O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 53

SESSÃO DE 27 DE ABBIL DE 1900

Presidencia do exmo. sr. Luiz Fisher Berquó Poças Falcão

Secretarios - os exmos. srs.

Antonio Rodrigues Nogueira
Francisco Xavier Correia Mendes

SUMMARIO

Approvada a acta, o sr. presidente communica a hora a que se ha de encerrar a sessão. - Têem em seguida segunda leitura dois projectos de lei, e o sr. Correia Mendes protesta contra uma afirmação do sr. Marianno de Carvalho, quando este disse que tinha sido nullo o resultado da expedição contra o Mataca. - O sr. Fuschini requer varios esclarecimentos pelos ministerios da fazenda e dos negocios estrangeiros; e declarando que deseja interpellar o sr. ministro da fazenda sobre a projectada conversão, faz algumas considerações sobre o assumpto - O sr. Sande e Castro manifesta o desejo de que o sr. ministro do reino apresente uma proposta de reforma da instrucção secundaria, o que justifica Responde-lhe o sr. ministro da justiça, promettendo transmittir ao seu collega os desejos de s. exa. - O sr. Salvador Gamito apresenta uma representação dos empregados administrativos do concelho de Evora, e o sr. Carlos Pessanha outra da camara municipal de Mirandella. - Justificam as suas faltas ás sessões os srs. Costa Ventura e Vellado da Fonseca

Na ordem do dia prosegue a discussão do capitulo 2 ° do projecto de lei n ° 14 (orçamento), sendo admittida a moção do sr. conde de Burnay, a quem não é dada a palavra para continuar o seu discurso por não estar presente o sr. ministro, e julga-se a materia discutida a requerimento do sr. Sinel de Cordes. Admittem-se as propostas que os srs. Fortuna Rosado, Sousa Bandeira e Oliveira Mattos mandam para a mesa, e em seguida approva-se o capitulo sem prejuizo das emendas apresentadas. - Passa-se depois á discussão do capitulo 3.°, usando da palavra os srs. Manuel Francisco Vargas, Henrique Kendall e Teixeira de Sousa, que fica com a palavra reservada. - Antes de se encerrar a sessão explica os motivos por que não póde comparecer a hora de se entrar na ordem do dia o sr. conde de Burnay.

Primeira chamada - Ás dez horas e meia da manhã.

Presentes - 9 srs. deputados.

Segunda chamada - Ás onze horas.

Abertura da sessão - Ás onze horas e um quarto.

Presentes - 60 srs. deputados.

São os seguintes: - Adolpho Ferreira Loureiro, Alberto Affonso da Silva Monteiro, Alexandre Ferreira Cabral Paes do Amaral, Alfredo Carlos Le-Cocq, Alvaro de Castellões, Antonio Caetano de Abreu Freire Egas Moniz, Antonio Lopes Guimarães Pedroza, Antonio Maria Dias Pereira Chaves Mazziotti, Antonio de Menezes e Vasconcellos, Antonio Rodrigues Nogueira, Antonio Teixeira de Sousa, Arthur Pinto de Miranda Montenegro, Augusto Cesar da Silveira Proença, Augusto Fuschini, Conde de Caria (Bernardo), Domingos Tarroso, Emygdio Julio Navarro, Eusebio David Nunes da Silva, Francisco Barbosa do Couto Cunha Sotto Maior, Francisco José Machado, Francisco Limpo de Lacerda Ravasco, Francisco Xavier Correia Mendes, Henrique Carlos de Carvalho Kendall, João Augusto Pereira, João Catanho de Menezes, João Lobo de Santiago Gouveia, João Monteiro Vieira de Castro, João Pereira Teixeira do Vasconcellos, João Pinto Rodrigues dos Santos, João de Sousa Bandeira,, Joaquim Augusto Ferreira da Fonseca, Joaquim Heliodoro da Veiga, Joaquim da Ponte, Joaquim Rojão, Joaquim Simões Ferreira, José Capello Franco Frazão, José Christovão do Patrocinio de S. Francisco Xavier Pinto, José Eduardo Simões Baião, José da Fonseca Abreu Castello Branco, José Gonçalves da Costa Ventura, José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral, José Maria de Oliveira Mattos, José Mathias Nunes, José Osorio da Gama e Castro, José Paulo Monteiro Cancella, José Pimentel Homem de Noronha, Julio Ernesto de Lima Duquo, Libanio Antonio Fialho Gomes, Lourenço Caldeira da Gama Lobo Cayolla, Luiz Fisher Berquó Poças Falcão, Manuel Augusto Pereira e Cunha, Manuel Homem de Mello da Camara, Manuel Paes de Sande e Castro, Manuel Telles de Vasconcellos, Martinho Augusto da Cruz Tenreiro, Miguel Pereira Coutinho (D.), Ovidio Alpoim Cerqueira Borges Cabral, Salvador Augusto Gamito de Oliveira, Visconde de Guilhomil e Visconde da Ribeira Brava.

Entraram durante a sessão os srs.: - Abel Pereira de Andrade, Alfredo Baptista Coelho, Antonio Augusto do Sousa e Silva, Antonio Ferreira Cabral Paes do Amaral, Antonio Tavares Festas, Antonio Vellado da Fonseca, Arthur Alberto de Campos Henriques, Arthur de Sousa Tavares Perdigão, Augusto José da Cunha, Carlos de Almeida Pessanha, Conde de Burnay, Conde de Paçô Vieira, Francisco Antonio da Veiga Beirão, Francisco Xavier Cabral de Oliveira Moncada, Henrique da Cunha Mattos de Mendia, Ignacio José Franco, João Ferreira Franco Pinto Castello Branco, João José Sinel de Cordes, João Marcelhno Arroyo, Joaquim José Fernandes Arez, José Alberto da Costa Fortuna Rosado, José Antonio de Almada, José de Azevedo Castello Branco, José Dias Ferreira, José Gregorio de Figueiredo Mascarenhas, José Joaquim da Silva Amado, José Malheiro Reymão, José Teixeira Gomes, Luiz Cypriano Coelho de Magalhães, Luiz José Dias, Manuel Affonso de Espregueira, Manuel Francisco Vargas, Marianno Cyrillo de Carvalho, Miguel Dantas Gonçalves Pereira, Paulo José Falcão, Pedro Mousinho de Mascarenhas Gaivão e Victorino de Avellar Froes.

Não compareceram á sessão os srs.: - Abilio Augusto de Madureira Beça, Adolpho Alves de Oliveira Guimarães, Adriano Anthero de Sousa Pinto, Affonso Augusto da Costa, Albino de Abranches Freire de Figueiredo, Antonio Eduardo Villaça, Antonio Faustino dos Santos Crespo, Antonio Osorio Sarmento de Figueiredo, Antonio Simões dos Reis, Augusto Guilherme Botelho de Sousa, Conde de Idanha a Nova (Joaquim), Duarte Gustavo de Roboredo Sampaio e Mello, Francisco Felisberto Dias Costa, Francisco Joaquim Fernandes, Francisco José de Medeiros, Francisco Pessanha Vilhegas do Casal, Francisco Xavier Esteves, Frederico Alexandrino Garcia Ramirez, Frederico Ressano Garcia, Gaspar de Queiroz Ribeiro de Almeida e Vasconcellos, Guilherme Augusto Pereira de Carvalho e Abreu, Jacinto Candido da Silva, Joaquim Paes do Abranches, Joaquim Saraiva de Oliveira Baptista, José Adolpho de Mello e Sousa, José Alves Pimenta de Avellar Machado, José Augusto Lemos