O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 13 DE MARÇO DE 1888

Presidencia do ex.mo sr. José Maria Rodrigues de Carvalho

Secretarios os ex.mos srs.
Francisco José de Medeiros
Francisco José Machado

SUMMARIO

Segunda leitura e admissão de dois projectos do lei, um do sr. Bandeira Coelho e outro do sr. Francisco Mattoso. - Representação mandada para a mesa pelo sr. Fernandes Vaz. - Requerimentos de interesse particular apresentados pelos srs. Francisco Machado Bandeira Coelho e Alfredo Pereira - Justificações de faltas dos srs. Figueiredo Mascarenhas. Serpa Pinto e João Arroyo - Apresenta um projecto de lei o sr. Guimarães Pedrosa. - O sr. Bandeira Coelho acompanha com algumas considerações o requerimento que inundou para a mesa. - O si. Fernandes Vaz recomenda á consideração das respectivas commissões as tres representações que mandou para a mesa, pedindo a ligação da linha ferrea da Beira Alta com a do Douro; pede tambem que sejam publicadas no Diario do governo e a camara concorda. - Considerações do sr. Francisco Machado, a proposito dos requerimentos que mandou para a mesa. - O sr. Teixeira de Vasconcellos, referindo-se á cultura vinicula, pergunta ao governo se já mandou proceder á analyse dos productos apresentados ultimamente por dos industriaes como efficazes para a destruição da phylloxera. O sr. ministro das obras publicas. - Manda para a mesa uma renovação de iniciativa o sr. Fuschini - Hintze Ribeiro occupa-se de diversos assumptos attinentes aos Açores Responde-lhe o sr. ministro da justiça. - O sr. Jalles insta pela remessa de uns documentos que requereu, pelos ministerios da fazenda e da guerra. - O sr. Arroyo protesta contra a não comparencia da maior parte dos membros do gabinete Explicações do sr. ministro da justiça. - O sr. Franco Castello Branco associa-se ás considerações do sr. Arroyo, tanto mais que desejava tratar com o sr. presidente do conselho de um assumpto, a respeito do qual s. exa. seria o mais competente para dar explicações; queria referir-se a noticia de que vae ser apresentado uma proposta de lei augmentando os direitos sobre o trigo e sobre a farinha. Responde lhe o sr. ministro dos negocios estrangeiros, que por ultimo da conhecimento á camara de uma communicação que hoje lhe fizera o representante do imperio da Allemanha em Lisboa. - Usa segunda vez da palavra o sr. Franco Castello Branco, ácerca da questão do augmento de direitos sobre o trigo e farinhas.
Na ordem do dia continúa em discussão o projecto de resposta ao discurso da corôa, usando em primeiro logar da palavra o sr. Laranjo para terminar o seu discurso, começado na sessão anterior, em resposta aos oradores da opposição. - A requerimento do sr. Vieira de Castro proroga se a sessão ato se votar o projecto - Apresenta e sustenta detidamente uma moção de desconfiança contra o governo o sr. Jacinto Candido. Responde lhe o sr. visconde da Torre, apresentando uma moção em sentido contrario - o sr. Ruivo Godinho, que tambem apresenta e sustenta uma moção no sentido de que o governo não satisfaz ás necessidades do paiz. - Julga-se a materia discutido, a requerimento do sr. Sebastião Nobrega. - Lêem-se na mesa, a requerimento do sr. Pedro Monteiro, os nomes dos srs. Deputados que restavam inscriptos. - São lidas e approvadas as propostas as propostas dos srs. Lopo Vaz e Marçal da Torre pedem, e a camara permitte, que sejam retiradas as moções. - São rejeitadas as do srs. Consiglieri, João Pinto, Arroyo, Jacinto Candido e Ruivo Godinho - É approvado o projecto, não por paragraphos, mas n´uma só votação, como requerêra o Vicente Monteiro.

Acta - Approvada.

Abertura da sessão - Ás duas horas da tarde.

Presentes á chamada 45 srs. deputados. São os seguintes: - Albano de Mello, Guimarães Pedrosa, Antonio Maria de Carvalho, Augusto Pimentel, Augusto Fuschini, Eduardo José Coelho, Francisco Beirão Francisco de Barros, Fernandes Vaz, Francisco Machado, Francisco de Medeiros, Lucena e Faro, Sá Nogueira Candido da Silva, Pires Villar, João Pina, Franco de Castello Branco, Menezes Parreira, Sousa Machado, Correia Leal, Joaquim da Veiga, Amorim Novaes, Ferreira Galvão, Pereira de Matos, Abreu Castello Branco, Vasconcellos Gusmão José de Napoles, José Maria de Andrade, Rodrigues de Carvalho, José de Saldanha (D.), Julio Graça, Poças Falcão, Bandeira Coelho, Manuel José Correia, Martinho Tenreiro e Pedro Victor.

Entraram durante a sessão os srs.: - Moraes Carvalho, Mendes da Silva, Alfredo Pereira, Anselmo de Andrade, Sousa e Silva, Antonio Castello Branco, Baptista de Sousa, Campos Valdez, Antonio Candido, Oliveira Pacheco, Antonio Villaes, Ribeiro Ferreira, Gomes Neto, Pereira Borges, Tavares Crespo, Mazziotti, Jalles, Pereira Carrilho, Barros e Sá, Simões dos Reis, Hintze Ribeiro, Santos Crespo, Miranda Montenegro, Victor dos Santos, Barão de Combarjua, Bernardo Machado, Lobo d´Avila Eduardo de Abreu, Emygdio Julio Navarro, Madeira Pinto, Estevão de Oliveira, Mattoso Santos, Almeida e Brito, Castro Monteiro, Francisco Ravasco, Soares de Moura, Severino de Avellar, Frederico Arouca, Gabriel Ramires, Guilherme de Abreu Sant´Anna e Vasconcelhos, Izidro dos Reis, Viera de Castro, Rodrigues dos Santos Silva Cordeiro, Oliveira Martins Simões Ferreira, Jorge de Mello (D.), Avellar Machado, José Castello Branco, Eça de Azevedo, Dias Ferreira, Ruivo Godinho, Elias Garcia, Laranjo, Pereira doa Santos, Ferreira Freire, José Maria dos Santos, Simões Dias, Pinto Mascarenhas, Abreu e Sousa, Júlio de Vilhena, Lopo Vaz, Vieira Lisboa, Luiz José Dias, Manuel Espregueira, Manuel José Vieira, Brito Fernandes, Marçal Pacheco, Marianno de Carvalho, Marianno Prezado, Miguel da Silveira, Miguel Dantas, Pedro Monteiro, Vicente Monteiro, Visconde da Torre, Visconde de Silves e Consiglieri Pedroso.

Não compareceram á sessão os srs.: - Serpa Pinto, Alfredo Brandão, Alves da Fonseca, Antonio Centeno, Antonio Ennes, Moraes Sarmento, Fontes Ganhado, Augusto Ribeiro, Conde de Castello de Paiva, Conde de Fonte Bella, Conde de Villa Real, Elvino de Brito, Elizeu Serpa, Goes Pinto, Feliciano Teixeira, Fernando Coutinho (D.), Freitas Branco, Firmino Lopes, Guilhermino de Barros, Casal Ribeiro, Baima de Bastos, Cardoso Valente, Souto Rodrigues, Dias Gallas, Santiago Gouveia, João Arroyo, Teixeira de Vasconcellos Alfredo Ribeiro, Alves Matheus, Oliveira Valle, Joaquim Maria Leite, Jorge O´Neil, Alves e Marçal Pacheco. Alpoim, Barbosa de Magalhães, Oliveira Matos, Santos Moreira, Santos Reis, Julio Pires, Mancellos Ferraz, Manuel d'Assumpção, Pinheiro Chagas, Matheus de Azevedo, Pedro de Lencastre (D.), Sebastião Nobrega, Dantas Baracho, Estrella Braga, Visconde de Monsaraz e Wenceslau de Lima.

Acta. - Approvada.

Segundas leituras

Projecto de lei

Senhores. - Dizia Napoleão I que: «Dans la guerre de siége, comme dans celle de camagne, e´est le canon qui joue le principal rôle».

43