O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

t&v Ioçnr amanhã a discussão sobre o Parecer da Com~ mií*ãi> d'j$ f^in/iosf.

O S;. Presidente:— Em consequência a OruVtn do Diti para áuituiíiã e a discussão do Parecer, de

que se acabou de tractar. — Está levantada a Sés-sào. -—J^ram quani ires horas da tarde.

O 1.° iÍEDVCTOR,

J. B. CASTÃO.

N.° 2.

jem 2 í* e Setmbw

1842,

Presidência do Sr. Gorjdo H enriques.

hamad'1—Presentes 72 Srs. Deputados.

— A's Onze horas e meia. A cia — A p provada.

Um njjicio do Ministério da Marinha e Ultramar : ^—PãTucipando a esta Camará , que em consequência do seu mau estado de saúde nào pôde aqui comparecer á iriterpellação do Sr, Deputado Celestino Soares, o que fará logo, que esteja melhor.—Jl Ccn n ira ficou inteirada.

Uni of/iicio do Sr. Deputado Carlos Bento: — Participando não poder comparecer ás Sessões, por ter e-itado doente. — Inteirada.

Um officio do Sr. Deputado Welgueiras:—Fazendo a <_.ta ter='ter' de='de' a='a' sessões='sessões' d='d' comparecido='comparecido' inteirada.='inteirada.' mus='mus' p='p' tag0:ticipação='pa:ticipação' por='por' ás='ás' camará='camará' não='não' te.='te.' xmlns:tag0='urn:x-prefix:pa'>

O Sr. Secretario Pereira doa Reis participou á Camará gne o Sr. Cogominho Brandão não podia vir á Sestfio por incojtrnod>ido.

O Sr. Pess.inha :—?r. Presidente, pedi a palavra para ler um Parecer da Commissão Estatística, que é o seguifíte (leu). Sr. Presidente, este negocio i; dev-muita, conveniência para o Povo que o requer, e e muito simples e claro: os doeu mentos acham-se juntos ac Parecer; e podem ser examina-,dos pelos Srs. Deputados: pedia pois a V. Kx.a, que o desse para ordem do dia na primeira occa&iâo opportuaa. (Publicar-u~ha quando entrar em discussão).

Q Sr,. Secretario Pereira dos Reis: — É ura Projecto de Lei , manda-se imprimir.

O Sr. Pessanha : — Parece-m e , que não e preciso manda-lo imprimir, é um negocio muito, simples, e ao mesmo tempo muito urgente, os documentos eslào patentes.

O Sr. Silva Cabral:—Que e? O Sr. Secretario Pereira dos Reis: — É um Parecer daCommiVão de•Eslalislica, que conclue por ura Projecto de Lei.

O Sr. Gavião:—Sr. Presidente, comn Re-Iator cia Commissão peço, que »e imprima no Diário do Governo, dispensando se a ouira impressão ordinária, e com isto ficam .conciliadas as duas opiniões, a do Sr. P^ssanha , e a do Sr. Silva Cabral.' O St.. Silva Cabral: — F,u não disse nada. .O Sr. Gaintlo : — Então foi o Sr. Secretario Pereira dos Reb, mas e;n fim eu desisto da miniia moção , e pa^o a impres:âo do costume, porque pôde estar aqui amanha, Q.ne se. -hnprimwe..

O Sr. Guoiherío Lopes: — Sr. Presidente, pedi a palavra porá mandai para a Mesa o sog-nnle

R EQU ERÍMKNTO. -7- Requeiro que o (Governo, pela competente Secretaria, fa^-a expedir a est^ Ca-inara cópia authpiitica d,> Requerimento feito por Dotnmgpá José d'Almeida Lima, e Francisco Joa-

quim Maya — no qual se offereciarn tomar o Contracto do Tabaco, com todos os encargos, e mais a quantia de trinta contos annuaes a favor do T besouro.

Outro sim requeiro que se remetia a esta Câmara, cópia authentica do Decreto, pelo qual se perdoou a quantia de cincoenla contos de réis aos Contra-ctadores do Tabaco, em cada um anno da duração desse Contracto — com a exposição dos motivos que li[ouve para isso.

Sala das Sessões em 2 de Setembro de 18i€. —* (Assi^nados). Faustino Gualberto Lopes, Francis* co Manoel da Costa, António Luiz da Cosia Perei* rã de Pilhena, Martinho Q,uesado Filias Boas ^ Francisco de Paula Risques, José Bernardo da •%/-vá Cabral, Frederico d' Azevedo [''aro e Noronha , Manos/, Loba de Mesquita, Gavião, Tiburcfo Joaquim [iarr&to Feyo , O. João d' Azeced->, Joaquim Manoel d

O Orador : — (Continuando). Peço a sua urgência, e a sua impressão no Diário do Governo.

Foi approvada a sua urgência , — approvado o Requerimento—-e a tua imprès&áo no Diário do Governo.

O Sr. Silva Sanche»:—-Sr. Presidente, consta-me e desgraçadamente com certeza, que o Juiz de Direito deMidões fora atroz e horrivelmente assassinado quando se recolhia da Casa do Visconde de Midões para a sua. Este facto de atrocidade é novo ;.... desde 1834 mais ou menos se tiitham acatado as anctoridades ; é certo que ainda ninguém se tinha arrojado ao excesso de assassinar alguma; motivo muito maior para que se tomem medidas enérgicas, a fim de que urn deíicto destes seja castigado ; e pela punição do delinquente se cohibam quanto seja possível excessos desta Ordem (Apoiados).