O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 132

(132)

N.º 11. Sessão em 13 de Março 1849.

Presidencia do Sr. Rebello Cabral.

Chamada — Presentes 60 Srs. Deputados.

Abertura — Á meia hora depois do meio dia.

Acta — Approvada.

Correspondencia.

Officio: — Do Sr. Deputado Antonio José dos Reis, participando, que por incommodo de saude não póde assistir á sessão de hoje, e talvez a mais algumas. — Inteirada.

O Sr. Freire Falcão: — É para mandar para a mesa alguns pareceres da commissão de Petições, sobre varios requerimentos de particulares (Leu).

Ficaram reservados para occasião opportuna, e se transcreverão quando se discutirem.

O Sr. Fontes Pereira de Mello: — Sr. Presidente, eu pedi a palavra, para mandar para mesa, um requerimento, a fim de interpellar o Sr. Ministro da Guerra, ácêrca do despacho do tenente coronel de engenheiros do Ultramar, Manoel Joaquim da Silva.

Leu-se logo na mesa a seguinte

Nota de Interpellação. — «Requeiro que seja convidado S. Ex.ª o Sr. Ministro dos Negocios da Guerra para responder a uma interpellação que lhe desejo fazer sobre o despacho do tenente coronel de engenharia do Ultramar, Manoel Joaquim da Silva, que por decreto de 28 de fevereiro ultimo foi passado para o exercito de Portugal.» — Fontes Pereira de Mello.

O Sr. Presidente: — Manda-se fazer a participação.

O Sr. Palmeirim: — Sr. Presidente, eu pedi a palavra para fazer dois requerimentos; o primeiro para interpellar o Sr. Ministro da Guerra sobre o atraso de pagamentos ao corpo de veteranos militares, e o segundo para pedir esclarecimentos ao Governo ácêrca do monte-pio militar.

Leu-se logo na Mesa a seguinte

Nota de Interpellação. — «Requeiro que seja prevenido S. Ex.ª o Sr. Ministro da Guerra de que o pertendo interpellar sobre o abusivo e illegal atraso em que se acham os veteranos militares, deixando-se-lhes de pagar com os corpos arregimentados.» — Palmeirim.

O Sr. Presidente: — Manda-se fazer a participação: e em quanto ao outro requerimento, fica para segunda leitura.

(Então se transcreverá).

O Sr. F. Antonio d'Affonseca: — Sr. Presidente, mando para a mesa duas representações da camara municipal o habitantes do concelho de Cadaval; uma sobre a decadencia do preço dos vinhos, e pedindo providencias a este respeito; e outra pedindo um mestre de primeiras letras para o dito concelho.

Ficaram para se lhes dar seguimento opportunamente.

O Sr. Crespo: — Participo ao V. Ex.ª e á Camara, que o Sr. Amaro Mendes de Carvalho novamente se acha incommodado de saude, e por isso não póde assistir á presente sessão, e talvez a mais algumas.

O Sr. Presidente: — Vai novamente a Camara formar-se em sessão secreta, por assim o exigir o bem do estado. Convido portanto aos Srs. expectadores da galeria, e a todas as mais pessoas, que estão na sala, e que não são Deputados, ou Ministros, a que tenham a bondade de se retirarem.

Teve então logar a sessão secreta, finda a qual, e franqueado o accesso á sala, disse

Página 133

(133)

O Sr. Presidente: — Continua a sessão publica na Camara, mas visto testar adiantada a hora, vou dar a ordem do dia para amanhã, que é o projecto n.º 11 deste anno, o n.º 103, e 48 do anno passado;

e o parecer n.º 9 deste anno. Está levantada a sessão — Eram quasi seis horas da tarde.

O 1.º Redactor,

J. B. GASTÃO.

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×