O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 511 )

de sujeitar-nos a um milhar de injustiças, oii então a Nação não chegada para essas indemnisações; porque demitUram-se homens por miguelistas , que se não deviam demittir, que tinhani comprado os seus empregos com o seu dinheiro ; e a prova, e' que alguns delles tornaram-se a empregar; e pagou-se-lhes pelo tempo em que rião estiveram empregados ? hão senhor: e porque foram restituídos? porque se conheceu a injustiça da sua demissão. Por consequência tomara eu emprega-los todos; porque essa

e' que era a grande historia; mas não pôde sefô Portanto acho que este Em pregado tem a parte que lhe eabe, e que pôde estar muito contente de lhe ter cabido tão cedo; porque ha muitos nas suas circumstânciàs, que têem tanta justiça como elle, e que não estão empregados.

O Sr. Presidente: — A hora deu e a Ordem do Dia para amanhã é a eleição da Mesa, e depois Comniissões. Está levantada a Sessão. — Eram é horas da tarde.

N.° 53.

írê 8 òt Jlkrco.

Presidência do Sr. J. C. de Campos^

bertura— Depois do meio dia.

Chamada — Presentes 99 Srs. Deputados; entraram depois mais alguns, e faltaram os Srs. Barreto Ferraz, Bispo Conde, Francisco António d'Almei-da, Sousa Guedes, Teixeira de Carvalho, Xavier d'Araujo, e Pina Cabral Loureiro.

Acta approvada.

Mandou-se lançar na Acta a seguinte:

Declaração de voto—Declaro que se o meu estado de saúde me permittisse assistir a todas as sessões, em que se discutiu o Projecto de Resposta ao Discurso do Throno, seria de parecer que a votação de todos os seus parágrafos fosse nominal, e em todos «lies votaria com a maioria da Commissâo. — Carvalho e Mello,

Expediente— Teve o seguinte destino:

Ministério da Guerra—Um orneio remettendo a carta do Regedor de Parochia de Alvalade ao Sr. Leonel, que tracta dos últimos movimentos dos guerrilhas, pedindo que se mande alguma força decaval-laria para aquelle ponto: e participando que já ali se acha collocada uma força do corpo franco d'Evo-xa. — A Camará ficou inteirada.

Uma representação da Camará Municipal do Concelho de Baião, no Districto administrativo do Porto, sobre foraes. — A' Commissâo especial de foraes.

Representações— Uma da Carnara Municipal da Cidade de Tavira, sobre o rnesmo objecta. — A" Com-missão especial de foraes.

Outra da Camará Municipal do Concelho d'Azam* buja, a pedir que se conceda á Companhia de Na^ Vegaçâo do Tejo e Sado por Barcos movidos por vapor as alterações no seu contracto por ella ultimamente requerida. — A* Commissâo de Administração Publica.

Oulra da Camará Municipal de Setúbal, a pedir, a concessão da cerca doexlincto convento de S. Domingos para n'«lla construir o Cemitério publico.— A* Commissâo de Fazenda.

Oulra da Associação Commercial de Setúbal $ propondo algumas medidas que julga necessárias, para e melhoramento do Cornmercio cTaquella Villa^ — A* Commissâo de Commercio e Hirtes.

Outra de 34 Parochos de differentes freguesias, pedindo que se declare --cosSuppIicantes estão sujeitos pelo decreto de 31 de Dezembro de 1836 ao pagamento de direitos de Mercê e desetlo por suas cartas. -^-A* Commissâo Ecclestastica.

Outra das aucioridades do hospital do Espirito

Santo de Tavira, pedindo que os bens do hospital sejam isemptos da decima como sempre o têem sido. — A' Commissâo de Fazenda.

Outra do cidadão José de Sousa Falcão, em nome dos proprietários e lavradores da Est-emadura , pedindo que até o fim do corrente mez se sobreesteja na discussão da proposta do Governo sobre a admissão pelo Douro de 800 mil fangas de trigo hespanhol, para dentro deste tempo poderem mostrar os males que hão de resultar de tal admissão. — A* Commissâo de Commercio e Aries ouvindo a d' Agricultura.

O Sr. Secretario Rebello de Carvalho: — Estão sobre a Mesa uns papeis relativos á emigração dos Açores para o Brasil, mandados honlem para a Mesa pelo Sr. Presidente do Conselho de Ministros; não sei que destino a Câmara quer que se lhe dê.

O Sr. Anila: — Sr. Presidente, peço que esses papeis sejam remettidos á Commissâo õ"Ultramar: este negoòio é muito importante j e ha de merecer muita particular aitenção da Commissâo, apesar de que rne parece que o Governo poderia prover a respeito delle, pois segundo as informações, que tenho, ha Auctoridades, que não só têem fechado os olhos, porém lêem de mais protegido'a emigração, tendo interesse nos contractos, que se fazem para ella; rogo áCommissâo queira dar quanto antes o sea Parecer sobre este importantíssimo objecto.

O Sr. M. A. de Pasconcellos:—Eu não percebi bem o que disse o Sr. Deputado.

OSr. Presidente:-*— O Sr. Deputado pedio, quees-lês papeis fossem remettidos á Commissâo do Ultramar.

Ó Orador:—"Em additamento ao requerimento do Sr. Deputado, peço que â mesma Commissâo s« remetia urn Projecto de lei, apresentado pela Commissâo especial d'emigração, que no Congresso Constituinte não houve tempo de se discutir; parece-me que existe na Secretaria.

O Sr. Moni%:—-Eu queria lembrar á Camará que tto Congresso Constituinte houve uma Comnoissão especial para este fim, e julgo muito conveniente que também agora se nomeie uma para este fim. *

O Sr. Ávila : — Eu não sabia que existiu essa Commissâo no Congresso Constituinte; porém como a não temos agora, vou mandar para a Mesa uma proposta porescripto, para que a tenhamos também nesta Sessão, e seja nomeada pela Mesa. E' preciso adoptar medidas enérgicas, que ponham termo a este vergonhoso trafico, que quer substituir o da escravatura.