O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(121)

que das receitas as mais valiosas, que são as das Alfandega?, eu vejo todos os mezes desapparecerem-me 37 contos para satisfazer a contractos que se fizeram? (Ahi ahi — Ouçam, ouçam.) Pois isto não e publico, não e sabido? (Apoiados — Falle, falle.) Pois não foi publicado no Diario do Governo o contracto de 109 contos feito com o Sr. Pastor? (Falle, falle — Muito bem.) Não se sabe, que se celebrou um contracto subsidiario (O Sr. Cunha Sotto-Maior: — Tranquibernias!...) de 52 contos de réis com o Sr. Vicente Gonçalves ílio Tinto? (E verdade, é verdade.) Em quanto ao contracto com o Sr. Pastor, foram destinados pelas Alfandegas 20 contos de réis mensaes para satisfazer a este contracto; pelo que pertence ao contracto com o Sr. Vicente Gonçalves Rio Tinto, logo que a Camara rejeitou o contracto das Sete Casas, eu mandei entregar, em virtude de outro que achei celebrado, Escriptos admissiveis na quarta parte dos rendimentos das Alfandegas na importancia de 17 contos por mez. A vista disto não é possivel, como o nobre Deputado quer, e como tem direito a querer, que os encargos se satisfaçam com a regularidade, que era para desejar, e que eu tambem tanto desejava; para satisfazer a esses encargos da maneira porque estou satisfazendo, sabe Deos as modificações porque passo, sabe Deos se em virtude de se ter hontem satisfeito a obrigações imperiosas, se hoje me faltaram os meios para satisfazer a outras igualmente imperiosas!.. (Apoia-dos — Muito bem.) Já ouvi arbitrios, que me aconselharam para lançar mão dos rendimentos das Alfandegas; mas é porque não se sabe quaes são os outros encargos, que pesam ainda sobre estas receitas, e o pouco que fica dellas: eu muni-me dos Mappas necessarios para, nesta parte, podér responder ao nobre Deputado: aqui tenho os rendimentos da Alfandega Grande de Lisboa, e os da Alfandega das Sete Casas, (Leu, mostrando com elles, que tendo aquella, por exemplo, rendido em um dia 7 contos, um dos melhores dias de rendimento, abatidos todos os encargos, a que aquella casa satisfaz diariamente, apenas ficaram á disposição do Governo 3 contos em metal, e 1 conto em Notas, e que do mesmo modo na Alfandega das Sete Casas, que o rendimento de 1:793$000 réis, que havia produzido em um dia, abatidos os encargos diarios, tinham ficado sómente a disposição do Governo 771$000 réis em metal, e 220$000 réis em Notas.

Eis aqui estão os grandes rendimentos, com que se exige do Governo o pagamento de todos os encargos, a que está obrigado: advertindo porém, que hoje para o Governo satisfazer os encargos em Lisboa, não póde dispor da receita dos outros cofres; por que, como se sabe, é nesses cofies que se acha constituida a dotação da Junta do Credito Publico desde o anno passado. Ora com esta escacez de recursos tenho pago talvez mais do que posso; e nem eu tenho dinheiro para fazer estes pagamentos da minha algibeira, e ainda que o tivesse o meu patriotismo não me levava tão longe. (Riso) Sr. Presidente, quando eu entrei para o Ministerio (já aqui se disse, e eu confesso, que essa cifra é verdadeira) achei 46 contos, incluindo uns 15 em Notas; paguei o resto do mez de Agosto, que estava annunciado, disse-se aqui, havia noventa e tantos dias, despeza que ainda importava em 16 contos; acabei de pagar ás Classes inactivas de consideração; tenho pago os prets regularmente; paguei um mez de soldos; tenho pago aos fornecedores de pão com a possivel regularidade; porque tendo-os achado atrasados mais de sete semanas, não tem sido possivel adiantar-lhes estes pagamentos, e ainda hontem lhes mandei dar 3:500$ réis, porque estava o negocio tão urgente, que era indispensavel contenta-los: aos fornecedores de pannos a quem se devia 39 contos, tambem já lhes mandei dar por conta 2 contos de réis, e assim se vai amortisando a divida, porque os homens reconhecendo a impossibilidade em que o Governo esta de poder adiantar-lhes estes pagamentos, vão recebendo alguma cousa por conta até se amortisar a divida. Ora o que se dá em Lisboa dá-se nas Provincias, sem querer com isto irrogar censura aos Cavalheiro, que estão á testa daquelles Districtos, como já tive occasião de explicar-me a este respeito: para Traz-os-Montes foi necessario mandar dinheiro daqui, e foram 6:400$000 réis; para o Algarve e Alemtéjo do mesmo modo; para o cofre central do Porto tenho transferido de outros cofres 32 contos de réis com as ultimas ordens que mandei: de maneira que este dinheiro, que tenho mandado para esses differentes Districtos, o que era indispensavel para estabelecer a igualdade possivel entre os differentes Corpos do Exercito, e as differentes Divisões, este dinheiro tem sido necessario paga-lo aqui com promptidão, para que a todo o tempo, que me possa ser preciso recorrer a igual expediente, não me faltem os meios. (Vozes: — Muito bem.)

Agora em quanto aos argumentos que apresentou o nobre Deputado para motivar a necessidade da sua interpellação, são aquelles que me obrigavam tambem a desembaraçar me de todas as difficuldades para principiar o pagamento de outro mez; porque estando annunciado o mez de Agosto por cento e tantos dias, havia já um espaço immenso a respeito daquelles que receberam em primeiro logar, e por consequencia tornava-se uma necessidade terem outro pagamento. Eu lamento sinceramente as circumstancias em que se tem visto os Servidores e os differentes pensionistas do Estado; porém ninguem ha de querer que eu faça um impossivel, que abra um pagamento ao mesmo tempo para todos; qualquer que por ventura aconselhe isto, que se colloque no logar de Ministro da Fazenda, e estou certo que dirá que não é possivel fazel-o. Neste caso, estão em primeiro logar aquelles que trabalham, aquelles que teem de sair de suas casas para as Repartições aonde devem apresentar-se com certa decencia, e que deixam alli suas familias, para sustentar; aquelles finalmente de quem o serviço publico depende se faça com a regularidade que é indispensavel. (Apoiados) Com isto não quero dizer que se não deve attender ás outras classes; e tanto assim não é, que já acabei de mandar pagar um mez ás Classes inactivas de consideração; e mandarei annunciar o pagamento das outras Classes quando entender ter meios; porque commetter a imprudencia de annunciar um pagamento sem ter meios para o realisar, isso nunca eu hei de fazer. (Muitos apoiados)

Para se poderem agora avaliar devidamente as difficuldades do Ministro da Fazenda é preciso saber-se, qual é a extensão dos encargos a que esta obrigado em Lisboa. Eu apresento a relação de todos estes encargos, e comparando-os com os recursos que ha, ver-se-ha, se é possivel fazer mais do que se tem