O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 6 DE MARÇO DE 1884

Presidencia do ex.mo sr. Luiz Frederico de Bivar Gomes da Costa

Secretarios- os ex.mos srs.

Francisco Augusto Florido de Monta e Vasconcellos

Augusto Cesar Ferreira de Mesquita

SUMMARIO

Dá-se conta de officios: do ministerio da marinha, devolvendo informado o requerimento de D. Thereza da Silva Pessanha; de D. Maria Augusta do Carmo Simões, agradecendo o voto de sentimento pela morte de seu irmão o dr. Augusto Filippe Simões; do ministerio da fazenda, devolvendo informado o projecto de lei n.° 2-E. - Dá-se tambem conta de um telegramma do sr. Pedro Franco ao sr. presidente, declarando que, por motivo de doença, não lhe fôra possivel acompanhar a deputação para que fora nomeado. - Mandou uma nota de interpellação para a mesa o sr. Teixeira de Sampaio. - O sr. Guedes Bacellar requereu para tomar parte n'esta interpellação.-Mandaram representações os srs. Figueiredo Mascarenhas Sousa Cavalheiro e Fonseca Coutinho.- Apresentaram requerimentos de interesse publico os srs. Gonçalves de Freitas e Mariano de Carvalho, e de interesse particular os srs. Custodio Borja e Barbosa Centeno.-- Enviaram pareceres: o sr. Antonio José d'Avila, por parte da commissão de guerra; o sr. Avellar Machado, por parte da commissão de obras publicas; o sr. Carrilho, por parte da commissão de fazenda; o sr. Luiz Lencastre, por parte da commissão de administração. - Instaram pela remessa de informações que tinham requerido, os srs. Santos Viegas e Agostinho Lucio.- Justificaram faltas os srs. Francisco de Campos, Pedro Guedes, Affonso Pequito, Ferreira de Mesquita, Mariano de Carvalho, Teixeira de Sampaio, Gomes Barbosa, por si, e por parte do sr. Borges de Faria; Fontes Ganhado, por parte do sr. Manuel Pedro Guedes; Agostinho Lucio por parte do sr. Firmino Lopes; D. Luiz da Camara por parte do sr. Côrte Real.
Na ordem do dia continuou a discutir se a generalidade do projecto n.º 9, reforma eleitoral, occupando a tribuna, e fallando durante as tres horas da sessão, respondendo aos differentes oradores, o sr. Augusto Fuschini, relator, que já, tinha ficado com a palavra da sessão antecedente.

Abertura- Ás duas horas da tarde.

Presentes á chamada - 51 srs. deputados.

São os seguintes: - Abilio Lobo, Lopes Vieira, Agostinho Lucio, Agostinho Fevereiro, Alberto Pimentel, Sousa e Silva, Azevedo Castello Branco, A. J. d'Avila, Santos Viegas, Neves Carneiro, Trajano, Zeferino Rodrigues, Barão de Ramalho, Sanches de Castro, Conde de Thomar, Custodio Borja, Mouta e Vasconcellos, Francisco de Campos, Gomes Barbosa, Guilherme de Abreu, Freitas Oliveira, Jeronymo Osorio, J. A. Pinto, Brandão e Albuquerque, Scarnichia, Gualberto da Fonseca, Ribeiro dos Santos, Sousa Machado. J. J. Alves, Teixeira de Sampaio, Novaes, Elias Garcia, José Frederico, Figueiredo Mascarenhas, Brandão de Mello, Sousa Monteiro, José de Saldanha (D.), Pereira de Mello, Pinto Leite, Luciano Cordeiro, Luiz de Lencastre, Gonçalves de Freitas, Luiz de Bivar, Luiz da Camara (D.), Manuel de. Arriaga, Correia de Oliveira, Silva e Matta, Bacellar, Miguel Dantas, Barbosa Centeno e Baracho.

Entraram durante a sessão os srs.: - Sousa Cavalheiro, Moraes Carvalho, A. J. Teixeira, Cunha Bellem, A. M. de Carvalho, Fontes Ganhado, Pereira Carrilho, Sousa Pinto de Magalhães, Sieuve de Seguier, Ferreira de Mesquita, Fuschini, Fonseca Coutinho, Castro e Solla, Bernardino Machado, Cypriano Jardim, Emygdio Navarro, Filippe de Carvalho, Wanzeller, Illidio do Valle, Rodrigues da Costa, João Ferrão, Ponces de Carvalho, Avellar Machado, Dias Ferreira, Gonçalves dos Santos, Rosa Araujo, José Luciano, Manuel d'Assumpção, Mariano de Carvalho, Miguel Candido, Pedro Correia, Pedro Roberto, Pedro Martins, Rodrigo Pequito, Tito de Carvalho, Visconde de Balsemão, Visconde de Porto Formoso, Visconde de Reguengos e Visconde do Rio Sado.

Não compareceram á sessão os srs.: - Adolpho Pimentel, Sarrea Prado, Pereira Côrte Real, A. L da Fonseca, Potsch, Pereira Leite, Castilho, Caetano de Carvalho, Brito Côrte Real, Conde da Foz, Conde do Sobral, Diogo de Macedo, Sousa Pinto Basto, Hintze Ribeiro, Estevão de Oliveira, Severim de Azevedo, Firmino João Lopes, Fortunato das Neves, Gomes Teixeira, Francisco Patricio, Correia Arouca, Palma, Silveira da Motta, Costa Pinto, Franco Frazão, Ferreira Braga, J. A. Gonçalves, J. A. Neves, José Bernardino, Borges Pacheco, Ferreira Freire, Teixeira de Queiroz, J. M. Borges, J. M. doa Santos, Vaz Monteiro, Julio de Vilhena, Lourenço Malheiro, Luiz Palmeirim, Rocha Peixoto, M. J. Vieira, Aralla e Costa, Pedro Guedes, Graça, Marçal Pacheco, Guimarães Camões, Miguel Tudella, Pedro Franco, Pedro Diniz, Visconde de Alentem, Visconde da Ribeira Brava e Wenceslau Pereira Lima.

Acta. - Approvada sem reclamação.

EXPEDIENTE

Officios

1.º Do ministerio da fazenda, devolvendo informado o projecto de lei n.° 2-E.
Á commissão de fazenda.

2.° Do ministerio da marinha, devolvendo informado o requerimento de D. Thereza da Silva Pessanha, viuva do capitão tenente, João Francisco de Mello Breyner.
Enviado á commissão de marinha, ouvida a de fazenda.

3.° De D. Maria Augusta do Carmo Simões, agradecendo á camara o voto de sentimento mandado lançar na acta das suas sessões pela morte de seu irmão, o dr. Augusto Filippe Simões.
Inteirada.

Telegramma

Ex.mo presidente da camara dos deputados.-Rua da Escola Polytechnica, 19, Lisboa. - Por motivo de doença não me é possivel acompanhar a deputação para que tive a honra de ser nomeado. = Pedro Franco.

REPRESENTAÇÕES

l.ª Da camara municipal do concelho de Monchique, districto de Faro, pedindo auctorisação para applicar réis 6:000$000 dos fundos de viação municipal á construcção de edificios adequados para escolas, de instrucção primaria nas tres freguezias do concelho.
Apresentada pelo sr. deputado Figueiredo Mascarenhas.

2.ª Da camara municipal do concelho de Arronches, districto de Portalegre, pedindo para applicar 400$000 réis dos fundos de viação municipal á compra de candeeiros para a illuminação publica.
Apresentada pelo sr. deputado Fonseca Coutinho e enviada á commissão de obras publicas.

3.ª Dos escrivães do juizo de direito da comarca de Serpa, sobre o modo pouco regular por que no ministerio da fazenda se procede á lotação dos seus officios.
Apresentada pelo sr. deputado Sousa Cavaleiro, e enviada á commissão de fazenda, ouvida a de legislação civil.
41