O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 19.

SESSÃO DE 26 DE FEVEREIRO DE 1857.

PRESIDENCIA DO SR. JOAQUIM FILIPPE DE SOURE.

SECRETARIOS OS SRS.

Joaquim Gonçalves Mamede.

Antonio Pequito de Seixas e Andrade.

Chamada. — presentes 68 srs. deputados.

Entraram durante a sessão — os srs. Affonso de Castro, Thedim, Mello e Carvalho, Sá Nogueira, Heredia, D. Antonio da Costa, Sousa e Menezes, Pinto de Albuquerque, Antonio de Serpa, Rodrigues Cordeiro, Xavier da Silva, Barão das Lages, Barroso, Pereira da Silva, Zuzarte, Alves de Sá, Almeida Pessanha, João Rebello, Sousa Machado, Pinto de Magalhães, Sousa Pinto Basto, Ferreira de Castro, Banha, J. J. de Matos, José Luciano de Castro, Mello Gouveia, Matoso, Aboim, Rebello da Silva, D. Luiz da Camara, Paredes, Tenreiro, Menezes Pita, Nogueira Soares, Rodrigues Leal, Thomás de Carvalho e Ferrer.

Faltaram com causa justificada — os srs. Antonio Emilio Brandão, Coelho do Amaral, Possolo de Sousa, Barata, Vivião Pessanha, Garcia Peres, Cunha Pessoa, Faustino da Gama, Francisco Carvalho, Nazareth, Roboredo, Delorme Colaço, Passos (Manuel), Mariano de Sousa, Osorio de Figueiredo e Placido de Abreu.

Faltaram sem causa conhecida — os srs. Gouveia Osorio, Serzedello, Fontes Pereira de Mello, Bartholomeu dos Martyres, B. F. da Costa, Pereira Garcez, Cyrillo Machado, Coelho do Amaral, Pegado, Honorato Ferreira, Judice Samora, Ferreira Pinto Basto, Casal Ribeiro, Romeiro da Fonseca e Jacome Correia.

Abertura — ao meio dia.]

Acta — approvada.

Declarações.

1.ª — Do sr. Albino de Figueiredo, de que faltou á sessão de 20 do corrente por incommodo de saude.

A camara ficou inteirada.

2.ª — Do sr. Rebocho, de que o sr. Placido de Abreu não comparece á sessão de hoje por motivo justificado.

A camara ficou inteirada.

3.ª — Do sr. Paes de Figueiredo, de que o sr. Bernardo Coelho do Amaral não comparece á sessão de hoje, e talvez a mais algumas, por incommodo de saude.

A camara ficou inteirada.

CORRESPONDENCIA.

Officio.

Do ministerio das obras publicas, acompanhando cento e cincoenta exemplares do boletim n.° 11 d'aquelle ministerio.

Mandaram-se distribuir.

Representações

1.ª — Da camara municipal de Villa Nova de Ourem, pedindo que seja desattendida a representação dos habitantes da freguezia de Espite, em que pedem voltar ao concelho de Leiria; e quando seja attendida se lhe annexe a freguezia de Santa Catharina, hoje pertencente ao concelho de Leiria.

Á commissão de estatistica.

2.ª — Da camara municipal do concelho de Sinfães, pedindo que se reconstruam os concelhos e julgados de Ferreiros de Tendaes e Sanfins.

Á commissão de estatistica.

3.ª — De alguns professores de instrucção primaria na comarca de Santo Thyrso, pedindo augmento de vencimentos.

Á commissão de instrucção publica.

4.ª — Da camara municipal de Leiria, pedindo que se faça a estrada d'aquella cidade á Barquinha por Thomar.

Á commissão de obras publicas.

5.ª — Da camara municipal da Figueira da Foz, pedindo que se restabeleça ali uma cadeira de grammatica latina.

Á commissão de instrucção publica.

6.ª — Da camara municipal de Mões, renovando o pedido que fez á camara passada de se lhe conceder para casa de suas sessões o edificio onde funccionavam as camaras d'aquelle supprimido concelho; o que se torna agora mais urgente, porque no dia 9 de dezembro um incendio reduziu a cinzas a igreja Matriz.

Á commissão de administração publica.

7.ª — Da camara municipal de Cea, pedindo que ali se restabeleça a cadeira de grammatica latina.

Á commissão de instrucção publica.

8.ª — Da mesma camara, pedindo que se faça a estrada da Ponte de Murcella a Almeida.

Á commissão de obras publicas.

EXPEDIENTE

A QUE SE DEU DESTINO PELA MESA

REQUERIMENTOS.

1.° — Requeiro que se peça pelo ministerio dos negocios da guerra uma relação de todos os individuos habilitados actualmente com o curso da arma de engenharia, designando-se a sua situação. = Conde de Samodães (Francisco.)

Foi remettido ao governo.

2.° — Requeiro que se peça ao governo pelo ministerio da guerra uma relação dos cavallos e muares que se compraram nos annos de 1855 e 1856 para remonta dos corpos de cavallaria e artilheria, designando-se o seu importe, e se-

VOL. II—Fevereiro—1857

19