O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

—Í4&—

cimervto de um capital nominal de ceiíx, quando se não recebe senão oitenta]; exige o pagamento de urn semestre adianiado, e apasar de «-ao ter com toda a exactidão as datas nem por isso me w pá r to intiilo do prazo desse adiantamento. Dizem as respectivas coui-«li&sôes que et>los encargos do adiantamento sào io-significftíites, mas nâoo posso considerar assuri; e ninguém o pôde considerar: todos consideram finanetal-mente esta questão ; eonsiderar-Mí um íeme-stredejur© anles da entrega do capital equivale a ujuular mais de metade aos juros que s.e pagam aunuahiwnli:. Mas, sr. presidente, eu não gosto prolongar os meus discursos, nem passar a discussão de mu diu para o outro. O sr. ministro quer-se retirar, e eti vou acabar sem poder dizer ludo o que queria, os ealcuíoi (]ue fiz a respeito do juro deste contracto foram fundados n1 uma regra muito regular, que \ em a ser. ( Leu) Parece-me que c*le calculo não sotfie corilradic* cão; e vi-lo o adiaiilíiment > da liora, e as urgências do bcrvitjO publico n ouira a uude o -r- mimitio das ohríis publicas tem de comparecei, senão hou-vesse a acciunulação de pastas, podia aqui ficar o sr. ministro da fazenda, e a discussão continuar; ">a» o nobre ministro, que letn feito muitas cousas, o que

não pôde fazer e q«e se vií o ministro da /azeiuda, c íique o das obras publicas, ou vice-iversa. Ku çesig-no-me, e -calo-mye.

O sr. JMinistrn das obras jHiklicas (Fontes Pereira, de Mello J : — Tenrho a deciarar qu.e c chegada a hora em que Aon lio de nae retirar jia/a aoutra casa: se v. ex.a per-nnlte, eu retiro-me.

O sr. Presidente:—Visto que o sr. ministro se retira, e tiao podendo continuar, por is-«o a discussão d^ite projecto, vou dar a ordena do dia para amanha.

O sr. Santos jMontcirn: — Mando para u mesa >*'!

O sr. Palwfj.ri.in; — Mando píir;* ii me»a um pí»-rocer da cornrni-sào de guerra.

O sr. Presidente: — A ordem do dia p*íra amanhã, sor u, t?stando o s.r. ministro da fazeudu presente, a contiutjiiiçuo da irj(;suia discussão; não estando presente, o dividir-^; a carnurii em cornmissòes; depois

C) l." UEI)A(JT

JN.° -18.

SESSÃO DE 'ir, DE FEVEREIRO.

1854

PRESIIIEMIA DO V MUA S,\M,IIB.

— Precenles 7f2 srs. deputadas. i:-*- V meia hora depois do meio dia. Acta — - Aj)prova

Entraram durante a sessão os srí. Alves Martins, Archer, (íornes Corrêa, Louvada, Sarmento Saave-dra, Forja z, Cunha Pessoa, Teixeira de Sampaio, Joào JNuno, Pes^anha (João), Joaquim Guedes, lio-norato Ferreira, Ortigão, Ribeiro de Almeida

Faltaram com cau-a justificada 03 srs. Aftonso Botelho, Vasconcellcw e Sá, Fonseca Coutinho, Castro e Abreu, Cezar de Vasconcellos, Quelhas, António Fmi-« lio, Lage, Pitta, I^ontcs Pereira de Mello, Dias c Sausa, Basilio Alberto, Pinto I3astos (líugenio), D. l^rancis-co de Almeidd, Francisco Dumasio, Silva Pereira (Frederico), Palma, Soares de A/evedo, Celestino Soares, Pessanha (Josd\ José li&tevão, Pe»tai»a, Ferreira de Castro. Baldy, Silva, Vrieira, Moniz, Paredes, (Jardo-so CasLelloliranco, liinauz, Plácido de A breu, Moraes Soares, Nogueira Soares, Pinto da França, Si-mão da Luz, iSorthon, Trocato Máximo, Novaes, Visconde de Castro e Silva.

Faltaram sem causa conhecida os srs. Adrião Ac-cacio, Corrêa Caldeira, Macedo Pinto, dilheiros, Lopes d(í Mendonça, Fonseca Moniz, Conde de Saí- j danha, D. Diogo de Sousa, liivnr, K.esondo. Bordallo, ! Magalhães Coul.in.ho, José Guede^, Casal Ribeiro. Pa.->(^. Visconde da Junqueira.

DEC.I.AU \.CÀO : — l.aDosr. Itodri^ues Sampaio, participando queosr. Jostí J-]ste\ão não pc'>de comparecer ú sessão de hoje por doente. — J.ntciradd.

íá/ Do sr. Pina Freire, participando que osr. 1^'on-secii Coiitinho nào comparece ú sessão de hoje por motivo justificado. — Inteirada.

OFFICIOS :-r—l." Oo niiniiterio do reino, corrmm-niatis-laito um requerimento dosr. JOMÍ Maria de Abreu.— Inteirada.

^.° Do ministério da justiça, enviando a rcpresan-laçào dos habitantes da freguezia de Santa Êulalia deAnhole, no concelho cie Boticas, c dos extiuctos concelhos de Moidorle de Hio-Livre, c de Suajo, sobro divigão de território. — A" corniuissdo de estatística.

•l.n Do ministério da fazenda, enviando o autho-grafo do decreto das cortes geraes de 2B de dezembro ultimo, crn virtude do qual se passou a carta de lei de 24 do janeiro findo, que fixa o censo necessário para votar «ser votado membro da junta do credito público, e amplia o quadro dos empregados da iii

6.° Da ministério da guerra, satisfazendo aos três quesitos contidos no requerimento do sr. deputado Cyrillo A'lacha