O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 5 DE DEZEMBRO DE 1870

Presidência do exmo. sr. Alberto Carlos Cerqueira de Faria, vice-presidente

Secretários - os srs.

Adriano de Abreu Cardoso Machado
Domingos Pinheiro Borges

Chamada - presentes 37 srs. deputados.
Presentes á primeira chamada, ao meio dia e um quarto - Os srs.: Adriano Machado, Alberto Carlos, Soares de Moraes, António Cabral de Sá Nogueira, Freire Falcão, Coutinho de Macedo, Falcão da Fonseca, Domingos Pinheiro Borges, Eduardo Tavares, Francisco Van-Zeller, Palma, Zuzarte, C. de Moraes, Barros e Cunha, Mendonça Cortez, Nogueira Soares, Bandeira Coelho, Mello e Faro, Rodrigues de Freitas Júnior, Leandro J. da Costa, Luiz de Campos, Marques Pires, e Pedro Franco.
Presentes á segunda chamada, aos três quartos depois do meio dia - Os srs.: A. de Ornellas, Teixeira de Vasconcellos, Veiga Barreira, Carlos Bento da Silva, Pereira Brandão, Francisco de Albuquerque, Coelho do Amaral, Pinto Bessa, Barros Gomes, Alves Matheus, Mexia Salema, Lopo de Mello, Affonseca, Mariano de Carvalho, e D. Miguel Pereira Coutinho.
Entraram durante a sessão - Os srs.: Osório de Vasconcellos, Braamcamp, A. Pereira de Miranda, A. J. Teixeira, Arrobas, António Pequito, Sousa de Menezes, António Rodrigues Sampaio, Telles de Vasconcellos, Barjona de Freitas, Cau da Costa, Eça e Costa, Augusto de Faria, Barão do Salgueiro, Bernardino Pinheiro, Conde de Villa Real, Francisco Mendes, Francisco Beirão, Pereira do Lago, Francisco Costa, Freitas e Oliveira, Jayme Moniz, Santos e Silva, Mártens Ferrão, J. A. da Silva, Joaquim Pinto de Magalhães, Faria Guimarães, Gusmão, Dias Ferreira, Elias Garcia, José Luciano, Rodrigues de Carvalho, Mendes Leal, Moraes Sarmento, José Tiberio, Camará Leme, Paes Villas Boas, Manuel Thomás Lisboa, Pedro Roberto, Sebastião Calheiros, Visconde de Montariol, Visconde de Moreira de Rey, e Visconde dos Olivaes.
Não compareceram - Os srs.: Villaça, Antunes Guerreiro, A. Pedroso dos Santos, Santos Viegas, Barão do Rio Zezere, Ferreira de Andrade, F. M. da Cunha, G. Quintino de Macedo, Silveira da Mota, Ulrich, J. J. de Alcântara, Lobo d'Avila, J. A. Maia, Figueiredo de Faria, Teixeira de Queiroz, Latino Coelho, J. M. dos Santos, Pedro António Nogueira, Júlio do Carvalhal, Júlio Rainha, Luiz Pimentel, Visconde de Valmór, e Visconde de Villa Nova da Rainha.
Abertura - Aos três quartos depois do meio dia.
Acta - Approvada.

EXPEDIENTE

A QUE SE DEU DESTINO PELA MESA

Officios

1.º Do ministerio do reino, remettendo o officio do governador civil da Horta, ácerca dos direitos sanitários actualmente exigidos naquelle districto nos barcos costeiros.
Á secretaria.
2.° Do ministerio da justiça, declarando, em satisfação ao requerimento do sr. deputado Júlio do Carvalhal de Sousa Telles, que por informações recebidas naquelle ministerio consta haver 177 fogos na freguesia de S. Pedro do Bragado, concelho de Villa Pouca de Aguiar.
A secretaria.
3.° Do ministerio da marinha, remettendo, em satisfação ao requerimento dos srs. deputados Alberto Osório de Vasconcellos, e Domingos Pinheiro Borgas, diversas informações ácerca da situação a que no exercito do Portugal pertence o alferes do mesmo exercito em com missão em Timor, António da Silva Ribeiro.
A secretaria.
4.° Do director da alfândega de Lisboa, remettendo um exemplar da estatística do rendimento da extincta alfândega municipal da mesma cidade, relativa ao anno de 1869-1870.
A secretaria.
O sr. Presidente (Alberto Carlos): - Está nos corredores da camara o sr. dr. Lisboa que hontem foi proclamado deputado; convido os srs. Bernardino Pinheiro e Osório de Vasconcellos a introduzi-lo na sala, a fim de prestar juramento.
Foi introduzido na sala e prestou juramento o sr. Manuel Thomás Lisboa.
O sr. Presidente: - Hontem o sr. presidente desta camara tinha declarado que logo depois da correspondência se entraria na ordem do dia, mas como muitos srs. deputados pediram a palavra, a camara decidirá se quer já entrar no ordem do dia, como estava determinado, ou se é melhor conceder-se a palavra aos senhores que a pediram para antes da ordem do dia. Já passa da uma hora, e não resta muito tempo para se discutir o projecto que está dado para discussão.
Vozes:- Ordem do dia, ordem do dia. O sr. Ornellas: - Tinha pedido a palavra para fazer uma declaração urgente, mas se v. ex.ª permitte que a faça por escripto, não tenho duvida.
O sr. Vasconcellos Coutinho: - Consta-me que hontem quando saí da camara na occasião das explicações que se deram, se fez referencia á minha pessoa.
Peço a v. exa. que consulte se consente que eu use da palavra para dar explicações necessárias.
O sr. Presidente: - Primeiro é preciso saber se a camara quer entrar já na ordem do dia.
O sr. Mariano de Carvalho: - Peço a v. exa. que consulte a camara sobre se quer passar já á ordem do dia, podendo entretanto os sr. deputados, que têem papeis a mandar para a mesa, remette-los como se tivessem usado da palavra.
O sr. Coelho do Amaral: - Cedo da palavra. Leu-se na mesa o seguinte

Requerimento

Requeiro que se consulte a camara se quer entrar já na ordem do dia, podendo os srs. deputados mandar para a mesa os papeis a ella destinados.
Sala das sessões, em 15 de dezembro de 1870. = O deputado, Mariano Cyrillo de Carvalho.
O sr. Falcão da Fonseca:- Desejava que o sr. Mariano de Carvalho desse licença que eu fizesse um pequeno additamento ao seu requerimento; isto é, para que os srs. deputados que tiverem pedido a palavra para explicações antes da ordem do dia, lhe seja concedida, mas em prorogação de sessão.
Vozes: - Apoiado, apoiado.
O sr. Vasconcellos Coutinho: - Eu ia mandar para a mesa um requerimento nesse sentido.
O sr. Presidente:- Vou propor á camara o requerimento do sr. Mariano de Carvalho, para que os srs. deputados que quizerem mandar papeis para a mesa o possam fazer, ficando com a palavra para explicações em hora de prorogacão os senhores que a tivessem pedido (apoiados).
Consultada a camará, foi approvado o requerimento e em seguida alguns sr. deputados mandaram para a mesa differentes papeis.
Tomou a presidência o sr. António Cabral de Sá Nogueira.

44