O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(650)

decidiram nesta Camara, e foram approvados na dos Dignos Pares, e por isso não pode ser objecto de questão, e será na verdade uma injustiça selectiva não darmos seguimento a esta lei, que só exigirá cinco minutos mais de demora nos nossos logares.

O Sr. Deputado Vice-Secretario Sotto Pimentel: - O que se venceu lei que houvesse meia hora de prorogação para se discutir o projecto, mas não se decidiu que fosse hoje.

O Sr. Ottolini: - Não tem duvida que se venceu que houvesse meia hora de prorogação para se discutir esse projecto.

O Sr. Vice-Presidente: - Vai ler-se para entrar em discussão na sua generalidade.

O Sr. Deputado Secretario Souza Queiroga fez a leitura do projecto n.º 97 B.

(Diario pag. 356 col. 2.ª lin. 14).

Leu em seguimento a substituição offerecida pelo Sr. Lopes de Lima, é a seguinte.

A doutrina do parecer da Camara dos Dignos Pares n.º 97, approvado já na Camara dos Srs. Deputados, será extensiva aos officiaes da armada, que não estiverem no caso de ser desligados do serviço da mesma, em virtude dos artigos 3.º e 4.° do mesmo projecto.

O Sr. Lopes de Lima: - Eu rejeito o projecto, e approvo a substituição.

O Sr. Vice-Presidente: - A votação é nominal.

O Sr. Lopes de Lima: - Eu peço que se dispense essa formalidade do regimento.

A Camara, sob proposta do Sr. Vice-Presidente, não dispensou que a votação fosse nominal.

O Sr. Lopes de Lima: - Eu peço a palavra para fazer umas explicações.

O Sr. Srabra: - A força armada compõe-se de duas partes. Exercito de terra e mar: a marinha é uma parte essencial do exercito; mas como isto não é mais que uma declaração, e está já implicitamente envolvida na lei, que passou nas duas Camaras, relativa ao exercito de terra, entendo que é escusado discussão.

Vozes: - Votos, votos.

O Sr. Presidente: - O Sr. Lopes de Lima pode fallar.

O Sr. Lopes de Lima: - Eu pediria que se votasse primeiramente sobre a substituição; parece-me que a Camara está inclinada a approva-la, e approvada que seja cáe o projecto, e escusam-se duas votações.

A Camara annuiu ao requerimento do Sr. Lopes de Lima.

Então disse o Sr. Vice-Presidente: - Agora vai proceder-se á votação nominal, os Srs. Deputados que approvarem a substituição dizem = approvo = os que forem d'opinião contraria dizem = rejeito.

Sr. Deputado Vice-Secretario Botto Pimentel procedeu á chamada, e disseram = approvo = os Srs. Freire; Serpa Pinto; Atouguia; Fonseca Moniz; Camello Fortes; Geão, Dias d'Oliveira; Borralho, Mimoso Guerra; Caiolla; Barjona; Avila, Alheira; Vieira de Castro; Seabra, Albuquerque, Couceiro, Canavarro; Vasconcellos Abrahches; Castilho; B. de Renduffe; Basilio; Canto Machado; Vieira da Motta; Carlos Augusto; Florido; Chaves e Mello, Pessanha; Botto; Bettencourt; Ottolini; Azeredo, Rebello Leitão; Refoios, Jeronimo José Carneiro; Queiroga, João Elias, Sarmento; Pina Cabral; Lima; Aguiar, Sobrinho, J. A. de Magalhães, Ramalho Ortigão; Soure; Queiroz; Pizarro; Velloso da Cruz; J. A de Campos; Braklami; Souza Azevedo; Morão; Teixeira de Moraes; Pestana; Lopes de Lima; Silva Pereira; Liberato Freire; Rojão; José Narciso; Mascarenhas; Mello; Campeam; Passos (José); Barroto leio; Julio Gomes; Leonel; L. J. Moniz; Rebello da Silva, Luiz Cypriano, Tavares de Carvalho; Macario de Castro; Miranda; Cardoso Castello Branco, Loureiro; Passos (Manoel), Fonseca Magalhães; Northon.

Em consequencia ficou unanimente approvada na sua generalidade a substituição do Sr. Lopes de Lima.

O Sr. Vice-Presidente: - Na secção seguinte continua a discussão que hoje ficou suspensa. Está fechada a secção. Passava das tres horas e meia da tarde.

Para o Ministerio dos Negocios do Reino.

Illustrissimo e Excellentissimo Sr. - Devendo uma deputação desta Camara dirigir-se a Sua Magestade a Rainha, para lhe apresentar o decreto das Cortes Geraes sobrei não ser official algum do exercito privado de sua patente, senão por virtude de conselho de guerra, tenho a honra de participar a V. Exca. o referido, afim de que tomando as ordens da mesma Augusta Senhora, sobre o dia e hora em que a referida deputação se poderá apresentar, se sirva de mas communicar para conhecimento da mesma deputação.

Deos guarde a V. Exca. Palacio das Côrtes, em 23 de Março de 1835. - Illustrissimo e Excellentissimo Sr. Agostinho José Freire, Ministro e Secretario d'Estado dos Negocios do Reino - João Alexandrino de Sousa Queiroga, Deputado Secretario.

Para o Ministerio dos Negocios Estrangeiros.

Illustrissimo e Excellentissimo Sr.- Tenho a honra de remetter a V. Exca. a inclusa copia da indicação do Sr. Deputado Manoel da Silva Passos, approvada por esta Camara em secção de 21 do corrente, sobre ser mandado conduzir para Portugal, com as commodidades possiveis um voluntario academico, que se diz achar-se em algum dos hospitaes de Plymouth, de Devon, afim de que sendo presente ao Governo, possa este dar as providencias que julgar a proposito para ser satisfeita a mesma indicação.

Deos guarde a V. Exca. Palacio das Côrtes, em 28 de Março de 1835. -Illustrissimo e Excellentissimo Sr. Duque de Palmella, Presidente do Conselho de Ministros, Ministro e Secretario d'Estado dos Negocios Estrangeiros. - João Alexandrino de Sousa Queiroga, Deputado Secretario.

Para o Ministerio dos Negocios da Guerra.

Illustrissimo e Excellentissimo Sr. - Tendo sido approvada por esta Camara em secção de 21 do corrente, a indicação que inclusa tenho a honra de remetter por copia a V. Exca. na qual o Sr. Deputado José Ferreira Pestana pede esclarecimentos ácerca dos cobertores fornecidos ao exercito e marinha, e quaesquer repartições publicas, vou rogar a V. Exca. a que se digne de prestar-me os mencionados esclarecimentos na parte que respeita ao ministerio a seu cargo, para os fazer presentes na Camara.

Deos guarde a V. Exca. Palacio das Côrtes, em 23 de Março de 1835. - Illustrissimo e Excellentissimo Sr. Duque da Terceira, Par do Reino, Ministro e Secretario d'Estado dos Negocios da Guerra. - João Alexandrino de Sousa Queiroga, Deputado Secretario.

Na mesma conformidade se expediu outro officio para o ministerio da marinha.

O Redactor

J. P. Norberto Fernandes.

SECÇÃO DE 24 DE MARÇO.

Ás dez horas e um quarto da manhã disse o Sr. Vice-Presidente - Está aberta a secção.

O Sr. Leonel Tavares: - A palavra para depois da correspondencia.

O Sr. Barjona: - Tambem eu peço a palavra para antes da ordem do dia.