O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(609)

guma companhia, á qual se tenham concedido privilegios no commercio; e quaes estes sejam a fim de que sendo presente ao Governo, este possa satisfazer ao que na mesma indicação se requer.

Deos guarde a V. Exca. Palacio das Côrtes, em 18 de Março de 1835. -Illustrissimo e Excellentissimo Sr. Conde de Villa Real, Ministro e Secretario d'Estado dos Negocios da Marinha.- Francisco Xavier Soares d'Azevedo, Deputado Secretario.

O Redactor

J. P. Norberto Fernandes.

SECÇÃO DE 20 DE MARÇO.

Ás dez horas e um quarto da manhã, na ausencia do Sr. Presidente, occupou a cadeira da presidencia o Sr. Vice-Presidente, e disse - Está aberta a secção.

O Sr. Deputado Secretario Soares d'Azevedo fez a chamada, e annunciou que se achavam presentes noventa e oito Srs. Deputados, e que faltavam com justificado impedimento os Srs. - Mimoso Guerra - A. J. d'Avila - Marciano d'Azevedo - Baeta - Avilez Zuzarte - Ferreira de Castro -Aguillar - Bandeira de Lemos - Raivoso -Marquez de Saldanha - Visconde de Fonte Arcada.

O Sr. Passos (Manoel): - Sr. Presidente, a palavra para depois da correspondencia.

O Sr. Vice- Presidente: - O Sr. Presidente partecipa a esta Camara que não pode assistir á presente secção por se achar enfermo. A Camara ficou inteirada.

O Sr. Deputado Secretario Sousa Queiroga leu a acta da secção antecedente. Foi approvada.

O Sr. Deputado Secretario Soares d'Azevedo deu conta da

CORRESPONDENCIA.

Ministerio dos Negocios do Reino.

OFFICIOS.

1.º Partecipando que tem exigido das repartições dependentes d'aquelle ministerio, os esclarecimentos necessarios sobre os vencimentos de seus respectivos empregados. A Camara ficou inteirada.

2.° Em resposta á requisição que se lhe havia feito da parte da Camara, ácerca de pensões, tenças ordinarias, e esmollas. A Camara ficou inteirada.

3.° Communicando que serão tomados na devida consideração, os tres requerimentos mandados remetter ao Governo por esta Camara. A Camara ficou inteirada.

4.° Acompanhando varios papeis e contas relativas á escolta de cirurgia da cidade do Porto. Mandaram-se para a secretaria.

Ministerio dos Negocios da Justiça.

Unico. Em resposta ao officio d'esta Camara de 14 decorrente, ácerca dos esclarecimentos exigidos na indicação remettida ao Governo em 24 de Janeiro ultimo. A Camara ficou inteirada.

Ministerio dos Negocios da Fazenda.

OFFICIOS.

1.º Communicando ter expedido as ordens competentes para se obter a consulta, por copia do conselho da fazenda de que trata a indicação do Sr. Deputado Pestana. A Camara ficou inteirada.

2.º Dando parte de se haverem passado as precisas ordens para se obterem os esclarecimentos solicitados, a respeito de tenças, pensões, ordinarias, e esmollas. A Camara ficou inteirada.

Ministerio dos Negocios da Marinha.

OFFICIOS.

Unico. Em resposta ao officio d'esta Camara, que acompanhava o parecer da Commissão d'ultramar, ácerca do commercio das ilhas de Cabo Verde. Mandou-se á Commissão d'ultramar.

O Sr. Vice Presidente: - O expediente está concluído; o Sr. Passos (Manoel) tem a palavra.

O Sr. Passos (Manoel): - Sr. Presidente, mando para a mesa o seguinte requerimento.

Proponho que se recommende ao Governo que passe as suas ordens á legação de Londres, para que faça conduzir para Portugal, com as commodidades possiveis, ao voluntario academico, Serafim d'Almeida Cotta, natural de Vizeu, e que se deve achar em algum dos hospitaes de Plymouth ou do condado de Devon, a tratar-se da molestia mental que lhe sobreveio em Consequencia das desgraças da emigração.
Camara dos Srs. Deputados, 20 de Março de 1835.- Passos (Manoel.)

Este voluntario Serafim d'Almeida Cotta tomou as armas em 1826, e em 1828 emigrou pela Galliza; depois obrigado pelos padecimentos da emigração, e pelas desgraças de sua familia occasionadas pela morte de seu pai perdeu o juizo, e recolheu-se segundo consta, a um dos hospitaes de Plymouth, ou do condado de Devon; e em alguns d'estes ou em qualquer outro, deve hoje existir: alguns compatriotas quizeram trazello; mas os directores do hospital não o consentiram, é do dever do Governo o fazello conduzir á sua patria, devendo com tudo lembrar que a familia é pobre, e não tem meios para o fazer transportar.

O Sr. Vice-Presidente: - Hoje não ha discussão a este respeito; fica para se decidir amanhã. O Sr. Pestana pediu a palavra.

O Sr. Pestana: - Para mandar para a mesa o seguinte requerimento.

Requeiro que ao Governo se pergunte

1.º Se os cobertores fornecidos ao exercito, marinha, e a quaesquer estações publicas são fabricados por conta do Governo?

2.° Que numero de cobertores se distribuem cada anno em termo medio?

3.° O preço por que á fazenda sahe cada cobertor? = J F. Pestana. = Ficou para se tomar conhecimento do seu conteudo na seguinte Sessão.

O Sr. Leonel Tavares: - Sr. Presidente, eu necessito dar conhecimento á Camara, e a S. Exca. o Sr. Ministro dos negocios do reino, do conteudo d'uma carta que me remetteu o presidente da Camara municipal de Coimbra; peço a V. Exca. que apenas elle fôr presente tenha a bondade de me dar a palavra.

O Sr. J. H. de Figueiredo Freire: - Sr. Presidente, mando para a mesa um requerimento da Camara municipal da villa de S. Pedro do Sul, em que pede para casa de Camara o extincto convento dos.... Teve o devido destino.

O Sr. Saraiva Refoios - Sr. Presidente, as quintas feiras estão destinadas para a leitura de pareceres de commissões; hontem foi dia santo, parece-me por tanto que deve haver hoje essa leitura: é certo Sr. Presidente, que muitos pareceres se acham sobre a mesa para se lerem, e sem elles se lerem não podemos fazer nada. Eu requeiro a V. Exca. que se faça em primeiro logar a leitura dos pareceres da

76