O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

n.° 8.

SESSÃO DE 10 DE MARÇO DE 1858.

PRESIDENCIA DO Sr. JOAQUIM FILIPPE DE SOURE.

SECRETARIOS OS SRS.

Joaquim Gonealves Mamede.

Miguel Osorio Cabral.

Chamada — presentes 57 srs. deputados.

Entraram durante a sessão — os srs. Affonso de Castro, Albino de Figueiredo, Vidal, Correia Caldeira, D. Antonio da Costa, Avila, Sarros e Sá, Lousada, Cunha e Sá, Fontes Pereira de Mello, Breyner, Sousa e Menezes, Pinto d'Albuquerque, Rodrigues Sampaio, Rodrigues Cordeiro, Barão das Lages, Bento de Castro, B. F. da Costa, Bernardo de Serpa, Carlos Bento, Possolo, Conde de Valle de Reis, Vivião Pessanha, Garcia Peres, Cunha Pessoa, Faustino da Gama, Gavicho, Polido, Soares Franco, Frederico Guilherme, Pegado, Pinlo Tavares, Rebello Cabral, Honorato Ferreira, Judice Samora, Pinto de Magalhães, Sousa Pinto Basto, José Estevão, José Ferreira Pinto Basto, José Guedes, J. J. da Cunha, J. J. de Maios, Luciano de Castro, Latino Coelho, Pinto Soares, Teixeira de Queiroz, Vellez Caldeira, Paredes, Trindade Sardinha, Garcia da Rosa, Jacome Correia, Nogueira Soares, Victorino de Barros e Visconde de Porto Carrero.

Não compareceram — os srs. Bettencourt, Castro e Abreu, Mello e Carvalho, Heredia, Antonio Emilio, Serzedello, Seabra, Antonio de Serpa, Costa Veiga, Barão da Torre, Dias e Sousa, Seixas e Vasconcellos, Bivar, Barroso, Nazareth, Dias Grande, Zuzarte, Mello Soares, Almeida Pessanha, Roboredo, Sousa Machado, Ferreira de Castro, Sá Vargas, Casal Ribeiro, Colaço, José de Moraes, Oliveira Baptista, Justino Ferreira Pinto Basto, Matoso, Aboim, Rebello da Silva, Camara Leme, Brown, Tenreiro, Passos (Manuel), Sousa Feio, Paulo Romeiro, B. de Campos, Placido d'Abreu, Fernandes Thomás, Sebastião José de Carvalho, Coelho de Carvalho e Sena Bello,

Abertura — um quarto depois do meio dia.

Acta — approvada.

O sr. Sá Nogueira: — Pedi a palavra para mandar para

a mesa duas

DECLARAÇ]OES DE VOTO.

1.ª — Declaro que votei contra a proposta do sr. Abreu, para que houvesse a votação nominal que n'esta acta se menciona. = A. C. de Sá Nogueira.

2.ª — Declaro que votei contra a proposta do sr. Fontes, relativa ao sr. deputado José Estevão. = A. C. de Sá Nogueira = Conde de Samodães.

Mandaram-se lançar na acta.

O sr. Castro Guedes: — Sr. presidente, hontem mandei uma proposta para a mesa, para que se consignasse na acta um voto de louvor aos engenheiros hydrographicos; e parece-me que na acla não se faz menção d'esta proposta, nem mesmo a vejo no Diario do Governo. Naturalmente houve algum equivoco a esse respeito; não sei mesmo se essa proposta foi votada pela camara, e parecia-me melhor que v. ex.ª a submettesse novamente á votação da camara.

O sr. Secretario Miguel Osorio: — A acta diz. (Leu)

O sr. Presidente: — A acta está conforme com o que se passou; parecia-me que a proposta do sr. deputado era a mesma do sr. Mamede, mas tem mais alguma cousa. A acta considera-se approvada, porque não ha reflexão alguma sobre ella, e esta conforme com o que se passou na casa. Agora vou submetter á votação da camara a proposta do sr. deputado, que é a seguinte:

PROPOSTA.

Attendendo ao zêlo, dedicação e trabalho que tiveram na confecção do plano hydrographico da barra do porto de Lisboa os engenheiros hydrographos da armada; considerando que este trabalho é feito com muita perfeição e de evidente utilidade, e por conseguinte digno de elogio:

Proponho que se consigne na acta um voto de louvor aos engenheiros hydrographos da armada pelo supradito trabalho, de que a camara acaba de ter conhecimento pelo respectivo exemplar que lhe foi offerecido.

Sala das sessões, em 10 de março de 1858. = Castro Guedes.

O sr. Sá Nogueira: — Que foi recebido com agrado; éo que se costuma fazer.

Foi approvada.

Foi introduzido na sala o sr. Francisco Lopes Gavicho Tavares de Carvalho, que prestou juramento e tomou assento.

CORRESPONDENCIA.

DECLARAÇÕES.

1.ª — Do sr. Alves Vicente, de que o sr. barão da Torre não vem á sessão de hoje, nem virá a mais algumas, em consequencia de fallecimento de sua mãe.

Mandou-se desanojar.

2.ª — Do sr. Passos (José), participando que o sr. Mello Soares não assistiu á sessão de hontem, nem assiste á de hoje, por motivo de molestia.,

A camara ficou inteirada.

3.ª — Do sr. F. da Costa, participando que o sr. Roboredo não compareceu hontem, nem poderá comparecer a mais algumas sessões, por incommodo de saude.

A camara ficou inteirada.

4.ª — Do sr. J. M. d'Abreu, participando que o sr. Casal Ribeiro não póde comparecer á sessão de hoje, e talvez a mais algumas, por incommodo de saude.

A camara ficou inteirada.

OFFICIOS.

1.º — Do sr. Paulo Romeiro, pedindo quinze dias de li-

Vol. IV — Março — 1858.

8