O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

130

camente para dizer, que o que é necessário, é que a Nação saiba o modo porque cada um dos seus Representantes vota ; não são os nossos discursos, que é necessário que a Nação saiba ; o que é necessário, é que ella conheça como nós aqui votamos, e esse fim preenche-se, e o Sr. Deputado fica satisfeito, publicando nos differentes Periódicos as votações desta Camará.

O Sr. Ferrer: — Ou a Sessão se levanta ou não; se se não levanta, então peço também a palavra.

O Sr. Mendes Leal: —O Sr. J. M. Grande diz que basta que a Nação saiba como aqui se vota, no entretanto eu vejo que as discussões e discursos se publicam no Diário do Governo (Apoiados).

O Sr. Ferrer: — Não sei se pôde discutir-se urna matéria sem haver numero para votar; no entretanto sempre direi, que votando a Camará que se publiquem os nomes dos Deputados inscriptos contra a generalidade do Acto Addicional, também requeiro que se publiquem os nomes daquellea que faltaram 1109 Ires dins qiie houve d y discussão em questão pré-

via (Apoiados); e admiro que tal pedido viesse do Indo Direito, que está sempre a dizer que nói não fazemos nada.

O Sr. Conde de Samodães: — O meu fi m está preenchido, porque o que eu queria era que o Paiz soubesse, que havia quem estivesse disposto a sustentar o seu posto, ate no ultimo baluarte, e com todas as suas forças a inconveniência do Acto Addicional.

Portanto peço licença para retirar o meu Requerimento.

O Sr. Presidente: — A ordem do dia para árna-nhã e, em primeiro logar, a votação sobre a generalidade do Acto Addicional, e em seguida a discussão especial, e o mais que já anteriormente está designado. Está levantada a Sessão. — Eram quatro horas da tarde.

O REDACTOR,

JOSÉ DE CASTRO FREIRE DE MACEDO.

N.°9.

1852.

Presidência do Sr. Silva Sonchcs.

C

'hatnada. ~ Presentes 80 Sr*. Deputados

Abertura.—As onze horas c meia.

Acta. —Appiovadu.

C) Sr. Pitta: — Sr. Presidente, euhonlern fui obrigado a sair da Camará durante os trabalhos delia, por motivos urgentes; é a primeira falta que faço, croio que a Camará m'a desculpará (apoiados). Intendi também que a discussão sobre a questão prévia não se acabaria hontem, porque havia muitos Oradores inscriplos: mas estando formado o meu juizo, eslava habilitado para votar. Por isso mando para a Mesa esta Declaração de Voto, a fim de ser lançada na Acta.

DECLARAÇÃO DE VOTO. — «Declaro que se estivesse presente hontem na occasiâo que se votou a questão prévia, apresentada pelo Sr. Deputado Ávila, sobre se a Camará tinha ou não Poderes para reformar a Carla, teria votado aíTirmativamente com a maioria da Camará.»—Pitta.

O Sr. Dias de Oliveira: — Eu quero fazer urna declaração idêntica, quer dizer, hontem retirei-me da Camará porque tive necessidade de o fazer. Tinha calculado que a votação da questão que se debatia, não teria ainda hontem logar, tinha mesmo alguns motivos particulares para assim o suppôr; entretanto . a Camará deu por terminada a discussão, e votou. Nunca me retirei da Camará, nem de reunião alguma publica em que lenha estado, com o receio de

O Sr. Martins da Costa: — Mando para a Mesa a seguinte

DI.CLAUAÇÃO J>K VOTO. — u Declaro que se estivesse presente no fim da Sessão de hontem, votava appro-vando o quesito sobre que houve votação norninnl. ^ — Martins da Co»ta.

O Sr. Fernandes Thom

O Sr. J, M. Ferreira:—Mando para a Mesa a seguinte

DKCLARAÇÃO DIC VOTO. — u Declaro que se hontem estivesse presente á votação, teria approvado que a Camará tem Poderes Constituintes. »—/. M. Ferreira.

O Sr. Pereira Menezes: — Mando para a Mesa a seguinte

DECLARAÇÃO DE VOTO. —«Declaro que se estivesse presente á Sessão de hontem, teria votado que a Camará tern Poderes para reformar artigos Consti-lucionaes da Carta. »— Pereira Menezes.

O Sr. Moreira Maia:—Mando para a Mesa a seguinte

DECLARAÇÃO DE VOTO.—«Declaro que se estivesse presente na Sala quando se votou a questão prévia, apresentada pelo Sr. Deputado Ávila, votaria conforme a maioria da Camará.

E por esta occasiâo declaro também, que na Sessão de sabbado votei pelo Adiamento limitado do Acta Addicional, em quanto não se apresentassem as Leis de Meios. >» — Moreira Maia — Fernandes Tko-maz.

(.) Sr. Faustino da Gama:—-Também faço a-seguinte

DECLARAÇÃO D r. VOTO. — Declaro que se estivesse presente na Sessão de hontem, volaria pela validado dos Poderes Constituintes, que me foram dados nu minha Procuração. — Faustino da Gama.