O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1417

CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Sessão de 18 de junho de 1868

presidencia do sr. josé maria da costa e silva

Secretarios — os srs.

José Tiberio de Roboredo Sampaio.

José Faria de Pinho Vasconcellos Soares de Albergaria.

Chamada — 71 srs. deputados.

Presentes á abertura da sessão — os srs.: R. de Azevedo, A. E. de Seabra, Rocha París, Costa Simões, Villaça, Antonio de Azevedo, A. Bernardino de Menezes, Gomes Brandão, A. Guerreiro, A. J. da Rocha, A. J. Teixeira, Seabra Junior, Pequito, Magalhães Aguiar, Faria Barbosa, Torres e Silva, Falcão da Fonseca, Montenegro, Cunha Vianna, Carlos Bento, C. Testa, F. de Albuquerque Couto, Dias Lima, Silveira Vianna, Rolla, Noronha e Menezes, Freitas e Oliveira, Meirelles Guerra, Almeida Araujo, Judice, J. A. Vianna, Assis Pereira de Mello, Ayres de Campos, Gaivão, Cortez, J. M. da Cunha, João M. de Magalhães, Aragão, Pinto de Vasconcellos, Albuquerque Caldeira, Fradesso da Silveira, Ribeiro da Silva, Faria Guimarães, Gusmão, Galvão, Bandeira de Mello, Klerk, Costa Lemos, Correia de Oliveira, Faria Pinho, Carvalho Falcão, Teixeira Marques, J. I. Pereira de Carvalho, Lemos e Napoles, Vieira de Sá, Costa e Silva, Leite Ferraz, José de Moraes, José Paulino, Batalhoz, José Tiberio, L. de Carvalho, Camara Leme, Leite de Vasconcellos, Motta Veiga, Penha Fortuna, M. J. Guerra, Pereira Dias, Raymundo Rodrigues, Sabino Galrão.

Entraram durante a sessão — os srs.: A. de Ornellas, Alves Carneiro, Ferreira de Mello, Sá Nogueira, Falcão de Mendonça, Ferreira Pontes, Barros e Sá, Azevedo Lima, Arrobas, Costa e Almeida, Araujo Queiroz, Lopes Branco, Augusto de Faria, Barão da Trovisqueira, B. F. da Costa, Vieira da Motta, Conde de Thomar (Antonio), Custodio Freire, Silva Cabral, Eduardo Tavares, F. F. de Mello, Silva Mendes, Coelho do Amaral, Gavicho, F. L. Gomes, Bicudo Correia, F. M. da Rocha Peixoto, Pinto Bessa, Van-Zeller, Moraes Pinto, Gaspar Pereira, Guilhermino de Barros, Faria Blanc, I. J. de Sousa, Baima de Bastos, João de Deus, Calça e Pina, Joaquim Pinto de Magalhães, Pinto da Silva, Maia, Mardel, Sette, Dias Ferreira, Achioli de Barros, Frazão, Rodrigues de Carvalho, Menezes Toste, Mesquita da Rosa, Mendes Leal, Pinto Basto, Ferreira Junior, M. B. da Rocha Peixoto, Aralla e Costa, Lavado de Brito, Quaresma, Mathias de Carvalho, Botelho e Sousa, P. A. Franco, P. M. Gonçalves de Freitas, Ricardo de Mello, Bruges, Venancio Deslandes, Vicente Carlos, Visconde dos Olivaes.

Não compareceram — os srs.: Fevereiro, A Braamcamp, Correia Caldeira, Silva e Cunha, A. J. de Seixas, A. Pinto de Magalhães, Falcão e Povoas, Saraiva de Carvalho, Belchior Garcez, Bernardo Francisco de Abranches, Caetano Velloza, Pereira Brandão, Faustino da Gama, I. F. Silveira da Motta, Santos e Silva, Matos e Camara, J. T. Lobo d'Avila, José M. de Magalhães, Silveira e Sousa, Coelho do Amaral, Levy, Sebastião do Canto, Thomás Lobo, Scarnichia. (v

Abertura — Á uma hora menos vinte minutos.

Acta — Approvada.

EXPEDIENTE

A QUE SE DEU DESTINO PELA MESA

Officio

Do ministerio da guerra, declarando, em satisfação ao requerimento do sr. Sabino José Maltez dos Anjos Galrão, que, logo que termine a inspecção extraordinaria ao estabelecimento do asylo dos filhos dos soldados, será remettido á camara o mappa dos alumnos pensionistas e porcionistas do mesmo asylo, o qual fôra podido por aquelle sr. deputado.

A secretaria.

Participação

Declaro que o sr. deputado Joaquim Thomás Lobo d'Avila tem faltado á camara por incommodo de saude e de sua familia, e que, pelo mesmo motivo, continuará a faltar mais alguns dias. = O deputado, José Maria Lobo d'Avila.

Inteirada.

Requerimento

Requeiro se officie ao governo, pelo ministerio do reino, para que remetta a esta camara dois processos da syndicancia que foram instaurados contra o actual administrador do concelho de Goes, districto de Coimbra, pelo acto por elle praticado quando anteriormente exerceu os mesmos cargos no referido concelho de Goes e no de Porto de Moz. = F. Van-Zeller.

Foi remettido ao governo.

O sr. Secretario (José Tiberio): — O sr. Vellosa participou á mesa, para o fazer constar á camara, que por incommodo de saude não póde comparecer á sessão de hoje, e talvez a mais algumas.

Inteirada.

O sr. Presidente: — Agora que não ha incidente algum em discussão que possa excitar os animos n'esta camara, aproveito a occasião para confessar uma falta que tenho commettido; esta confissão não fica mal a alguem.

Tenho aqui faltado muitas vezes ao meu dever como presidente, deixando progredir e divagar a discussão fóra dos verdadeiros limites que a materia lhe marca.

Estava costumado a presidir a sessões judiciarias e algumas vezes usei do rigor do respectivo regimento quando o julguei conveniente; mas elevado a esta cadeira entendi sempre que em uma assembléa tão conspicua como esta não