O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(321)

de logar commum. É preciso vêr se a desacreditámos, para que nos não incommode tanto a miudo. Fallou no grande, no incommensuravel sacrificio que fez, acceitando a pasta da Fazenda. Admitto estes sacrificios como excepção rarissima. Não consta, Sr. Presidente, que se prenda por ora para Ministro. Esse cargo anda entre nós vinculado em certa parcialidade, em certas pessoas. Chamem embora banco preto áquellas cadeiras (Apontando para o logar onde se assentam os Ministros), ponderem as difficuldades da vida ministerial, os seus desgostos, os seus contratempos. Tudo isso, se existe, deve ter uma compensação amplissima. Vivi muito tempo na proximidade dos logares, em que se faziam e desfaziam Ministerios; e do que ahi observei, concluo (em regra geral) que quem não quer ser Ministro, não o é. (O Sr. Silva Cabral: — Apoiado). Sei de alguns homens que não tem querido ser Ministros, apezar de vivamente instados para isso; e sei tambem que toda a instancia cessa, desde que o individuo convidado declara resolutamente que não acceita. O Poder Moderador ainda não disse a ninguem: « Ahi tendes a forca ou a pasta; optai por uma dellas.» Escusam de cançar-se: já nos não illudem. Essas declarações de abnegação era necessario fundamenta-las em bons documentos. Fallais diante d'uma Camara illustrada, que conhece todas as molas, por onde se move esta Maquina Politica. Suppondes acaso que tendes diante de vós um bando de caribes?...

Faço justiça ao illustre Deputado. E provavel que elle tivesse um pensamento nobre — é natural que, sondando as suas forças, visse que as tinha sufficientes para o encargo que tomou — é, finalmente, de crer que esta convicção o levasse a acceitar a pasta da Fezenda. Mas se assim foi, como acredito, havemos de concluir que S. Ex.ª não fez sacrificio. Sacrificio fa-lo-hia, se lhe não dessem a opportunidade de ser util ao seu Paiz (Algumas vozes — Muito bem).

Disse-nos o illustre Deputado, que tinha achado o Thesouro Publico em circumstancias muito apuradas. E possivel; nenhuma duvida tenho em acreditar esta declaração. Seja-me porém permittido dizer ao nobre Deputado que as suas palavras de antehontem não conformam com as que lhe ouvi em uma reunião solemne, havida poucos dias depois da sua entrada no Ministerio da Fazenda. Então não dissimulou S. Ex.ª que existiam difficuldades; mas prometteu supera-las por meio do seu plano financeiro. Então, em vez de carregar o quadro, aformoseou-o com côres muito agradaveis. (O Sr. Falcão: — Aonde foi isso?) O Orador: — Numa das salas do Governo Civil. Estão presentes muitos Deputados, para cujo testemunho appellarei, sendo necessario.

De que eu me queixo, Sr. Presidente, é da falta de previsão dos nossos Estadistas, é da indocilidade com que tractam os conselhos e avisos dos seus Amigos. Parte das difficuldades, com que luctou o Sr. Falcão, foram aqui ponderadas e previstas. O illustre Deputado empenhou todos os esforços da sua intelligencia para demonstrar que essas difficuldades eram apparentes. Agora, desenganado pela experiencia, vem allegar com essas difficuldades, que aliás eram bem de prevêr! Que demonstrará tudo isto, Sr. Presidente? — Demonstra que o alcance administrativo dos nossos Ministros não vai muito longe. Peço á Camara que recorde as pomposas promes -Vol. 2.º — Fevereiro — 13Í9.

sas do Sr. Falcão, quando em Março do anno passado nos veiu aqui propôr uma antecipação de receita, na importancia de 500 contos de réis. «Deem-me esta somma (dizia o nobre Ministro) e tudo se fará.» Deu-se-lhe a somma, e nada se fez. (O Sr. Carlos Bento: — Apoiado.) Nessa occasião discorreu o illustre Deputado contra os emprestimos, e deu a sua palavra de que jámais lançaria mão delles. «Deus me livre de emprestimos (exclamava S. Ex.ª) — sigâmos vida nova — deem-me os 500 contos — e acreditem que as difficuldades serão desde logo vencidas.» O modo porque o illustre Deputado cumpriu a sua promessa, é bem conhecido. De quinze em quinze dias fazia um emprestimo!

Não sei se o nabre Deputado deixou (como diz) de embolsar os 500 contos. Sei que metade dessa quantia foi immediatamente realisada, com grave prejuiso de milhares de familias: alludo aos Credores da divida fundada, aos pobres Juristas, que teem tido no Sr. Falcão um inimigo implacavel.

a lira forçoso occorrer a despezas publicas, não só necessarias, mas urgentes.» Eu admittiria esta declaração, se ella partisse d'um Ministerio escrupuloso, ou exacto no cumprimento dos seus deveres. Mas o Ministerio, de que o illustre Deputado fez parte, nunca vergou debaixo desses escrupulos. Estabeleceu privilegio para certas dividas, e só a ellas attendeu. Confesso que nunca esperei ver que o Sr. Falcão fizesse do pontual pagamento das despezas publicas um caso de consciencia. E talvez effeito da quaresma: não direi que a occasião seja impropria (Riso.)

«O Ministerio viu-se em grandes difficuldades.» Assim o repetiu o illustre Deputado. E quem as creou? E quem as augmentou? Fomos nós, ou fostes vós? Se o Ministerio, fiel aos principios, e a disposições legaes, que deveria ter presentes, pagasse tão sómente as despezas para que estava auctorisado, essas difficuldades, de que se fallou, nunca teriam apparecido.

«Oh! Mas havia dividas, cujo pagamento não era possivel demorai.» Taes dividas, Sr. Presidente, eram conhecidas do Governo, antes de passar nesta Camara a Lei de Meios. Porque senão ponderou então a urgencia do pagamento? Porque senão pediu que fossem nessa occasião attendidas?

Sr. Presidente, eu já não admiro estes esquecimentos: o illustre Deputado pela Estremadura preparou-me para ouvir, sem espanto, as maiores maravilhas. Quando um homem, que foi Ministro da Fazenda, tem a ingenuidade de declarar que no Orçamento, por elle apresentado, exaggerou a receita em 1:000 contos de réis.... quando isto se diz, e se ouve impassivelmente: que quer V. Ex. que eu admire?..

O nobre Deputado, ex-Ministro da Fazenda, tinha tremido diante das difficuldades financeiras, que se lhe oppozeram; e logo depois disse. «Não me assustou a situação financeira; o que me assustou, foram uns manejos occultos, que se empregaram contra mim, em grave descredito do Systema Representativo.» Aqui apparece uma Contradicção palpavel, que S. Ex.ª explicará, se puder. Eu não entro nisso.

Ignoro quaes sejam os manejos occultos, a que o illustre Deputado >e referi», sem ter a bondade de declarar o ponto donde partiram. A opposição porém não póde ser auctora dos taes manejos: essa fez sempre guerra leal e aberta, desde que entendeu que o Ministerio nos levava ao precipicio. (Apoiados)

81