O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 44

SESSÃO DE 19 DE DEZEMBRO DE 1891

Presidencia do exmo sr. Antonio de Azevedo Castello Branco

Secretarios - os exmos.

José Joaquim de Sousa Cavalheiro
Antonio Teixeira de Sousa

SUMMARIO

Approvada a acta, dá-se conhecimento á camará de um officio da academia real das sciencias de Lisboa, acompanhando exemplares de diversas obras. - Teve segunda leitura um projecto de lei apresentado pelo sr. Antonio Teixeira de Sousa, approvando o contrato celebrado pela camara de Villa Real para a illuminação a luz electrica; outro do sr. Mota Veiga, determinando que o inventariante e cabeça de casal responde, como fiel depositario, pelos rendimentos, fructos e dividas activas que arrecadar como administrador da herança. - Uma proposta do sr. José do Castro, propondo um voto de agradecimento á commissão parlamentar do congresso de arbitragem e da paz pela fórma distincta por que honrou os deputados portuguezes. - O sr. presidente dá conta á camara de ter recebido uma representação dos fabricantes de esteiras finas, pedindo elevação dos direitos para os tapetes e oleados. - O sr. José Julio Rodrigues apresenta representações das juntas de parochia do Paião, Figueira da Foz o Maiorea, pedindo o restabelecimento da escola D. Luiz I. - O sr. Reis Torgal apresenta uma representação dos empregados de cinco secções da repartição central da fiscalisação e arrecadação de Lisboa, contra o disposto no § 1.º do artigo 4.º da lei de 28 de julho de 1888. - O sr. Bandeira Coelho reclama do sr. ministro dus obras publicas a construcção immediata do lanço terminus da entrada que communica o caminho de ferro de Vizeu com o valia do Vouga. - Apresenta o sr. Alfredo Mendes uma representação dos commerciantes de linho em rama, e outros, contra a diminuição dos direitos de fio estrangeiro. - O sr. Adriano Monteiro participa a constituição da commissão especial do pautas, n o sr. Mota Veiga a de legislação civil. - O sr. Alves Matheus refere-se as palavras proferidas pelo sr. Manuel du Arriaga na sessão anterior, acerca do congresso catholico em Braga e a conferencia dos bispos em Lisboa, e combate as medidas adoptadas pelo ministerio das obras publicas ácerca dos viveiros do cepas americanas. - Responde-lhe o sr. ministro das obras publicas.

Na ordem do dia continua no uso da palavra o sr. ministro das obras publicas, em resposta a interpellação do sr. José Julio Rodrigues sobre a organisação do ensino technico. - No final da sessão, e a requerimento do sr. Eduardo José Coelho, generalisa-se a discussão sobre o assumpto da interpellação.

Abertura da sessão - Ás tres horas da tarde.

Presentes á chamada 48 srs. deputados. São os seguintes: - Abilio Eduardo da Costa Lobo, Adolpho da Cunha Pimentel, Adriano Augusto da Silva Monteiro, Alberto Augusto de Almeida Pimentel, Alfredo Mendes da Silva, Amandio Eduardo da Motta Veiga, António de Azevedo Castello Branco, Antonio Manuel da Costa Lereno, Antonio Maria Cardoso, Antonio Sergio da Silva e Castro, Antonio Teixeira de Sousa. Arthur Alberto de Campos Henriques, Eduardo Augusto da Costa Moraes, Eduardo de Jesus Teixeira, Eduardo José Coelho, Feliciano Gabriel de Freitas, Francisco José Machado, Henrique da Cunha Matos de Mendia, João Alves Bebiano, João Ferreira Franco Pinto Castello Branco, João de Paiva, João Pereira Teixeira de Vasconcellos, José Pinto Moreira, Joio Pinto Rodrigues dos Santos, João Simões Pedroso de Lima, Joaquim Alves Matheus, Joaquim Germano de Sequeira, Joaquim Simões Ferreira, Joaquim Teixeira Sampaio, José de Abreu do Couto Amorim Novaes, José Alves Pimenta de Avellar Machado, José Antonio de Almeida, José Joaquim de Sousa Cavalheiro, José Julio Rodrigues, José Maria Charters Henriques do Azevedo, José Macia de Oliveira Peixoto, José Maria de Sousa Horta e Costa, José de Sampaio Torres Fevereiro, José de Vasconcellos Mascarenhas Pedroso, José Victorino de Sousa e Albuquerque, Luciano Cordeiro, Luiz de Mello Bandeira Coelho, Manuel Francisco Vargas, Manuel de Oliveira Aralla e Costa, Matheus Teixeira de Azevedo, Pedro Ignacio de Gouveia, Thomás Victor da Costa Sequeira e Visconde de Tondella.

Entraram durante a sessão os srs.: - Adriano Emilio de Sousa Cavalheiro, Agostinho Lucio e Silva, Albino de Abranches Freire de Figueiredo, Alexandre Maria Ortigão de Carvalho, Alfredo Cesar Brandão, Antonio Baptista de Sousa, Antonio Eduardo Villaça, Antonio José Arroyo, Antonio Maria Jalles, Arthur Hintze Ribeiro, Augusto Cesar Elmano da Cunha e Costa, Augusto da Cunha Pimentel, Augusto José Pereira Leite, Augusto Maria Fuschini, Barão de Paçô Vieira (Alfredo), Bernardino Pacheco Alves Passos, Caetano Pereira Sanches de Castro, Carlos Lobo d'Avila, Carlos Roma du Bocage, Custodio Joaquim da Cunha e Almeida, Eduardo Augusto Xavier da Cunha, Elvino José de Sousa e Brito, Fernando Pereira Palha Osorio Cabral, Francisco António da Veiga Beirão, Francisco de Barros Coelho e Campos, Francisco Felisberto Dias Costa, Francisco Joaquim Ferreira do Amaral, Francisco Xavier de Castro Figueiredo de Faria, Frederico Ressano Garcia, Guilherme Augusto Pereira de Carvalho de Abreu, Jacinto Candido da Silva, João de Barros Mimoso, João Eduardo Sotto Maior Lencastre e Menezes, João Marcellino Arroyo, João Maria Gonçalves da Silveira Figueiredo, Joaquim Pedro de Oliveira Martins, José de Alpoim de Sousa Menezes, José de Azevedo Castello Branco, José Christovão Patrocínio de S. Francisco Xavier Pinto, José Estevão de Moraes Sarmento, José Frederico Laranjo, José Freire Lobo do Amaral, José Gonçalves Pereira dos Santos, José Gregorio de Figueiredo Mascarenhas, José Maria Pestana de Vasconcellos, José Maria dos Santos, José Paulo Monteiro Cancella, José Simões Dias, Luciano Affonso da Silva Monteiro, Luiz Gonzaga dos Reis Torgal, Luiz Virgilio Teixeira, Manuel de Arriaga, Manuel d'Assumpção, Manuel Constantino Theophilo Augusto Ferreira, Manuel Pinheiro Chagas, Marcellino Antonio da Silva Mesquita, Marianno José da Silva Prezado, Miguel Dantas Gonçalves Pereira, Pedro Victor da Costa Sequeira e Tito Augusto de Carvalho.

Não compareceram á sessão os srs.: - Albano de Mello Ribeiro Pinto, Alexandre Alberto da Rocha Serpa Pinto, Alvaro Augusto Froes Possollo de Sousa, Antonio Augusto Correia da Silva Cardoso, Antonio Jardim de Oliveira, Antonio José Ennes, Antonio José Lopes Navarro, Antonio José Pereira Borges, António Maria Pereira Carrilho, Antonio Maximo de Almeida Costa e Silva, António Mendes Pedroso, Antonio Pessoa de Barros e Sá, Antonio Ribeiro dos Santos Viegas, Aristides Moreira da Motta, Arthur Urbano Monteiro de Castro, Augusto Carlos de Sousa Lobo Poppe, Augusto Vidal de Castilho Barreto e Noronha, Bernardino Pereira Pinheiro, Christovão Ayres de Magalhães Sepulveda, Conde do Covo, Conde de Villa Real, Eduardo Abreu, Emygdio Julio Navarro, Estevão

52