O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 23 )

como o da Capital: fica ao arbitrio do Governo seguir dos dois meios o que julgar meios conveniente. A melhor escala que o povo pode ter para estudar este systema, é a providencia dada no n.° 1.° deste artigo, porque as Repartições Publicas não tractam só com o Governo, tractam tambem com o povo, e ahi vai elle aprendendo. Por consequencia insisto pela Emenda da Commissão.

O Sr. Lopes de Lima: - Eu approvo com todas as forças a, Emenda apresentada pela Commissão: ella está inteiramente de accordo com as idéas que ha pouco apresentei: e além das razões já dadas, pelo proprio argumento que apresentou o illustre Deputado, que impugnou a Emenda. Além da instrucção, e do exemplo, ha esse contracto, e esse é que hade ser o meio indirecto de ir chamar os povos a pedirem a adopção deste systema metrico. Estabelecendo o Governo este systema nas suas transacções, e estabelecendo-o por exemplo no Districto de Lisboa, os outros Districtos que estão em immediato contacto com esse, hão de querer esse mesmo systema, para a facilidade das suas transacções, e hão de ser os proprios que o hão de pedir. Por consequencia é este o modo deste systema se poder generalisar por todo o Reino sem obstaculos, e sem inconvenientes, e deste modo podem muito bem desterrar-se todas as apprehensões que aqui appareceram ao principio.

Neste sentido pois voto pela Emenda apresentada pela Commissão.

O Sr. Faria Barbosa: - Eu ainda me parece curto o espaço que se apresenta por parte da illustre Commissão, attendendo ás observações que passo a fazer, e que a Camara tomará na consideração que lhe parecer justo. Sr. Presidente, os contractos dos particulares não se podem effeituar, nem fazer segundo o novo systema sem que elles estejam no facto da differença das medidas, e então sem apparecerem as tabellas, sem estarem instruidos dessa differença, os contractos das reducções não se podem effeituar; e para apparecerem essas tabellas, e o povo se instruir é mister tempo; depois de estarem instruidos, e saberem qual é a differença que existe nas medidas novas e velhas, é que podem começar os contractos das reduções. Alem disso é necessario saber a immensidade de contractos antigos que é necessario reformar, e tudo isto não se faz sem muito espaço. Eu não duvido que em algumas Provincias se possa fazer com mais facilidade, mas em outras aonde são immensas as pensões, os foros, os censos, é impossivel, nem os empregados ainda que trabalhem muito, podem fazer tantas contractos de reforma no espaço que decorre desde 52 a 56: offereço estas considerações á Camara, e digo que me parece conveniente procurar todos os meios para que a Lei se não torne sensivel, e não alcance as antipathias.

O Sr. Presidente: - A Ordem do Dia para segunda feira é a mesma anteriormente dada, e as Interpellaçõe? que estão pendentes, que são as seguintes: A do Sr. Cunha ao Sr. Ministro do Reino; as do Sr. Assis de Carvalho ao Sr. Ministro da Fazenda; a do Sr. Pereira do Mello ao Sr. Ministro da Guerra; a do Sr. Jeremias Mascarenhas no Sr. Ministro da Marinha; e a do Sr. Carlos Bento ao Sr. Ministro dos Negocios Estrangeiros; as quaes terão logar na ultima hora. Torno a lembrar que os Senhores que estão nomeados para a Deputação são os seguintes:

Antonio Augusto de Mello Castro de Abreu, Antonio da Cunha Sotto-Maior, Antonio Maria Fontes Pereira de Mello, Antonio do Rego Faria Barbosa, Antonio Vaz da Silva, Barão da Torre, Bispo Eleito de Malaca.

A Deputação hade ser recebida por S. Magestade na quinta feira proxima ao meio dia no Paço das Necessidades. Está levantada a Sessão. - Eram quatro horas da tarde.

O 1.° REDACTOR,

J. B. GASTÃO.

N.º 3. Sessão em 4 de Março 1850.

Presidencia do Sr. Rebello Cabral.

Chamada - Presentes 51. Srs. Deputados.

Abertura - Á meia hora depois do meio dia.

Acta- Approvada sem discussão.

CORRESPONDENCIA.

OFFICIO. - Do Sr. Deputado Poças Falcão, accusando a recepção do officio desta Camara, em que se communica ter sido approvada a proposta do Governo, para poder estar ausente da Camara durante a presente Sessão, a fim de continuar no exercicio de Governador Civil do S. Miguel. - Inteirada.

O Sr. Jeremias Mascarenhas: - Pedi a palavra para rogar á Mesa que tenha a bondade de remetter á Commissão do Ultramar os esclarecimentos que já vieram em satisfação a um requerimento que fiz n'uma das Sessões passadas: assim como tambem para perguntar á Mesa, se está satisfeito o meu requerimento approvado nesta Camara, quando eu pedi a relação dos Empregados da Provincia de Gôa que estando fóra della, continuam a perceber os seus ordenados pelos cofres daquelle Estado; o no caso de não estar satisfeito este requerimento, pedia que se renovasse.

O Sr. Presidente: - O illustre Deputado refere-se ao requerimento que fez em 10 de Janeiro, pedindo uma relação dos Empregados Publicos da Provincia de Gôa, de qualquer classe que sejam, que não obstante estarem fóra della, e sem exercicio, percebem comtudo os seus vencimentos pelos cofres daquelle Estudo: este requerimento foi approvado em Sessão de 10 de Janeiro, e mandou-se fazer a communicação ao respectivo Ministro em 11, e por em quanto ainda não chegaram esses esclarecimentos.

O Jeremias Mascarenhas: - Então peço que se requisitem novamente.

O Sr. Presidente: - Pois bem, não ha duvida: manda-se renovar o pedido. Agora em quanto ao primeiro objecto a que o illustre Deputado alludiu,