O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

{ 208 )

•"O Sr. Fonseca Magalhães; — Oh ?.. .. Pelo A mor de Deos, temos grilaria amanhã, acabe.se "primeiro esle "Projecto.

O Sr. José Estevão:'— Deixem concluir o negocio das Estradas.

O Sr. -Presidente • — Está levantada a Sessão. Eram cinco horas da íarde.

O REDACTOR INTERINO,

FR.&2SCISCO Z.E3SA.

Presidência do Sr. -Gorjão H enriques.

hamada—• Presentes 72 Sr&. Deputados. ra — Quasi á uma hora da larde.

Acta— Approvada.

: ''Foram succeisi-varhente mandadas pelos seus au-ctores porá a Mexa as seguintes

DECLARAÇÕES DE VOTO.-—Declaro que na Sessão de Sabbado 11 do corrente votei contra a capitação de 400 reis e contra o 5." da decima que se venceu na dita Sessão. Sala das Cortes 13 de Março de 1843. — O Deputado, Manoel Ltiiz Pereira Rèbello.

Declaro que na Sessão de 11 do corrente votei pela E-menda do :Sr. Deputado Pessanha , que reduziu a capitação a 50 reis. Declaro mais que votei pelo decimo, e não pelo quinto da decima de que tra-cla o art. 5.° do Projecto em discussão. Camará dos Deputados 13 de Março de 1843.— Gomes de Carvalho.

Declaro que na Sessão de 11 de Março, votei contra ò art. 3.° do Projecto de Lei, para a feitura das estradas. Sala das Cortes, 13*de Março de 1843. — Alheira.

Declaro que na Sessão de 11 do corrente, votei pela Emenda o-fferecida pelo: Sr. Castel-Branco, para que no :art. 3.° do Projecto das estradas em logar de se dizer — «todos os Portugueses ??— se dissesse—«todos os chefes de família» — que votei pela Emenda do Sr. Xavier da Silva, para que a contribuição denominada por capitação fosse re-dusida a â40 réis paga a'trimestres, e remível com fcres dias de jornal — que votei contra o quinto da decima (votando pelo decimo) e contra a inclusão na contribuição da decima dos juros — e que votei pela Emenda do Sr. Maiiz, para que a contribuição -podesse reunir-se coni o serviço de bois e carros a razão de 480 reis por dia. 13 de Março de 1843. — A. F. Silva c Cunha.

Declaro que na Sessão do dia 11 dê Março na votação do Projecto sobre as estradas' votei contia todo o imposto por meio de capitação e que votei pelo decimo CMTI Jogar do quinto da decima. 13 de Março de 1843.— í'\ir<_ p='p' e='e' noronha.='noronha.'>

Declaro que votei pelo oitavo da decima, e que votaria pela Emenda offerecida para que a decima dos Empregados fosse lambem comprehendida com a predial e industrial. Sala das Sessões 13 de Março de 1843. — Silva Cabrita.

Declaro que fui de voto na Sessão passada que o quinto da decima de que tracta o art. 5.° fosse jed.usido a um 8.° — Grande.

Declaro que votei contra' os art.os 3.° e 5.° do Píojecto das estradas. -—Mendonça.

Declaro que votei pelo 8.° da decima e não pelo ô.°— M-. M. Ayrts e Seixas.

Declaro que na Sessão de Sabbado , votei pela Emenda do Sr. Deputado Augusto Xavier da Sil-• vá. — Coelho e Campos.

Declaramos que votámos que a contribuição de que tracta o art. 3.° do Projecto N.° 34, fosse re-. dusida a (>0 réis eui cada três mezes, e^que a quota da decima decretada, no art. 5.° fossse redusida a um decimo em logar do quinto, -7- João Bernardo de . Sousi-i, /D. A. Palmeiro Pinto, R. de C. Menezes Pitla, e H. L. d'Aguiar.

Declaro que na Sessão de Sabbado 11 do corrente , votei pelo 8.° da decima , e contra o 5.° sobre a decima dos juros.— Malafaia. *.

Declaro que se fosse presente na Sessão do dia U ao tempo da votação da contribuição estabelecida pelo art. "5 ° do Projecto N.° 34, votaria pelo 8.° e não poio á.°'do imposto da decima, — O Deputa do , Côrte.Reol.

Declaro- que na Sessão de Sabbado 11 do corrente, votei no sentido das minhas Emendas, isto e, pelo decimo da decima, e não pelo 5.°, e pelo praso de 3 annos , e não de 10. ——Risques.

Ao mencionar a srta. Declaração de f^oto , disse

O Sr. Alheira:-—Eu não posso persuadir-me de que ó homem inais rico seja o que tem mais filhos, nem que a pobresa do indivíduo esteja na razão inversa do numero destes filhos; e, se estou enganado, Sr. Presidente, já^agora hei de morrer em erro.-pedindo sempre a Deos que"livre a minha Pró-' vincia , a Província do Minho, dessa espécie de felicidade; porque ao menos poupa-se, forra-se ao dissabor de exportar todos os annos milhares e milhares de indivíduos que lá não podeia viver. .

Sr. Presidente, não sne sendo dado motivar o meu voto, direi só duas palavras. Eu lamento ainda os paradoxos do século passado relativamente ú população, paradoxos que .já nem se quer toem o merecimento de brilhantes: mas visto que o art. 3.° das estradas se julgou discutido, apenas me resta mandar a rninha declaração de voto para a Mesa : e então declaro, que na Sessão deli de Março votei contra o art. 3.° do Projecto para.a confecção das eslradas.