O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 9 DE MARÇO DE 1888

Presidencia do exmo. sr. José Maria Rodrigues de Carvalho

Secretarios - os exmo. srs.

José da Cunha Eça de Azevedo
Francisco de Almeida

SUMMARIO

Participa o sr. presidente que a grande deputação encarregada de felicitar Sua Magestade El-Rei pelas suas melhoras cumpríra a sua missão, sendo recebida por Sua Magestade com a sua costumada affabilidade, e agradecendo em termos os mais affectuosos esta prova de respeito e consideração da camara. - O si ministro dos negocios estrangerios participa haver recebido da legação portugueza em Berlim um telegramma, confirmando a noticia de que Sua Magestade o Imperador da Allemanha havia fallecido hoje ás oito horas o meia da manhã, e faz o elogio do illustre finado. - O sr. presidente, interpretando os sentimentos da camara, propõe, entre os apoiados d'esta, que na acta se consigne um voto de profundo sentimento por este lamentavel successo. E como testemunho de respeito á memoria d'aquelle augusto monarcha e das suas altas qualidades, propõe tambem que se levante a sessão, dando conhecimento d'este lacto ao ministro da Allemanha n'esta côrte. Estas propostas foram approvadas com apoiados geraes da assembléa. Por ultimo, ponderando que a sessão parlamentar estava muito adiantada, e os trabalhos atrazados, pede aos srs. deputados a fineza de comparecerem de (...) em diante ás duas horas da tarde, que é a hora regulamentar da abertura da sessão.

Abertura da sessão - Ás duas horas e tres quartos da tarde.

Presentes á chamada 55 srs. deputados. São os seguintes : - Alfredo Brandão, Antonio Villaça, Antonio Maria de Carvalho, Jalles, Simões dos Reis, Santos Crespo, Miranda Montenegro, Augusto Ribeiro, Barão de Combarjúa, Bernardo Machado, Madeira Finto, Almeida e Brito, Fernandes Vaz, Frederico Arouca, Sá Nogueira, Pires Villar, João Pina, Cardoso Valente, Franco de Castello Branco, Izidro dos Reis, João Arroyo, Teixeira de Vasconcellos, Correia Leal, Silva Cordeiro, Joaquim da Veiga, Simões Ferreira, Jorge de Mello (D.), Amorim Novaes, Pereira de Matos, Eça do Azevedo, Abreu Castello Branco, Vasconcellos Gusmão, José de Napoles, José Maria de Andrade, Rodrigues de Carvalho, José de Saldanha (D.), | Julio Pires, Julio de Vilhena, Poças Falcão, Luiz José Dias, Bandeira Coelho, Manuel Espregueira, Brito Fernandes, Martinho Tenreiro, Miguel da Silveira, Miguel Dantas, Pedro Monteiro, Pedro de Lencastre (D.), Pedro Victor, Visconde de Silves e Consiglieri Pedroso.

Entraram durante a sessão os srs.: - Albano de Mello, Alves da Fonseca, Hintze Ribeiro, Augusto Pimentel, Francisco Beirão, Candido da Silva, Rodrigues dos Santos, Dantas Baracho e Estrella Braga.

Não compareceram á sessão os srs.: - Moraes Carvalho, Serpa Pinto, Mendes da Silva, Alfredo Pereira, Anselmo de Andrade, Sousa e Silva, Antonio Castello Branco, Baptista de Sousa, Campos Valdez, Antonio Candido, Oliveira Pacheco, Antonio Centeno, Ribeiro Ferreira, Antonio Ennes, Gomes Neto, Pereira Borges, Guimarães Pedrosa, Tavares Crespo, Moraes Sarmento, Mazziotti Fontes Ganhado, Pereira Carrilho, Barros e Sá, Augusto Fuschini, Victor dos Santos. Lobo d'Avila, Conde de Castello de Paiva, Conde de Fonte Bella, Conde de Villa Real, Eduardo de Abreu, Eduardo José Coelho, Elvino de Brito, Elizeu Serpa, Emygdio Julio Navarro, Góes Pinto, Estevão de Oliveira, Feliciano Teixeira, Mattoso Santos, Fernando Coutinho (D.), Freitas Branco, Firmino Lopes, Francisco de Barros, Castro Monteiro, Francisco Mattoso, Francisco Machado, Francisco do Medeiros, Francisco Ravasco, Lucena o Faro, Soares de Moura, Severino de Avellar, Gabriel Ramires, Guilherme de Abreu, Guilhermino de Barros, Sant'Anna e Vasconcellos, Casal Ribeiro, Baima de Bastos, Souto Rodrigues, Dias Gallas, Santiago Gouveia, Menezes Parreira, Vieira de Castro, Sousa Machado, Alfredo Ribeiro, Alves Matheus, Oliveira Valle, Joaquim Maria Leite, Oliveira Martins, Jorge O'Neill, Alves do Moura, Avellar Machado, Ferreira Galvão, Barbosa Colen, José Castello Branco, Ferreira de Almeida, Dias Ferreira, Ruivo Godinho, Elias Garcia, Laranjo, Pereira dos Santos, Figueiredo Mascarenhas, Guilherme Pacheco, Ferreira Freire, Alpoim, Barbosa de Magalhães, Oliveira Matos, José Maria dos Santos, Simões Dias, Pinto Mascarenhas, Santos Moreira, Santos Reis, Abreu e Sousa, Julio Graça, Lopo Vaz, Mancellos Ferraz, Vieira Lisboa, Manuel d'Assumpção, Manuel José Correia, Manuel José Vieira, Pinheiro Chagas, Marcai Pacheco, Marianno de Carvalho, Marianno Prezado, Matheus de Azevedo, Sebastião Nobrega, Vicente Monteiro, Visconde de Monsaraz, Visconde da Torre e Wenceslau de Lima.

Acta - Approvada.

O sr. Presidente: - Participo á camara, que a grande deputação encarregada de felicitar Sua Magestade El-Rei pelas suas melhoras cumpriu hontem a sua missão.
Sua Magestade recebeu-a com a sua costumada affabilidade e agradeceu nos termos mais affectuosos esta prova de respeito e dedicação da camara.
O sr. Ministro dos Negocios Estrangeiros (Barros Gomes): - O governo recebeu da legação de Sua Magestade em Berlim um telegramma confirmando officialmente a noticia que o soberano do grande imperio allemão, o fundador da unidade germanica, acabava de se extinguir.
Esta manhã, ás oito horas e meia, terminou aquella vida tão gloriosa e sujeita a tão grandes vicissitudes; aquella vida que, tendo começado no meio da depressão, do abatimento da patria prussiana, acabou no meio da gloria, da grandeza e das prosperidades do poderoso imperio allemão, renovando sob uma fórma moderna as tradições d'aquelle grande povo, realisando o seu sonho de unidade politica e alcançando para elle a importancia e influencia, que hoje gosa no mundo inteiro.
O soberano que acaba de extinguir se, cuja vida preciosa n'este momento desappareceu, e que, deixando de ser uma das individualidades de maior relevo na politica contemporanea, entrou de repente na historia, onde vae conservar um dos logares mais proeminentes, esse soberano, era a um tempo amigo fiel e provado do nosso imperante, era a um tempo considerado por todos os monarchas da Europa Como a mais eminente personificação do poder regio.
A sua lealdade inquebrantavel, o seu culto pelo dever, a sua reconhecida coragem nos campos da batalha, os seus talentos de estadista, a arte com que sabia discernir e apreciar os homens que haviam de auxilial-o na tarefa do governo, e mais que tudo o seu ardente patriotismo; todo esse conjuncto de qualidades superiores que distinguem um soberano, que elevam um homem n'aquellas altissimas posições, todas ellas reunia no mais alto grau o Imperador da Allemanha. (Apoiados)
N'estas condições, a noticia do seu passamento é um golpe profundo que ha do echoar em todo o universo e ha de ser sentido até pelas proprias nações que elle, no des-

40