O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 1 DE JUNHO DE 1887

Presidencia do exmo. sr. José Maria Rodrigues de Carvalho

Secretarios os exmos. srs.:

Francisco José de Medeiros
José Maria de Alpoim Cerqueira Borges Cabral

SUMMARIO

Dois officios do ministerio do reino. - Uma nota de interpellação do sr. João Arroyo. - O sr. Francisco de Campos manda para a mesa um projecto de lei. - O sr. visconde da Torre faz algumas considerações sobre a questão agricola. - O sr. João Arroyo dirige uma pergunta ao governo, e faz algumas considerações protestando contra a resposta dada pelo sr. ministro das obras publicas ao sr. Firmino João Lopes, relativamente á epocha em que deve ser julgado o sr. deputado Ferreira de Almeida. - Responde o sr. ministro da fazenda á pergunta do orador precedente e sobre a nota de interpellação, e respondendo em seguida o sr. ministro das obras publicas quanto ao julgamento do sr. Ferreira de Almeida. - Replica a ambos o sr. Arroyo.
Na ordem do dia continua a discussão, sobre a especialidade do projecto de lei n.° 98, construcção de estradas reaes e districtaes.- Usa em primeiro logar da palavra o sr. Avellar Machado, para continuar o seu discurso começado na sessão anterior, sustentando uma emenda ao artigo 2.° - E approvado o artigo 2.°, salvas as emendas, que vão á commissão. - A requerimento do sr. Villaça, relator, resolve-se que sejam discutidos conjunctamente os artigos 3.°, 4.° e 5.º do projecto. - O sr. Avellar Machado sustenta e manda para a mesa propostas com relação aos artigos 3.° e 5.° - O sr. Feliciano Teixeira requer que seja prorogada a sessão até se votar o projecto. - Sobre o modo de propor á votação este requerimento, usam da palavra os srs. Arouca, Avellar Machado e Pinheiro Chagas; e tendo-se levantado agitação na assembléa, o sr. presidente suspende a sessão por meia hora. - Reaberta a sessão, usa da palavra sobre o modo de propor o sr. Arroyo, que é chamado á ordem. - Dá explicações o sr. presidente. - De novo usa da palavra o sr. Arroyo, considerando a prorogação como uma violencia.- É rejeitado um requerimento do sr. Arouca, para que a votação sobre o requerimento seja nominal, e em seguida é approvada a prorogação.- O sr. Manuel José Vieira sustenta uma proposta de additamento, que é mandado á commissão. - Respondo-lhe o sr. ministro das obras publicas. - Apresenta diversas propostas e defende-as o sr. Pedro Victor. - Por parte da commissão dos negócios externos, manda para a mesa dois pareceres o sr. Antonio Ennes. - O sr. Espregueira responde aos differentes oradores que têem combatido o projecto. - Responde-lhe o sr. Arouca e manda para a mesa algumas propostas. - São approvados os artigos 3.°, 4.° e 5.°, salvas as emendas. - A requerimento do sr. Villaça, relator, são postos á discussão os restantes artigos. - O sr. Avellar Machado manda para a mesa duas propostas, acompanhando-as de algumas considerações. - O sr. Jacinto Candido pergunta se a commissão acceita a proposta que tinha mandado para a mesa. Responde-lhe sr. Villaça.- São em seguida approvados o artigos 6.° a 12.°, salvas as emendas.

Abertura da sessão-As duas horas e quarenta minutos da tarde.

Presentes á chamada 67 srs. deputados. São os seguintes:-Alfredo Brandão, Antonio Castello Branco, Campos Valdez, António Candido, Oliveira Pacheco, António Villaça, Ribeiro Ferreira, Gomes Neto, Pereira Borges, Guimarães Pedrosa, Urbano de Castro, Augusto Pimentel, Santos Crespo, Miranda Montenegro, Bernardo Machado, Conde de Castello de Paiva, Eduardo José Coelho, Emygdio Julio Navarro, Madeira Pinto, Feliciano Teixeira, Freitas Branco, Francisco de Barros, Fernandes Vaz, Francisco Machado, Francisco de Medeiros, Francisco Ravasco, Lucena e Faro, Soares de Moura, Severino de Avellar, Frederico Arouca, Sá Nogueira, Casal Ribeiro, João Pina, João Arroyo, Menezes Parreira, Vieira de Castro, Rodrigues dos Santos, Correia Leal, Silva Cordeiro, Avellar Machado, Ferreira Galvão, Barbosa Collen, José Castello Branco, Pereira e Matos, Abreu Castello Branco, José de Napoles, Alpoim, José Maria de Andrade, Oliveira Matos, Rodrigues de Carvalho, José de Saldanha (D.), Pinto de Mascarenhas, Santos Moreira, Abreu e Sousa, Julio Graça, Vieira Lisboa, Luiz José Dias, Bandeira Coelho, Manuel José Correia, Manuel José Vieira, Marianno de Carvalho, Matheus de Azevedo, Miguel da Silveira, Dantas Baracho, Visconde da Torre, Visconde de Silves e Consiglieri Pedroso.

Entraram durante a sessão os srs.: - Serpa Pinto, Alfredo Pereira, Anselmo de Andrade, Alves da Fonseca, Sousa e Silva, Baptista de Sousa, Antonio Centeno, Antonio da Fonseca, Antonio Ennes, Moraes Sarmento, Antonio Maria de Carvalho, Mazziotti, Jalles, Pereira Carrilho, Hintze Ribeiro, Augusto Fuschini, Victor dos Santos, Lobo d'Avila, Conde de Villa Real, Elvino de Brito, Elizeu Serpa, Goes Pinto, Estevão de Oliveira, Matoso Santos, Fernando Coutinho (D.), Firmino Lopes, Francisco Beirão, Francisco Matoso, Gabriel Ramires, Guilherme de Abreu, Guilhermino de Barros, Candido da Silva, Baima de Bastos, Scarnichia, Franco de Castello Branco, Izidro dos Reis, Souto Rodrigues, Santiago Gouveia, Alves Matheus, Joaquim da Veiga, Oliveira Martins, Simões Ferreira, Alves de Moura, Dias Ferreira, Ruivo Godinho, Elias Garcia, Laranjo, Pereira dos Santos, Figueiredo Mascarenhas, Guilherme Pacheco, José Maria dos Santos, Simões Dias, Julio Pires, Lopo Vaz, Manuel Espregueira, Manuel d'Assumpção, Brito Fernandes, Pinheiro Chagas, Marçal Pacheco, Marianno Prezado, Miguel Dantas, Pedro Monteiro, Pedro Diniz, Pedro Victor, Tito de Carvalho, Vicente Monteiro e Estrella Braga.

Não compareceram á sessão os srs.: - Albano de Mello, Tavares Crespo, Fontes Ganhado, Simões dos Reis, Eduardo de Abreu, Castro Monteiro, Pires Villar, Cardoso Valente, Dias Gallas, Teixeira de Vasconcellos, Sousa Machado, Oliveira Valle, Joaquim Maria Leite, Jorge de Mello (D.), Jorge O'Neill, Amorim Novaes, Ferreira de Almeida, Vasconcellos Gusmão, Ferreira Freire, Barbosa de Magalhães, Santos Reis, Julio de Vilhena, Mancellos Ferraz, Visconde de Monsaraz e Wenceslau de Lima.

Acta - Approvada.

EXPEDIENTE

Officios

Do ministerio do reino, acompanhando 160 exemplares das contas d'aquelle ministerio, relativas á gerencia do anno economico de 1885-1886 e ao exercicio de 1884-1885.
Á secretaria.

Do ministerio do reino, informando o projecto de lei que concede a reforma ao actor Antonio Pedro de Sousa.
À commissão de fazenda.

NOTA DE INTERPELLAÇÃO

Desejo interpellar o sr. ministro da fazenda sobre a compra do vapor Algarve. = João Arroyo.
Lida na mesa, o sr. ministro declarou-se habilitado a responder, logo que para isso fosse marcado dia.

O sr. Francisco de Campos:-Mando para a mesa um projecto de lei, que vae tambem assignado pelos srs. Fuschini, Heliodoro da Veiga, Lucena e Faro, Alpoim e José de Napoles, estabelecendo que todos os concelhos do

44