O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 51

SESSÃO DE 2 DE MAIO DE 1899

Presidencia do exmo. sr. Luiz Fisher Beruó Poças Falcão

Secretarios - os exmos. srs.

Joaquim Paes de Abranches
Frederico Alexandrino Garcia Ramirez

SUMMARIO

Lida a acta, usaram da palavra sobre ella os srs. Teixeira de Sousa, Henrique Kendall, Ressano Garcia e João Arroyo, sendo por fim approvada. - O sr. Ressano Garcia requer esclarecimentos pelo ministerio da fazenda, e o sr. Frederico Ramirez apresenta dois projectos de lei. - Concede-se licença ao sr. deputado Silveira Vianna para se ausentar do reino. - O sr. João Franco troca explicações com o sr. ministro da fazenda ácerca da remessa para a camara do relatorio sobre a cobrança do imposto de rendimento. - O sr. conde da Serra de Tourega queixa-se do modo como procede a companhia dos phosphoros, respondendo-lhe o sr. ministro da fazenda. - Ao mesmo assumpto se refere o sr. Francisco Machado, que manda tambem para a caixa respectiva cinco requerimentos. - O sr. Mazziotti chama a attenção do governo para o modo como procedem algumas companhias que têem negocios para Africa. - O sr. Luciano Monteiro pergunta se se fez algum emprestimo com o monte pio geral, respondendo-lhe o sr. ministro da fazenda, e voltando a fallar o sr. deputado interrogante. - Tambem trata do mesmo assumpto o sr. Teixeira de Sousa. - Os srs. Luciano Monteiro, Abel da Silva, Cazimiro Ferreira e Luiz José Dias mandam para a mesa representações, e os srs. Teixeira de Vasconcellos e Teixeira de Sousa requerimentos, pedindo esclarecimentos.

Na ordem do dia prosegue a discussão do projecto de lei n.º 20, cunhagem da moeda de nickel, usando da palavra os srs. Teixeira de Sousa, Augusto José da Cunha, conde de Burnay e Queiroz Ribeiro, que fica com a palavra reservada.

Primeira chamada - Ás dez horas e meia da manhã.

Presentes - 22 srs. deputados.

Segunda chamada - Ás onze horas.

Abertura da sessão - Ás onze horas e doze minutos.

Presentes - 44 srs. deputados.

São os seguintes: - Abel da Silva, Alberto Affonso da Silva Monteiro, Alfredo Carlos Le-Cocq, Alfredo Cazimiro de Almeida Ferreira, Antonio Augusto Gonçalves Braga, Antonio Maria Dias Pereira Chaves Mazziotti, Antonio Teixeira de Sousa, Arnaldo Novaes Guedes Rebello, Augusto José da Cunha, Bernardo Homem Machado, Conde da Serra de Tourega, Conde de Silves, Francisco de Almeida e Brito, Francisco Antonio da Veiga Beirão, Francisco José Machado, Francisco Xavier Cabral de Oliveira Moncada, Frederico Alexandrino Garcia Ramirez, Frederico Ressano Garcia, Gaspar de Queiroz Ribeiro de Almeida e Vasconcellos, Henrique Carlos da Carvalho Kendall, João Antonio de Sepulveda, João Baptista Ribeiro Coelho, João Ferreira Franco Pinto Castello Branco, João Marcellino Arroyo, João Monteiro Vieira de Castro, João Pereira Teixeira de Vasconcellos, Joaquim Heliodoro Veiga, Joaquim Paes de Abranches, Joaquim Simões Ferreira, José Alberto da Costa Fortuna Rosado, José Benedicto de Almeida Pessanha, José Christovão Patrocinio de S. Francisco Xavier Pinto, José da Cruz Caldeira, José da Fonseca Abreu Castello Branco, José Joaquim da Silva Amado, José Malheiro Reymão, José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral, João Mathias Nunes, Libanio Antonio Fialho Gomes, Lourenço Caldeira da Gama Lobo Cayolla, Luiz Fisher Berquó Poças Falcão, Manuel Affonso de Espregueira, Martinho Augusto da Cruz Tenreiro e Sebastião de Sousa Dantas Baracho.

Entraram durante a sessão os srs.: - Alexandre Ferreira Cabral Paes do Amaral, Alvaro de Castellões, Antonio Eduardo Villaça, Antonio Ferreira Cabral Paes do Amaral, Antonio de Menezes e Vasconcellos, Carlos Augusto Ferreira, Carlos José de Oliveira, Conde de Burnay, Eusebio David Nunes da Silva, Francisco Felisberto Dias Costa, João Catanho de Menezes, João Joaquim Izidro dos Reis, João Pinto Rodrigues dos Santos, Joaquim Augusto Ferreira da Fonseca, Joaquim José Pimenta Tello, Joaquim Ornellas de Matos, José Alves Pimenta de Avellar Machado, José Bento Ferreira de Almeida, José Gregorio de Figueiredo Mascarenhas, José Maria Barbosa de Magalhães, José Maria Pereira de Lima, Julio Emento de Lima Duque, Luciano Affonso da Silva Monteiro, Luiz José Dias e Manuel Antonio Moreira Junior.

Não compareceram á sessão os srs.:- Adolpho Alves de Oliveira Guimarães, Adriano Authero de Sousa Pinto, Alfredo Cesar de Oliveira, Anselmo de Andrade, Antonio Carneiro de Oliveira Pacheco, Antonio Maximo Lopes de Carvalho, Antonio Simões dos Reis, Antonio Tavares Festas, Arthur Alberto de Campos Henriques, Arthur Pinto de Miranda Montenegro, Augusto Cesar Claro da Ricca, Conde de Idanha a Nova, Conde de Paçô Vieira, Francisco Barbosa do Couto Cunha Sotto Maior, Francisco Furtado de Mello, Francisco José de Medeiros, Francisco Limpo de Lacerda Ravasco, Francisco Manuel de Almeida, Francisco Pessanha Vilhegas do Casal, Francisco Silveira Vianna, Guilherme Augusto Pereira de Carvalho de Abreu, Henrique da Cunha Matos de Mendia, Jacinto Candido da Silva, Jacinto Simões Ferreira da Cunha, Jeronymo Barbosa de Abreu Lima Vieira, Jeronymo Barbosa Pereira Cabral Abreu e Lima, João Abel da Silva Fonseca, João Lobo de Santiago Gouveia, João de Mello Pereira Sampaio, Joaquim Saraiva do Oliveira Baptista, José de Abreu do Couto Amorim Novaes, José Adolpho de Mello e Sousa, José Capello Franco Frazão, José Dias Ferreira, José Eduardo Simões Baião, José Estevão de Moraes Sarmento, José Gil de Borja Macedo e Menezes (D.), José Gonçalves Pereira dos Santos, José Luiz Ferreira Freire, José Maria de Oliveira Matos, Leopoldo José de Oliveira Mourão, Luiz Cypriano Coelho do Magalhães, Luiz Osorio da Cunha Pereira de Castro, Manuel Pinto de Almeida, Manuel Telles de Vasconcellos, Marianno Cyrillo de Carvalho, Sertorio do Monte Pereira, Visconde de Melicio e Visconde da Ribeira Brava.

O sr. Presidente: - Vae ler-se a acta.

Leu-se na mesa.

O sr. Presidente - Está em discussão.