O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

350

•-negocio , elle pertence ao Executivo,^ é. eu não sói .iveai posso julgar- porque nào sou vfcuiz ; "a Gonsti-luiçào ^estabekíoe-u os Juizes para jsnlgiir;, . o .o Le-•gjislador para fazer leis ; é por estás, razoes-, ;qtje não sé pôde appro-vaj, senão <ã p='p' conclusão='conclusão' da='da' gotri-ffiissão.='gotri-ffiissão.' _='_' _.='_.'>

O Sr,.. Presidente : — Eu vou consultar ã ;Ga-marn se quer; que este parecer fique addiade" para ,oíitra 'Sessão.., «"se que:r\j(ie .se mande i

.propostas ctó' Itíi , e mais' expediente. -^ Cardoso?

~

. Q Sr. Presidente : -*• Víamos agofa~á votação 'dá .proposta do Sr.-Castel-Brawco , qite diz assia? : . -•&p.-p^aSTA. r^-r- Proponho , rque se designe '..uma Sessão, em cada semana -.na quaí a primeira \y&t fcc da ,or/íem ,do ídia -seja — leitura de, .pareceres de £'p.m_mi;ssões , e- de requerimentos e sua discussão,

"f?'tíi (ippfóvadã sem discussão.

- O Si". 6'oi-jão : •+— Peço ', que se tíomece a curri* pr-ir desde já. '••-•.

• O 'Sí-'. -• l*tesi'd&nte : ^ A Camará tinha a principio destinado, as quartas e sãbbados, para" dias dê GommisSoes ; e depois resolveu, que fossem só ás quartas feiras; parèce-tnè- pois que podíamos-a-gwa m&reíir © sábbãdo para esias leituras (vozes: '~*Sdbbad2? é dia safHo). Então sexta ferra (vozes:. «— E" dia de grande gaiia). :£mfim eu amanhã ptòporéi qual deve ser o dia. xl^manhTi a ordem do dia é Commissões; está levantada a Sessão. — Passava ~das seis horas da tarde.

tH.-EdCM.vjcai

1840.

adf) Sr. Pinto de Magalhães. ;

a -— Á, uflia lu>ra e três quartos. C/iamada— -Pr^sefttes-86 ST&Í- Depí)ta'dos, Ac-la— - Approvada. . •-•:

Miní&lerio dif -Guerra., — Oíficio

Ministério do$ Negócios KsliftLingeirost-^ • Oficio,-acompanhando; as cópias de três. Officios., um do Admmiátrador Fiscal 'servindo de; Sut-Inspector Gera! dos Gorretós. -e Poetas -do Reino, e os outroê. dos.Gorreios AssisteHLes de Pinhal e du Beja, representando contra o projecto proposto ern Gôrles para que os périddicos sejam Nvres de porte. — - A* Co?nmiíisâo de Fazenda-, , . . . -.

Do Sr. Jeronimo Dias -d" Azevedo : —Carla par* tici pando que .por motivos urgentes lhe é necessário partir pata Vi/eu amanhã 23 do corrente, e que voltará com a possível brevidade a desempenhar as suas funcções de Deputado. — Inteirada.

O Sr. Presidente:- — Antes da Camará se dividir em Commissões, e necessário fixar o dia em que se ha de verificar a proposta do Sr. Castel-Branco que honlem foi adoptada pela Camará; a propo&ta e concebida nestes termos :

PROPOSTA. — Proponho que haja um dia e na. cada semana, para que .a primeira paKte da ordem do dia seja consagrada á leitura de pareceres e OUÍTOS objectos. — : C. Branco.

Continuando: — Parece-me que cogviria destinar o dia de Sabbado que e aquelíe que d^ntss era destinado para as Com-miàsões- .(apoiados) j como porem o primeiro Sabbado e feriado , eu proponho em primeiro log-ar- se se há de fixar o dia de Sabbado para este objecto ; e proporei depois que. dia se ha de fixar esta semana visto o Sabbado snr dia santo. Y^oses — Sex-ta-feira. — .Outras — E' dia de grande gala). Na pres«n"te semaiia: não ha se «ao Quinta-feira ; os outros são feriados pelo .Regimento , Sabbado -e di-a sanlo, e feira é dia de ga!ar -

O Sr. Gorjáo:—Sabbado e' dia santo, não ha dúvida nenhuma,- que nesse dia não ha Sessão ;• mas já tem havido Sessão em dias de galla, e pôde ser, que a Camará também queira, quet a haja sexta-feira ; portanto isso depende da decisão da Camará : proponha V. Ex.a se na Sexta-feira deve lia ver Sessão.

Decidiu se que houvesse. '

O. Sr. l*rendente :—-A ordena do dia para amanhã e a que está determinada ; a Gamara vai dividir-se em Commissões. Está fechada a Sessão.— jfàram duas horas e um quarto.

Discurso do Sr. Sá Nogueira, 'pronunciado

no. Sessão de 2 de Julho, que devia entrar

a pag. 34 doeste volume.

O Sr, 5a Nogueira:—Antes de fazer algumas observações sobre a matéria em questão , farei algumas reflexões sobre o que disse o ultimo Sr. Deputado, que falloti.

Disse este Sr. Deputado, que a dissolução da Gamara passada fora muito justa, e qne seria impolitico conservar essa Camará ; e que tinha sido muito opporturía a sua dissolução, por isso que todo o Pai/ estava cançado de ouvir iongas discussões. Isto talvez na opinião do Sr. Deputado seja exacto; mas o Sr. Deputado fez uma accuza-ção a si niesrno, e ao seu partido; porque o Sr. Deputado, e os do seu partido tinham maioria nesta Camará; e então podiam ter recorrido ao mesmo principio da economia do tempo, a que hoje recorrem, ter dado as matérias por sufficien-temente discutidas, e. acabado corn 3 discussão" da resposta ao Discurso do Throno em poucas horas, e com outras discussões em muito pouco tempo: logo se acaso a Nação estava concada de longas discussões, a culpa era da maioria. Pois agora a maioria está tão activa em não querer deixar fallar sobre matérias importantes 7 como fez coni a lei do censo'; e na- Sessão passada não .tinha actividade nenhuma ?