O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 15 DE MARÇO DE 1878

Presidencia do ex.mo sr. Joaquim Gonçalves Mamede

Secretarios - os srs.

Francisco Augusto Florido da Mouta e Vasconcellos

Alfredo Filgueiras da Rocha Peixoto

SUMMARIO

Apresentação de requerimentos. — Fez-se communicação de um officio do questor do senado italiano o sr. F. Wobili Vetelleschi, dirigido ao sr. presidente, agradecendo as demonstrações do sentimento manifestadas pela camara por occasião da morte de Sua Magestade o Rei Victor Manuel, de saudosa memoria. — Na ordem do dia é approvado o pertence n.º 3 sobre as emendas apresentadas durante a discussão do orçamento da despeza; e realisa-se a interpellação do sr. Jayme Moniz ao sr. ministro da marinha sobre a administração colonial. Fallaram ambos, e por uma resolução permittiu a camara que outros srs. deputados tomem parte n'este debate.

Presentes á chamada 42 srs. deputados.

Presentes á abertura da sessão — Os srs.: Rocha Peixoto (Alfredo), Braamcamp, Pereira de Miranda, Cardoso Avelino, A. J. d'Avila, Cunha Belem, Carrilho, Zeferino Rodrigues, Barão de Ferreira dos Santos, Vieira da Mota, Conde de Bertiandos, Conde da Foz, Custodio José Vieira, Forjaz de Sampaio, Vieira das Neves, Pinheiro Osorio, Mouta e Vasconcellos, Paula Medeiros, J. Perdigão, Jayme Moniz, Jeronymo Pimentel, Ferreira Braga, J. M. de Magalhães, Vasco Leão, Gonçalves Mamede, J. J. Alves, Correia de Oliveira, Pereira da Costa, Guilherme Pacheco, Figueiredo de Faria, Moraes Rego, Pereira Rodrigues, Julio de Vilhena, Camara Leme, Bivar, Faria e Mello, Manuel d'Assumpçâo, Pires de Lima, Mello e Simas, Cunha Monteiro, Pedro Jacome, Visconde de Sieuve de Menezes.

Entraram durante a sessão — Os srs.: Osorio de Vasconcellos, Teixeira de Vasconcellos, A. J. Boavida, Telles de Vasconcellos, Ferreira de Mesquita, Correia Godinho, Sousa Lobo, Neves Carneiro, Carlos Testa, Filippe de Carvalho, Francisco Costa, Guilherme de Abreu, Illidio do Valle, Matos Correia, Ferreira Freire, Mexia Salema, Sampaio e Mello, Luiz de Lencastre, Freitas Branco, Pinheiro Chagas, Marçal Pacheco, Pedro Correia, Pedro Franco, Pedro Roberto, Visconde da Arriaga, Visconde da Azarujinha, Visconde de Carregoso, Visconde de Guedes Teixeira, Visconde de Moreira de Rey.

Não compareceram á sessão — Os srs.: Adriano de Sampaio, Agostinho da Rocha, Alberto Garrido, Antunes Guerreiro, A. J. de Seixas, A. J. Teixeira, Arrobas, Mello Gouveia, Conde da Graciosa, Eduardo Tavares, Cardoso de Albuquerque, Francisco Mendes, Pinto Bessa, Van-Zeller, Palma, Barros e Cunha, Ribeiro dos Santos, Cardoso Klerck, Dias Ferreira, Namorado, José Luciano, J. M. dos Santos, José de Mello Gouveia, Nogueira, Pinto Basto, Luiz de Campos, Rocha Peixoto (Manuel), Alves Passos, Mariano de Carvalho, Miguel Coutinho (D.), Placido de Abreu, Julio Ferraz, Ricardo de Mello, Visconcle de Villa Nova da Rainha.

Acta — approvada.

Abertura — ás duas horas e meia da tarde.

EXPEDIENTE

Officio

Da camara dos dignos pares do reino, participando que aquella camara adoptou a proposição de lei sobre a receita do estado para o exercicio de 1878-1879, a qual, convertida em decreto das côrtes geraes, ha de opportunamente ser submettida á real sancção.

Mandou-se archivar.

Declarações

Declaro:

1.° Que faltei a algumas sessões por motivo de doença.

2.° Que se estivesse presente na sessão em que se votou o projecto do real de agua tel-o-ía approvado.

3.° Que concordo com as conclusões do parecer da reforma eleitoral de que tenho a honra de fazer parte. = Marçal Pacheco.

Inteirada.

Requerimento

Por determinação da commissão de guerra mando para a mesa o requerimento de Joaquim Pedro Salgado, a fim de ser remettido ao governo, para que se sirva informar sobre esta pretensão.

Camara, 12 de março de 1878. = Antonio José d'Avila, secretario.

Foi enviada ao governo.

Leu-se na mesa o seguinte projecto sobre divisão eleitoral apresentado pelo sr. Paula Medeiros.

Projecto de divisão eleitoral, em quatro circulos, do districto administrativo

de Ponta Delgada

”Ver Diário Original“