O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 16 DE JUNHO DE 1887

Presidencia do exmo. sr. José Maria Rodrigues de Carvalho

Secretarios os exmos. Srs.

José Maria de Alpoim Cerqueira Borges Cabral
Francisco José Machado

SUMMARIO

TrEs officios, sendo um do ministerio do reino com alguns documentos requeridos pelo sr. Manuel José Vieira; outro do tribunal administrativo de Lisboa, solicitando licença para depor como testemunha o sr. Pedro Monteiro; e outro do sr. visconde de Silves, declarando que, por obito de sua mãe, não póde comparecer. - Segundas leituras e admissão do projecto de lei apresentado pelo sr. Julio Graça e de uma renovação de iniciativa do sr. Franco Castello Branco. - Representações mandadas para a mesa pelos srs. José de Napoles, Frederico Arouca, Oliveira Martins. João Arroyo, Castro Monteiro, Francisco Beirão, Luiz José Dias e Jalles. - Requerimentos de interesse publico apresentados pelos srs. deputados Augusto Pimentel e outros de interesse particular mandados para a mesa pelos srs. Frederico Arouca, Oliveira Martins, Alpoim, Francisco Machado, Avellar Machado, Antonio Maria de Carvalho, Luiz José Dias, Pinheiro Chagas, Marianno Prezado, Julio Pires, Alfredo Brandão, Abreu e Sousa, João Pina, Rodrigues dos Santos e José Castello Branco. - Justificações de faltas dos srs. Albano de Mello e José Castello Branco. - Declaração de voto do sr. Pereira Carrilho. - O sr. Augusto Pimentel requer diversos documentos. - Manda para a mesa um parecer da cornmissão de instrucção primaria e secundaria o sr. Alves de Moura. - Apresenta um projecto de lei, e expõe os motivos que o justificam, o sr. Simões Dias. - Mandam tambem para a mesa projectos de lei os srs. Albano de Mello e José de Napoles. - O sr. Francisco Machado faz diversas considerações em referencia á classe dos veterinarios militares. - Trocam-se explicações entre o sr. João Arroyo e ministro do reino, no sentido de se realisar a interpelação sobre os acontecimentos do Porto. - Trocam-se igualmente explicações entre os srs. Avellar Machado e ministro do reino sobre algumas irregularidades na administração da misericordia do concelho de Mação. - O sr. Castro Monteiro faz algumas considerações no sentido de justificar uma representação que mandou para a mesa. - Apresenta dois pareceres da commissão de fazenda o sr. Pereira Carrilho.
Na ordem do dia entra em discussão a especialidade do projecto de lei n.° 104, banco emissor. - Usa da palavra sobre o artigo 1.º o sr. Frederico Arouca, que apresenta diversas emendas. Responde a umas perguntas do orador o sr. presidente do conselho. - Apresenta um parecer da commissão de verificação de poderes o sr. Alfredo Pereira, que requer a urgencia. Approva-se a urgencia e seguidamente o parecer, sendo proclamado deputado o sr. Alfredo Mendes da Silva. - Defende o artigo 1.° do projecto o sr. Silva Cordeiro, que apresenta uma moção de ordem. Responde-lhe o sr. Lopo Vaz, que fica com a palavra reservada.

Abertura da sessão - Ás duas horas e tres quartos da tarde.

Presentes á chamada 68 srs. deputados. São os seguintes: - Albano de Mello, Alves da Fonseca, Antonio Castello Branco, Campos Valdez, Oliveira Pacheco, Pereira Borges, Guimarães Pedrosa, Antonio Maria de Carvalho, Jalles, Simões dos Reis, Augusto Pimentel, Santos Crespo, Augusto Fuschini, Miranda Montenegro, Lobo d'Avila, Eduardo de Abreu, Feliciano Teixeira, Castro Monteiro, Fernandes Vaz, Francisco Machado, Soares de Moura, Frederico Arouca, Sá Nogueira, Casal Ribeiro, Pires Villar, João Pina, Cardoso Valente, Izidro dos Reis, João Arroyo, Menezes Parreira, Teixeira de Vasconcellos, Rodrigues dos Santos, Sousa Machado, Correia Leal, Silva Cordeiro, Joaquim da Veiga, Oliveira Martins, Amorim Novaes, Alves de Moura, Avellar Machado, Barbosa Collen, José Castello Branco, Pereira e Matos, Ruivo Godinho, Abreu Castello Branco, Figueiredo Mascarenhas, Vasconcellos Gusmão, José de Napoles, Alpoim, José Maria de Andrade, Rodrigues de Carvalho, Simões Dias, Santos Moreira, Santos Reis, Julio Graça, Julio Pires, Lopo Vaz, Vieira Lisboa, Poças Falcão. Luiz José Dias, Bandeira, Coelho, Manuel José Correia, Manuel José Vieira, Marianno Prezado, Miguel Dantas, Estrella Braga, Visconde de Monsaraz e Consiglieri Pedroso.

Entraram durante a sessão os srs.: - Moraes Carvalho, Serpa Pinto, Alfredo Pereira, Baptista de Sousa, Antonio Candido, Antonio Villaça, Ribeiro Ferreira, Gomes Neto, Pereira Carrilho, Barros e Sá, Hintze Ribeiro, Victor dos Santos, Eduardo José Coelho, Elvino de Brito. Elizeu Serpa, Emygdio Julio Navarro, Goes Pinto, Madeira Pinto, Fernando Coutinho (D.), Freitas Branco, Almeida e Brito, Francisco Beirão, Francisco Ravasco, Lucena e Faro, Gabriel Ramires, Guilherme de Abreu, Candido da Silva, Franco de Castello Branco, Santiago Gouveia, Vieira de Castro, Simões Ferreira, Jorge O'Neill, Dias ferreira, Elias Garcia, Laranjo, Pereira dos Santos, Ferreira Freire, Barbosa de Magalhães, José Maria dos Santos, José de Saldanha (D.), Abreu e Sousa, Julio de Vilhena, Manuel Espregueira, Brito Fernandes, Pinheiro Chagas, Marçal Pacheco, Marianno de Carvalho, Miguel da Silveira, Pedro Monteiro, Pedro Victor e Tito de Carvalho.

Não compareceram á sessão os srs.: - Alfredo Brandão, Anselmo de Andrade, Sousa e Silva, Antonio Centeno, Antonio Ennes, Tavares Crespo, Moraes Sarmento, Mazzietti, Fontes Ganhado, Urbano de Castro, Bernardo Machado, Conde de Castello de Paiva, Conde de Villa Real, Estevão de Oliveira, Matoso Santos, Firmino Lopes, Francisco de Barroá, Francisco Matoso, Francisco de Medeiros, Severino de Avellar, Guilhermino de Barros, Baima de Bastos, Scarnichia, Souto Rodrigues, Dias Gallas, Alves Matheus, Oliveira Valle, Jorge de Mello (D.), Ferreira Galvão, Ferreira de Almeida, Guilherme Pacheco, Oliveira Matos, Pinto de Mascarenhas, Mancellos Ferraz, Manuel d'Assumpção, Matheus de Azevedo, Pedro Diniz, Dantas Baracho, Vicente Monteiro, Visconde da Torre, Visconde de Silves e Wenceslau de Lima.

Acta - Approvada.

EXPEDIENTE

Officios

Do ministerio do reino, remettendo, em satisfação ao requerimento do sr. Manuel José Vieira, duas copias, uma da representação do conselho do lyceu nacional do Funchal, pedindo que se não abra concurso para provimento das cadeiras de mathematica e introdução do mesmo lyceu, e outra do requerimento de alguns professores primarios do referido instituto, solicitando a sua collocação independentemente de concurso, na propriedade das cadeiras que estão regendo.
Á secretaria.

Do tribunal administrativo do districto de Lisboa, solicitando licença para que o sr. deputado Pedro Monteiro seja inquerido como testemunha em processo que pende n'este tribunal.
Foi concedida.

Do sr. deputado visconde de Silves, participando que em consequencia do fallecimento de seu pae, não pode comparecer a algumas sessões da camara.
A secretaria.
58