O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

ficar para amanln. (Apoiados). Por consequência o resto que falta do Projecto n.* 6 — Está levanta"

dou para a primeira pane cia Ordem do SJia t;e amanhã os duu-s Projeeios n/" 11 e 8, e depois para a Ordem do Dia regular .esle Projecto n.° 10; irias se apparecer o Governo, dou com preferencia

cia a Sessão. — Eram quaai quatro horas da.tarde.

JOSÉ 3HE CASTRO FAEZSLS B3 MACEDO.

N.° 10.

S*05ã0 jem 13 í»e J$dnnbr0

1842.

O Sr. Beirão: ~ Sr. Presidente, ha longo tempo, que meditando seriamente Sfle desejo, e este |;erisamenio, mais inc-e-rcento tera toaiudo em mim , depois que a Nação me elevou á grandeza de seu Rep>sentan!e; d'en-tào por diante, eu eniendi que < rã para tuim um dever rigoroso, o qus até então linha sido um simples, posto que louvável, desejo.

Não uie lisnngsio, Sr. Presidente, que tenhi achado o meu.dcsidcralum•, a pedra philosophai, que anciosauiei5te'-biHcava , porque a lição dos homens e da historia rn« tem demonstrado que o nosso estado actua! é o resultado de um complexo extraordinário de cousas e de rircu-nstancias, que mal se podem compreheòdrtr debaixo de um só aspecto, e de uma única epíg-afe ; 'todavia , a minha pos;ção- social, e diais que tudo a mi n h s trabalhosa profissão, • com a .qual muito me lionro, rae coilccom- em mais adequadas circuuistancias para ver e exan)inar mais de perto, o estudo poriicular dos indivíduos e das fatiãítas, cuja sotnm iíoíai dá o calado geral da Nação , e do Pai".

Km contacto imiirdiaín , Sr. Presidente, desde pola manhã ale á.noite com a miséria, e a pobreza, e com.o tau-to, e a grandeza, com a orfandade e a viuvez,- com o desvalido e o opulento , com o sacerdote, e com o militar, com o hborioso, e o ocioso, com. os homens finalmente de todas a? crenças e de todas as opiniões; eu tenho chegado final-rae-ite n um resultado g^r»! ; e v^rn. a ser, que o rrnjihodo de contentar a Iodos não e tão difíicil co» mo eu suppunha ; pouco exigem todos do Governo, e exigem simples e unicamente, q";e el!e tenha utna só qualidade, qualidade que elle deve ter aind-i mesmo itriepen "Jentemente daquelle desejo geral, e uniforme; e qual e ella , Sr. Presirientr í Igualdade ni di-.tr.ibuição do prémio e do castigo!!! Eis-aqui o geg edo da arte de governar bera e lê Paiz, digno de outra sorte! Que quer a Nação Ioda, Sr. Presidente? A restricta observância dos Artigos d^ Carta C n-stitucional.

li lem sido por ventura, observado com severidade este prograrmua p<_-iii.ico denjonstrar='denjonstrar' de='de' parle='parle' aos='aos' qoe='qoe' pprn='pprn' nem.intelligeiuma='nem.intelligeiuma' ín.je='ín.je' _2j='_2j' sempre='sempre' até='até' sysieíiiys='sysieíiiys' ar.='ar.' tem='tem' liíai='liíai' tag2:i-.='_-:i-.' poderia='poderia' etn='etn' certa='certa' não.='não.' ver='ver' única='única' exclusivo='exclusivo' eu='eu' presidido='presidido' ré='ré' governos='governos' tag1:_='ensaiado:_' que='que' sue='sue' causa='causa' oia-tro='oia-tro' quercui='quercui' ds-cissa='ds-cissa' uidade='uidade' nós='nós' reco-.ht-ci-do='reco-.ht-ci-do' se='se' por='por' nos='nos' caie='caie' qutisi='qutisi' _1823='_1823' principio='principio' ceshiva='ceshiva' det.ertinrjití='det.ertinrjití' honra='honra' não='não' tern='tern' d-sde='d-sde' diversos='diversos' _='_' a='a' melhojo='melhojo' os='os' e='e' f='f' tag0:u='te:u' cl='cl' horror.-o='horror.-o' í='í' govrnos='govrnos' o='o' ní-rn='ní-rn' cerlo='cerlo' senuo='senuo' esra='esra' tiiiiit-s='tiiiiit-s' ha='ha' todos='todos' tag3:ira='di:ira' po='po' xmlns:tag0='urn:x-prefix:te' xmlns:tag1='urn:x-prefix:ensaiado' xmlns:tag2='urn:x-prefix:_-' xmlns:tag3='urn:x-prefix:di'>ia» Quem não é por aos j fc troníra nós; etá a^ui u c^*

191

Presidência do Sr. Gorjão Henrique».

\^/hamada— Presentes 7'i Srs. Deputados, Abertura — As 11 horas e 3 quartos. Acta — Approvada.

Co 11RTÍ8PONDENCIA.

Um Officio do JWhiiaíerio da, Guerra — parlioi-' pando que a iisía dos ;»graciados por aqueíle Mi-nisterio , e que não s-lisfizeram os Direitos de mer» <_-Ô p='p' só='só' ser='ser' pôde='pôde' ministério='ministério' fofíiteida='fofíiteida' inteirada.='inteirada.' da='da' fazenda.='fazenda.' peio='peio' _='_'>

Idetn do Minht&rio dt.t Fazenda — rerrtPtíendo cópia da Consulta da J uni a cir. Credito Puhlioo sobre a Representação di< Junio cio Parochia e tnaiã habita nlos de S. ""íoraingv.s de Vai c-e Alc-ndiz, pedi n-, tio iniíu casa dos ííens Xationaes para a residência do Paro c h o, — A* Sscretaric.

Urna Representação apresentada pelo Sr. Baião ; de Tiiheiras, o;n que os antigos Empregados das Secretarias d'Est.ado pedem o curuprírnento da resolução tomada pela Camará transacta, a fiiw de Apoderem ser subsidiados corno Empregados das Repartições exíinctas.— .-í* Cu mínima o de Fazenda.

Outra Representação da ("amua Municipal e Administrador do Concelho do Ce>orico de Basto, em que pedem providencias a favor do Couimercio dos vinhos do Douro apresentado p-!o Sr. Gavião. — £ CrurrinisMo Especial dv$ fuinhos.

O.utra Representação da Cumaru Municipal de Pico dos Regalados, apresénf da pelo Sr» F. M. da Costa , na qual perle, qua a Camará não ss feche surn tuuiar medidas a favor do Douro.— A"1 Commissão &i;/;ecial dos Pinhos.

O Sr. frabcvncellos e Sá: — Sr. Presidente, na Camará transacta apresentei resta Casa debaixo do N." 213 D, um Projecto de Lei, pura o Cemitério da Cidade de Braga ser c(.l!orudo na Cerca do ex-tincto Convento Carmo; es'e Pr '-jeofo foi áCorn-mifí-^o do Fy 20 tida , o eslava a poruo da ser decidi-fii>, quaiuio a Comera foi adiaria. A Cidad- dcí Braga é a terceira Cidade do U ino, e •desgraçadamente, com vergonha o di^n , aí.ida hoje não tem Cerni l crio !.... Sei n gora q UM se !r acl"j rie vender a^uel-hí Cerca ; por coíisequenria f u renovo ouira vez o fi:eu Projecto, pedindo que nfja declarado urgente; e mando para a Mí-s-a o s.-^u!íiie

UlíCiO EUÍM !iN TO.----K; !;ov<_ p='p' n.='n.' iíei='iíei' pfojecío='pfojecío' o='o'>

2i3 D, que apr«;íu:t*M na C^;»viar.» trant-ncia para ser concedida á Carnnra 'Almucipii! da Cidade de .Braga a parte da Ce^.a couti.-^!;! á !g''"í!.ia '^° extinto Convento do Caítiio