O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

-252-

Discurso que devia ler-se a pag. 232, col, 1.ª lin. 37, da sessão n.~18 d'este vol.

O sr. Placido de Abreu. — Sr. presidente, na sessão de 18 de fevereiro apresentei eu aqui tres requerimentos, um d'elles em relação á emigração para o Brazil. Por essa occasião fiz algumas observações a respeito d'este assumpto que reputo-de muita transcendencia. Não revi o que disse, e por isso aconteceu que os senhores tachygraphos fizeram no Diario da Camara a declaração de que eu tinha dito, que o nosso consul no Rio de Janeiro era um perfeito cavalheiro. Não disse que era ou deixava de ser um cavalheiro perfeito, o que disse por aquella occasião foi, que eu não desejava fazer accusação alguma ao nosso consul no Rio de Janeiro, mas que as vozes publicas relativamente ao procedimento d'aquelle funccionario no uso das suas funcções, em relação á defeza dos interesses dos nossos subditos no Brazil, tinham feito sensação profunda na provincia do Minho; por consequencia que era urgente que viessem a esta camara todas as correspondencias d'aquelle funccionario a fim de se ver a maneira por que defendia os interesses dos subditos portuguezes na corte do Rio de Janeiro.

Por consequencia não fiz declaração alguma a respeito d'aquelle funccionario e menos disse que elle era uma pessoa de alto merecimento, e nem tão pouco lhe fiz a menor censura. Desejo unicamente que se tenha conhecimento completo da maneira como elle tem procedido, e que esse modo de proceder seja conhecido na provincia do Minho. N'esse sentido, e por tal fim, pedi a correspondencia que tinha havido com aquelle funccionario. Faço esta rectificação por quanto não desejo que appareça dita por mim uma expressão que poderá ser muito bem cabida áquelle individuo, mas que não proferi, nem tenho rasões para a proferir d'aquelle modo, nem tambem para a proferir em sentido contrario.

Faço esta declaração, e peço aos senhores tachygraphos que tomem nota d'ella.

ERRATAS.

Pao. Col. Lin. Euros Emendas

45 2.a 15 e rendimenlo liquido de confrarias, e rendimento liquido de confrarias e sizas

» » 31 colonos colossos

» » 38 tão tão bem

46 1.a 3 fluviaes pluviaes

» 2.a 56 dividirá decidirá

216 l.a 67 habitos de conveniencia habitos de convivencia