O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 51

SESSÃO DE 24 DE MARÇO DE 1892

Presidencia do exmo. sr. Antonio de Azevedo Castello Branco

Secretarios - os srs.

José Joaquim de Sousa Cavalheiro
Antonio Teixeira Sousa

SUMMARIO

Lêem-se tres officios: um do ministerio do reino, remettendo um documento pedido pelo sr. Laranjo; outro do ministerio da guerra, remettendo documentos pedidos pelo sr. Dias Costa; e outro da legação de Portugal em Hespenha, acompanhado o conhecimento de um caixote contendo documentos parlamentares. - O sr. Bernardino Pinheiro fundamenta duas representações que mandou para a mesa, e apresenta um projecto de lei relativo ao assumpto de uma d'essas representações. - O sr. João de Paiva apresenta uma representação da camara municipal de Odemira. - O sr. Adriano Monteiro manda para a mesa uma representação da camara municipal de Monsão. - O sr. Ferreira de Almeida discursa largamente sobre as companhias coloniaes.

Na ordem do dia continúa da lei de meios. - O sr. Carrilho, relator, responde ás considerações apresentadas na sessão anterior pelo sr. Eduardo Abreu. - O sr. Costa Moraes requer, e a camara approva, que a sessão se prorogue até se votar o projecto. - O sr. Mattoso Côrte Real, lendo a sua moção, pondera que tem sempre insistido pela discussão do orçamento, considera inconveniente qualquer contrato para exploração do porto de Lisboa, lamenta que o governo entregue á companhia das aguas de Lisboa a quantia marcada no projecto, entende ser excessiva a verba, n'elle indicada, para o centenario de Colombo, assim como as despezas feitas com a demarcação das fronteiras da provincia de Moçambique, e julga que o governo prestaria um bom serviço tornando o orçamento mais comprehensivel. - O sr. presidente do conselho, respondendo ao sr. Mattoso Côrte Real, entre outras considerações declara que o governo faz todos os esforços para encaminhar a administração do paiz a uma solução rasoavel. - O sr. Arriaga lê a sua moção, que fundamenta em breves considerações. - O sr. Elmano da Cunha limita-se a fazer uma pergunta, que se refere á barra de Aveiro. - O sr. Carrilho responde ao sr. Elamno da Cunha, e apresenta uma por parte da commissão de fazenda. - São rejeitadas as propostas dos srs. Fuschini e Arriaga, a approvadas as dos srs. Possollo e Carrilho, ficando as demais prejudicadas. - Em seguida é approvado o projecto.

Abertura da sessão - Ás duas horas e tres quartos da tarde.

Presentes á chamada 44 srs. deputados. São os seguintes: - Abilio Eduardo da Costa Lobo, Adriano Emilio de Sousa Cavalheiro, Antonio Maria Cardoso, Antonio Maria Pereira Carrilho, Antonio Ribeiro dos Santos Viegas, Antonio Teixeira de Sousa, Arthur Alberto de Campos Henriques, Augusto Cesar Elamno da Cunha e Costa, Augusto da Cunha Pimentel, Bernardino Pereira Pinheiro, Custodio Joaquim da Cunha e Almeida, Eduardo Abreu, Eduardo Augusto da Costa Moraes, Eduardo de Jesus Teixeira, Eugenio Augusto Ribeiro de Castro, Fortunato Vieira das Neves, Francisco de Barroos Coelho e Campos, Francisco Joaquim Ferreira do Amaral, Francisco José Machado, Francisco José de Medeiros, João Alves Bebiano, João de Paiva, João Pereira Teixeira de Vaasconcellos, João Pinto Moreira, João de Sousa Machado, Joaquim Germano de Sequeira, Joaquim Ignacio Cardoso Pimentel, Joaquim Simões Ferreira, José de Abreu de Couto Amorim Novaes, José Alves Pimenta de Avellar Machado, José de Azevedo Castello Branco, José Bento Ferreira de Almeida, José Joaquim de Sousa Cavalheiro, José Julio Rodrigues, José Maria Charters Henriques de Azevedo, José Monteiro Soares de Albergaria, José Paulo Monteiro Cancella, José de Vasconcellos Mascarenhas Pedroso, Matheus Teixeira de Azevedo, Pedro Ignacio de Gouveia, Roberto Alves de Sousa Ferreira e Thomás Victor da Costa Sequeira.

Entraram durante a sessão os srs.: - Adolpho de Cunha Pimentel, Adriano Augusto da Silva Monteiro, Agostinho Lucio e Silva, Alberto Augusto de Almeida Pimentel, Alexandre Maria Ortigão de Carvalho, Alfredo Cesar Brandão, Alfredo Mendes da Silva, Alvaro Augusto Froes Possollo de Sousa, Amandio Eduardo da Mota Veiga, Anselmo de Assis Andrade, Antonio Augusto Correia da Silva Cardoso, Antonio Baptista de Sousa, Antonio Eduardo Villaça, Antonio José Arroyo, Antonio José Pereira Borges, Antonio Maria Jalles, Antonio Maximo de Almeida Costa e Silva, Antonio Sergio da Silva e Castro, Aristides Moreira da Mota, Arthur Hintze Ribeiro, Augusto Maria Fuschini, Carlos Roma du Bocage, Eduardo Augusto Xavier da Cunha, Eduardo José Coelho, Elvino José de Sousa e Brito, Fernando Pereira Palha Osorio Cabral, Francisco de Almeida e Brito, Francisco Antonio da Veiga Beirão, Francisco de Castro Mattoso da Silva Côrte Real, Francisco Felisberto Dias Costa, Francisco Xavier de Castro Figueiredo de Faria, Frederico de Gusmão Corrêa Arouca, Frederico Ressano Garcia, Guilherme Augusto Pereira de Carvalho de Abreu, Henrique da Cunha Matos de Mendia, Ignacio Emauz do Casal Ribeiro, João Ferreira Franco Pinto Castello Branco, João Marcellino Arroyo, João Maria Gonçalves da Silveira Figueiredo, João Pinto Rodrigues dos Santos, Joaquim Alves Matheus, José Augusto Soares Ribeiro de Castro, José Christovão Patrocionio de S. Francisco Xavier Pinto, José Dias Ferreira, José Domingos Ruivo Godinho, José Estevão de Moraes Sarmento, José Freire Lobo do Amaral, José Gonçalves Pereira dos Santos, José Gregorio de Figueiredo Mascarenhas, José Luiz Ferreira Freire, José Maria de Sousa Horta e Costa, José de Sampaio Torres Fevereiro, José Victorino de Sousa e Albuquerque, Manuel de Arriaga, Manuel d'Assumpção, Manuel Constantino Theophilo Augusto Ferreira, Manuel Francisco Vargas, manuel Pinheiro Chagas, Marcellino Antonio da Silva Mesquita, Miguel Dantas Gonçalves Pereira, Pedro Victor da Costa Sequeira e Tito Augusto de Carvalho.

55