O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 12 DE MARÇO DE 1879

Presidencia do ex.mo sr. Francisco Joaquim da Costa e Silva

Secretarios. — os srs. Antonio Maria Pereira Carrilho Augusto Cesar Ferreira de Mesquita

Concluo a interpellação «corça da concessão Paiva do Andrada. — Faliam os srs. visconde de Moreira de Rey, Manuel d’Assumpção e Mariano de Carvalho. — e approvada em votação nominal por 91 votos contra 32 uma proposta de confiança ao governo apresentada pelo sr. Manuel d’Assumpção.

Abertura — Á uma hora o um quarto da tarde.

Presentes á chamada 64 srs. deputados.

Presentes á abertura da sessão — Os srs.: Carvalho e Mello, Fonseca Pinto, Alipio Sousa Leitão, Gonçalves Crespo, A. J. d'Avila, Lopes Mendes, A. J. Teixeira, Carrilho, Mendes Duarte, Pinto do Magalhães, Ferreira do Mesquita, Augusto Fuschini, Pereira Leito, Zeferino Rodrigues, Barão de Ferreira dos Santos, Caetano de Carvalho, Sanches de Castro, Diogo de Macedo, Eduardo Moraes, Hintze Ribeiro, Filippe do Carvalho, Firmino Lopes, Fortunato das Neves, Mesquita e Castro, Fonseca Osorio, Francisco Costa, Sousa Pavão, Guilherme de Abreu, Paula Medeiros, Palma, Freitas Oliveira, Jeronymo Pimentel, Osorio do Albuquerque, Anastacio de Carvalho, Brandão e Albuquerque, Scarnichia, João Ferrão, Sousa Machado, J. J. Alves, Ornellas do Matos, José Frederico, Figueiredo de Faria, Rodrigues de Freitas, J. M. Borges, Pereira Rodrigues, Sá Carneiro, Taveira e Menezes, Barbosa du Bocage, Luiz de Lencastre, Bivar, Luiz Garrido, Faria e Mello, Manuel d’Assumpção, Rocha Peixoto (Manuel), Correia do Oliveira, Alvos Passos, Aralla. o Costa, Mariano de Carvalho, Miguel Dantas, Jacome Correia, Rodrigo do Menezes, Visconde de Balsemão, Visconde do Moreira de Rey, Visconde de Sieuve de Menezes.

Entraram durante a sessão — Os srs.: Adolpho Pimentel, Adriano Machado, Osorio de Vasconcellos, Alexandre Lobo, Alfredo de Oliveira, Rocha Peixoto (Alfredo), Anselmo Braamcamp, Torres Carneiro, Pereira de Miranda, Pedroso dos Santos, Barros e Sá, Telles de Vasconcellos, Neves Carneiro, Saraiva do Carvalho, Victor dos Santos, Carlos do Mendonça, Conde da Foz, Moreira Freire, Emygdio Navarro, Goes Pinto, Francisco de Albuquerque, Mouta e Vasconcellos, Gomes Teixeira, Pereira Caldas, Van-Zeller, Frederico Arouca, Silveira da Mota, Costa Pinto, Gomes de Castro, Melicio, Barros e Cunha, J. A. Neves, Almeida e Costa, Pires de Sousa Gomes, Dias Ferreira, Tavares de Pontes, Laranjo, Namorado, José Luciano, Ferreira Freire, J. M. dos Santos, Sousa Monteiro, Julio de Vilhena, Lopo Vaz, Lourenço de Carvalho, Almeida Macedo, Freitas Branco, Pires de Lima, M. J. de Almeida, M. J. Gomes, Manuel José Vieira, Pinheiro Chagas, Nobre de Carvalho, Marçal Pacheco, Miranda Montenegro, Pedro Carvalho, Pedro Correia, Pedro Barroso, Pedro Roberto, Visconde da Aguieira, Visconde de Andaluz, Visconde da Arriaga, Visconde da Azarujinha, Visconde do Rio Sado.

Não compareceram á sessão — Os srs.: Nunes Fevereiro, Emilio Brandão, Arrobas, Avelino do Sousa, Bernardo de Serpa, Teixeira de Queiroz, Mello Gouveia, Souto Maior, Miguel Tudella, Ricardo Ferraz, Thomás Ribeiro, Visconde do Villa Nova da Rainha.

Acta — Approvada.

EXPEDIENTE

Officios

1.° Do ministerio do reino; acompanhando, em satisfação ao requerimento do sr. J. F. Laranjo, os esclarecimentos relativos a aboletamentos; serviço do cabos de policia; compromisso da misericordia do Castello do Vide; sobre a fórma da eleição da mesa; nota dos mesarios que serviram nos ultimos quinze annos; nota dos empregados da misericordia que são irmãos, e nota dos individuos que em quinze annos foram admittidos no hospital do Castello de Vido pagando a despeza do tratamento. Enviado á secretaria.

2.° Da junta do credito publico, acompanhando 150 exemplares do relatorio sobre a administração da caixa geral do depositos.

Mandaram-se distribuir.

3.° Da junta do credito publico, acompanhando 150 exemplares do relatorio relativo á gerencia do anno economico de 1877-1878 o ao exercicio do 1876-1877.

Mandaram se distribuir.

4.º Da direcção geral dos trabalhos geodesicos, acompanhando 150 exemplares do relatorio dos trabalhos da referida direcção no primeiro semestre de 1876 e anno economico de 1876-1877.

Mandaram-se distribuir.

Representação

Dos parochos e sacerdotes do concelho do Anadia, contra a proposta de lei que acompanha o orçamento do estado, na parte em que sujeita os bens de mão morta antes da sua desamortisação, e os que constituem patrimonio ecclesiastico.

Apresentada pelo sr. deputado José Luciano, e enviada á commissão de fazenda.

O sr. Mouta O Vasconcellos: — Tenho a honra de mandar para a mesa uma representação em que a camara municipal do concelho do Sardoal pede que a receita votada nos annos economicos 1876 a 1878, na importancia de cerca de 1:200$000 réis, seja applicada ao, abastecimento de agua para a referida villa.

A camara do Sardoal já empregou o producto de um emprestimo que contrahiu em canalisar um rico e abundante manancial na extensão de 2,5 kilometros; falta-lhe, porém, ainda a canalisação de uns 700 metros.

É obra de urgente necessidade publica, e reclamada do ha muito pelos povos do Sardoal.

Nunca, sr. presidente, nunca se distrahiram com melhor applicação sommas dos cofres da viação municipal do que para o fim a que a camara do Sardoal as quer applicar.

Peço, pois, á illustre commissão a quem este negocio tiver de ser distribuido, que dê sobre elle parecer favoravel, a fim do que os povos que tenho aqui a honra do representar não fiquem privados d'este beneficio tão indispensavel para elles.

0 sr. Jeronymo Pimentel: — Por parto da commissão de administração publica mando para a mesa um requerimento pedindo, com urgencia, uns documentos que são indispensaveis para se entrar na discussão de um parecer que já está distribuido.

Peço a v. ex.ª o favor do, com urgencia, mandar dar a este requerimento o competente destino.

Leu-se na mesa o seguinte

Requerimento

Requeiro, por parte da commissão de administração publica, que, com urgencia, seja pedido ao ministerio do reino o processo instaurado a requerimento das freguezias de Esmoriz, Cortegaça e Maceda, do concelho da Feira, para,

Sessão do 12 de março da 1879

60