Lages, Bartholomeu dos Martyres, B. F. da Costa, Bernardo de Serpa, Pereira Garcez, Cyrillo Machado, Pegado, Zuzarte, Almeida Pessanha, Roboredo, Sousa Machado, Honorato Ferreira, Pinto de Magalhães, Sousa Pinto Basto, Ferreira Pinto Basto, José Guedes, Banha, Luciano de Castro, J. M. de Abreu, Casal Ribeiro, Carvajal, Mello Gouveia, Teixeira de Queiroz, Mendes Leite, Romeiro da Fonseca, Placido de Abreu, Jacome Correia, Menezes Pita, Rodrigues Leal e Thomás de Carvalho.

Faltaram com causa justificada — os srs. Mello e Carvalho, Barata, Vivião Pessanha, Garcia Peres, Cunha Pessoa, Faustino da Gama, Francisco Carvalho, Coelho do Amaral, Alves de Sá, Delorme Colaço, Silvestre Ribeiro, Matoso, Passos (Manuel), Marianno de Souza, Osorio de Figueiredo e Coelho de Carvalho.

Faltaram sem causa conhecida — os srs. Sá Nogueira, Antonio Emilio Brandão, Cunha e Sá, Serzedello, Fontes Pereira de Mello, Castro Guedes, Possolo de Sousa, Sant'Anna e Vasconcellos, Judice Samora, J. J. da Cunha, J. J. de Matos, Rebello da Silva e Nogueira Soares.

Abertura — ao meio dia.

Acta — approvada.

DECLARAÇÕES.

1.ª — Do sr. B. Coelho do Amaral, de que o sr. Francisco Coelho do Amaral falta á sessão de hoje e talvez a mais algumas por incommodo de saude.

A camara ficou inteirada.

2.ª — Do sr. Seixas e Vasconcellos, de que o sr. Cardoso Barata não póde comparecer á sessão de hoje e talvez a mais algumas por motivo de molestia.

A camara ficou inteirada.

3.ª — Do sr. Ferrer, de que o sr. Coelho de Carvalho tem estado doente e por isso não póde comparecer ás duas ultimas sessões, nem á de hoje e talvez que a mais algumas.

A camara ficou inteirada.

4.ª — Do sr. Abranches, de que o sr. Maximiano Osorio não comparece á sessão de hoje e a mais algumas por incommodo de saude.

A camara ficou inteirada.

5.ª — Do sr. conde de Samodães, de que a commissão de guerra nomeou o sr. Barros e Sá para seu delegado perante a commissão de fazenda.

A camara ficou inteirada.

CORRESPONDENCIA.

Officios.

1.° — Do ministerio das obras publicas, participando que foi requisitada do governador civil do Funchal a copia da memoria do brigadeiro Oudinot sobre o encanamento das ribeiras da cidade do Funchal e arborisação das serras e encostas da ilha da Madeira, para satisfazer ao requerimento da commissão de agricultura d'esta camara.

Á commissão de agricultura.

2.° — Do mesmo ministerio, dando os esclarecimentos pedidos pelo sr. Trindade Sardinha, relativos á construcção e despeza feita com a estrada do Porto do Alamar no Tejo ao concelho de Gavião.

Para a secretaria.

Representação.

Dos escrivães do primeiro districto criminal do Porto, pedindo que se lhe estabeleça um vencimento certo, visto os tenues emolumentos que percebem.

Á commissão de legislação.

Expediente

A QUE SE DEU DESTINO PELA MESA.

Requeiro que se peça, com urgencia, ao governo, pelo ministerio das obras publicas, um mappa de toda a despeza feita com a construcção da estrada do Carregado a Coimbra, classificando essa despeza pelo seguinte modo:

1.° A que se fez antes da administração do sr. Fontes, e quantos metros correntes de estrada produziu.

2.° A que se fez durante essa administração, e quantos metros correntes produziu.

3.° A que se tem feito depois, quer na conclusão de algumas obras de arte, quer nos pontos em que se alterou ou emendou o traçado primitivamente adoptado.

4.° As secções em que se dividiu a estrada sob a administração e fiscalisação dos differentes engenheiros que superintenderam n'ella, quantos metros correntes couberam a cada uma d'essas secções, e qual a cifra de despeza que corresponde a cada metro corrente.

5.° Quanto resta ainda por pagar d'esta obra aos differentes empreiteiros, fornecedores, expropriados e operarios,

Vol. II—Fevereiro—1857

18