O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.°46

SESSÃO NOCTURNA DE 25 DE AGOSTO DE 1897

Presidencia do exmo. sr. Eduardo José Coelho

Secretarios-os exmos. srs.

Joaquim Paes de Abranches
Frederico Alexandrino Garcia Ramires

SUMMARIO

Approvou-se a acta o lê-se o expediente. - O sr. Laranjo apresenta o parecer relativo aos emolumentos cobrados nas cadeias civis. - O sr. Carlos Ferreira apresenta o parecer sobre o projecto da pensão a D. Julia Adelaide Pereira dos Santos. - Paz declaração de voto o sr. Fortuna Bosado. - Apresenta um projecto do lei o sr. J. A. Sepulveda. - O sr. Ornellas de Mattos apresenta um projecto sobre os direitos de importação do quinino. - Apresentam requerimentos os srs. Queiroz Ribeiro é Cayolla.

Na ordem da noite (renovação do contrato com a companhia dos tabacos) fallam successivamente os srs. Mello e Sousa, Cayolla, Dias Ferreira, ministro da marinha, Luiz José Dias (que requer a prorogação da sessão até se votar o projecto, requerimento que não teve vencimento) e Cabral Moncada.

Abertura da sessão - Ás nove horas e vinte e cinco minutos da noite.

Presentes á chamada 66 srs. deputados. São os seguintes: - Alexandre Ferreira Cabral Paes do Amaral, Alfredo Carlos Le-Cocq, Alvaro do Castellões, Antonio Carneiro de Oliveira Pacheco, Antonio de Menezes e Vasconcellos, Antonio Simões dos Reis, Antonio Tavares Festas, Antonio Teixeira de Sousa, Arthur Alberto do Campos Henriques, Augusto José da Cunha, Carlos Augusto Ferreira, Carlos José de Oliveira, Eduardo José Coelho, Francisco Antonio da Veiga Beirão, Francisco Barbosa do Couto Cunha Sotto Maior, Francisco Felisberto Dias Costa, Francisco Furtado de Mello, Francisco Limpo de Lacerda Ravasco, Francisco Manuel de Almeida, Francisco Pessanha Vilhegas do Casal, Francisco Silveira Vianna, Frederico Alexandrino Garcia Ramires, Frederico Ressono Garcia, Gaspar de Queiroz Ribeiro de Almeida e Vasconcellos, Henrique Carlos de Carvalho Kendall, João Antonio de Sepulveda, João Ferreira Franco Pinto Castello Branco, João Joaquim Izidro dos Reis, João de Mello Pereira Sampaio, João Pereira Teixeira de Vasconcellos, João Pinto Rodrigues dos Santos, Joaquim Augusto Ferreira da Fonseca, Joaquim José Pimenta Tello, Joaquim Paes de Abranches, José Alberto da Costa Fortuna Rosado, José Augusto Correia de Barros, José da Cruz Caldeira, José Dias Ferreira, José Frederico Laranjo, José Gonçalves Pereira dos Santos, José Luiz Ferreira Freire, José Malheiro Reymão, José Maria Barbosa de Magalhães, José Maria Pereira de Lima, Libanio Antonio Fialho Gomes, Lourenço Caldeira da Gama Lobo Cayola, Luciano Affonso da Silva Monteiro, Luiz Fischer Berquó Poças Falcão, Luiz José Dias, Manuel Antonio Moreira Junior, Manuel Pinto de Almeida, Manuel Telles de Vasconcellos, Marianno Cyrillo de Carvalho, Martinho Augusto da Cruz Tenreiro, Sebastião de Sousa Dantas Baracho, Visconde da Ribeira Brava e Visconde de Silves.

Entraram durante a sessão os srs.: - Adolpho Alvos de Oliveira Guimarães, Antonio Maximo Lopes de Carvalho, Bernardo Homem Machado, Conde do Burnay, Conde de Papo Vieira, Francisco Xavier Cabral de Oliveira Moncada, Henrique da Cunha Matos de Mendia, Jacinto Simões Ferreira da Cunha, João Monteiro Vieira de Castro, Joaquim Ornellas de Mattos, José Adolpho de Mello e Sousa, José Alves Pimenta de Avellar Machado, José Eduardo Simões, Baião, José Estevão de Moraes Sarmento, José Joaquim da Silva Amado e Luiz Cypriano Coelho de Magalhães.

Não compareceram á sessão os srs.: - Adriano Anthero de Sousa Pinto, Albano de Mello Ribeiro Pinto, Antonio Maria Dias Pereira Chaves Mazziotti, Augusto Cesar Claro da Ricca, Conde do Alto Mearim, Conde de Idanha a Nova, Eusebio David Nunes da Silva, Francisco de Almeida e Brito, Francisco de Castro Mattoso da Silva Côrte Real, Jacinto Candido da Silva, Jeronymo Barbosa de Abreu Lima Vieira, Jeronymo Barbosa Pereira Cabral Abreu é Lima, João Abel da Silva Fonseca, João Catanho de Menezes, Joaquim Heliodoro Veiga, Joaquim Saraiva de Oliveira Baptista, Joaquim Simões Ferreira, José de Abreu do Douto Amorim Novaes, José Benedicto de Almeida Pessanha, José Bento Ferreira de Almeida, José Gil de Borja Macedo e Menezes (D.), José Gregorio do Figueiredo Mascarenhas, José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral, José Maria de Oliveira Mattos, Leopoldo José de Oliveira Mourão, Luiz Osorio da Cunha Pereira de Castro, Manuel Affonso de Espregueira, Sertorio do Monte Pereira e Visconde de Melicio.

Acta - Approvada.

EXPEDIENTE Officio

Do ministerio da marinha, remettendo parte dos documentos pedidos pelo sr. deputado Ferreira de Almeida, na sessão de 2 de julho proximo passado.

Para a secretaria.

O sr. Laranjo: - Sr. presidente, pedi a palavra para mandar para a mesa o parecer da commissão de fazenda sobre o projecto de lei de iniciativa do sr. deputado Luiz José Dias, dispondo que da totalidade da receita dos emolumentos cobrados na cadeia civil de Lisboa, sejam deduzidas, a começar de 1 do julho de 1897, duas terças partes, para serem divididas pelo director e pelo official da mesma cadeia, na proporção dos seus respectivos ordenados.

O sr. Carlos Ferreira: - Mando para a mesa dois pareceres da commissão de marinha.

O sr. Fortuna Rosado: - Sr. presidente, pedi a palavra para mandar para a mesa a seguinte

Declaração de voto

Declaro que se tivesse estado presente na occasião em que se poz á votação a questão previa, apresentada pelo sr. deputado João Franco, a teria rejeitado e que teria votado o artigo 1.° do projecto em discussão. = O deputado, Rosado.

Para a secretaria.

s